Razões pelas quais se deve aceitar a autoria tradicional dos evangelhos


Os quatro evangelhos são os principais documentos que descrevem a vida e os ensinamentos de Jesus. Tradicionalmente desde os primeiros tempos da igreja, os evangelistas[1] foram atribuídos a Mateus, Marcos, Lucas e João. A erudição crítica moderna tem sido mais crítica em relação aos autores tradicionais. Muitos estudiosos afirmam que os Evangelhos foram reunidos por vários escritores, ou que os escritos foram pseudônimos, mas receberam os nomes dos Quatro Evangelistas para impulsionar sua autoridade apostólica.

Apesar do cinismo da erudição crítica, existem boas razões para manter a visão tradicional de autoria para os quatro Evangelhos canônicos (isto é, que Mateus, Marcos, Lucas e João eram os Quatro Evangelistas). Este artigo fornecerá cinco desses motivos.

Evidência Interna de Autoria.

Dentro dos quatro Evangelhos, um encontrará evidências internas de autoria. Isto é, os Evangelhos dão pistas de quem os escritores estavam dentro do próprio texto. Por exemplo, Mateus era um coletor de impostos que foi chamado por Jesus enquanto estava sentado no estande de coletor de impostos. O Primeiro Evangelho observa que "Quando Jesus passou de lá, ele viu um homem chamado Mateus sentado em uma cabine de impostos, e ele disse a ele: 'Siga-me'. E ele se levantou e o seguiu" (Mateus 9: 9).[2] O Evangelho de Mateus é mais detalhado em seu chamado (Mateus é chamado Levi nos outros Evangelhos). Além disso, o Evangelho fornece muitos detalhes monetários. Mesmo que Mateus tenha emprestado material do Evangelho de Marcos (o que faria sentido desde que Marcos obteve sua informação de Simão Pedro), não há razão para negar a autoria de Matthean ao Primeiro Evangelho.

O Evangelho de Marcos, que escreveu as palavras de Simão Pedro, fornece evidências internas de que alguém que conhecia de perto Simão Pedro escreveu o Segundo Evangelho. As experiências de vida de Pedro com Jesus são o foco principal do Segundo Evangelho.

Lucas escreve uma biografia detalhada de Jesus no terceiro Evangelho. Lucas não foi uma testemunha ocular como foi admitido nos versículos iniciais do Evangelho. O detalhe e o nível de complexidade do grego valida que um homem altamente instruído escreveu o Terceiro Evangelho. Luke era um médico. Assim, é lógico que Lucas foi o autor do terceiro Evangelho.

O Quarto Evangelho fornece grande evidência interna de que o apóstolo João escreveu (ou pelo menos ditou a outro) o texto. Espalhados ao longo do texto, encontraremos as passagens do discípulo amado. O Quarto Evangelho indica que o autor era um apóstolo (1:14; 2:11; 19:35), um dos Doze Discípulos (13:23; 19:26; 20: 2; 21:20), e João o filho de Zebedeu é associado como o discípulo amado que acompanha Pedro (13: 23-24; 18: 15-16; 20: 2-9; 21: 2-23). A evidência é tão forte para a autoria de Johannine que sinto que estou tomando remédios malucos quando alguém nega que John escreveu o Quarto Evangelho.

Evidência Externa de Autoria.

Evidência externa para autoria tradicional é bastante forte. A igreja primitiva aceitou unanimemente a autoria tradicional dos quatro evangelhos. Mateus é credenciado com o Primeiro Evangelho por Papias, bispo de Hierópolis (c. 120 AD) e Irineu, bispo de Lyon na Gália (c. A.D. 175). João Marcos é credenciado com o Segundo Evangelho, Lucas é creditado com o Terceiro, e João é atribuído com o Quarto Evangelho por Papias e preservado por Eusébio de Cesaréia (260-340 d.C.).[3] Além disso, João é atribuído com o Quarto Evangelho por Irineu em seu trabalho Contra heresias.[4] A igreja aceitou unanimemente Mateus, Marcos, Lucas e João como autores. Se alguém for afirmar o contrário, deve haver uma grande quantidade de evidências.[5] Nenhuma dessas evidências existe fora do ceticismo moderno.

Despesa de documentos.

Curiosamente, documentos do tamanho dos Evangelhos eram bastante caros na antiguidade. John Walton e Craig Keener observam o seguinte:

“Material de escrita era caro; por exemplo, uma cópia do Evangelho de Marcos pode ter exigido o equivalente a um poder de compra no início do século XXI de US $ 1.000 a US $ 2.000 … Obras tão grandes como estas foram grandes empreendimentos literários, exigindo tanto papiro que, em termos de vinte e poucos anos. Poder de compra do primeiro século Os Evangelhos maiores podem valer milhares de dólares americanos … Normalmente, na Antigüidade, os leitores sabiam quem produzia tais obras importantes, seja por informações do lado de fora do pergaminho ou pelo conhecimento que circulava apenas de boca em boca. Em um trabalho deste tamanho [speaking of the Gospels, mine], a autoria seria um dos últimos detalhes esquecidos. ”[6]

Se se notar que Mark custou cerca de US $ 2.000, então obras maiores como Mateus, Lucas / Atos e João foram provavelmente em torno de US $ 4.000 (Lucas e Atos poderiam ter sido US $ 6.000 por peça). Este teria sido um grande empreendimento. Ninguém vai esquecer os escritores dos Evangelhos na igreja primitiva, especialmente se os primeiros líderes solicitarem as obras. Deveria ser corretamente assumido que a igreja deve ter levantado os fundos para ter os Evangelhos canônicos escritos.

Atestado de Manuscrito Inicial.

Foi notado que quase todos os primeiros manuscritos teriam o nome do autor escrito na primeira página ou no exterior do texto (ver nota de rodapé # 6). Assim, os nomes dos autores teriam seguido o texto. Há razões para acreditar que os nomes estavam associados a manuscritos antigos. Assim, aqui está outra razão para manter a autoria tradicional.

Estranha dos quatro escritores.

Parece um pouco estranho que, se a igreja primitiva fosse compor quatro escritores para os Evangelhos, os quatro escritores que nos foram dados fossem escolhidos. João, o apóstolo, faria sentido, pois ele era um dos discípulos do círculo interno. No entanto, João não manteve a proeminência de um Simão Pedro ou Tiago. Ainda mais bizarra é a escolha de Mark. Marcos é uma escolha estranha, pois ele não aparece na história do Evangelho, exceto por uma possível inclusão estranha em Marcos 14: 51-52. Se João Marcos não teve nada a ver com o Evangelho e só serviu como um amanuense, por que não atribuir o Evangelho a Pedro? O reconhecimento de Marcos confirma o foco da igreja primitiva em obter as informações corretas.

Luke também é uma esquisitice. Por um lado, Lucas não foi uma testemunha ocular dos acontecimentos da vida de Jesus. Então, por que Lucas é o autor se alguém está meramente passando autoridade? Segundo, é possível que Lucas tenha sido gentio ou, pelo menos, meio gentio. Se este fosse o caso, torna-se ainda mais bizarro o fato de a igreja ter inventado Lucas como o escritor do Terceiro Evangelho.

Por fim, Matthew é uma escolha extremamente bizarra. “Espera!”, Pode-se postular, “Mateus não era um dos apóstolos? Isso não tornaria sua reivindicação ainda mais provável se a igreja inventasse um autor? ”Não realmente. Matthew era um cobrador de impostos. Os cobradores de impostos eram odiados em tempos antigos. Os cobradores de impostos eram considerados os mais baixos dos baixos. Em outras palavras, eles são amados tanto quanto eram naquela época. Os cobradores de impostos eram notoriamente conhecidos por cobrar muito mais do que o que o governo exigia para poderem embolsar a receita adicional. Além disso, Mateus é um discípulo bastante obscuro. Ele não é um dos discípulos do círculo interno.[7] Se a igreja inventasse um autor para o Primeiro Evangelho, por que não credenciá-lo com Tiago ou André? Por que Mateus, um discípulo obscuro com uma antiga ocupação odiada?

Conclusão

A alegação inicial de que Mateus, Marcos, Lucas e João eram os Evangelistas só faz sentido se, de fato, eles fossem os escritores dos Quatro Evangelhos. É possível que Mateus, Lucas e João ditaram seus evangelhos para os discípulos designados (particularmente João). Bem e bom. Mas isso não desmerece a afirmação de que eles eram os autores. Se uma pessoa vai dispensar o testemunho inicial da autoria dos Evangelhos, é melhor que essa pessoa tenha fortes razões para anular tal afirmação. Enquanto acadêmicos críticos têm todo o direito de acreditar como desejarem, os dados não apóiam sua afirmação. Este artigo demonstrou cinco fortes razões para manter a autoria tradicional dos Quatro Evangelhos. Embora eu aprecie as obras de estudos críticos, os dados apóiam fortemente as afirmações da igreja primitiva. Até que possa ser provado o contrário, este escritor continuará a aderir ao testemunho da igreja primitiva no que se refere à identidade dos quatro evangelistas canônicos.

© 14 de novembro de 2016. Brian Chilton.

Notas

[1] Ou seja, os autores dos quatro evangelhos.

[2] Salvo indicação em contrário, toda a Escritura vem do Versão padrão inglesa (Wheaton: Crossway, 2001, 2011).

[3] Veja Eusébio, História eclesiástica 2,15,1-2; 3,39.14-16.

[4] Veja Irenaeus, Contra heresias 3.1.2.

[5] Para o grau de evidência necessária para derrubar um touchdown na NFL.

[6] John H. Walton e Craig S. Keener, "Introdução aos Evangelhos e Atos", NIV Cultural Backgrounds estuda a Bíblia (Grand Rapids: Zondervan, 2016), 1603.

[7] Sendo Pedro, Tiago, João e talvez André.



Source link

Receba Estudos Bíblicos Diretamente no Seu Email! É Grátis!

Estamos com o PROPÓSITO de escrever um artigo POR DIA sobre um livro da bíblia. 

SE INSCREVA E RECEBA PALAVRAS DE BENÇÃO!

 

Equipe Blog de Crente

O Blog de Crente surgiu de duas necessidades: Ampliar o alcance do evangelho de Jesus Cristo e ser uma opção de estudos bíblicos e qualidade e enriquecedores.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *