Qualidades da misericórdia de Deus (Números 14: 18-19)


Quase todos nós ouvimos a música Grande é a tua fidelidade. O hino afirma: “Grande é a tua fidelidade. Grande é a tua fidelidade. De manhã a manhã, novas misericórdias que vejo. Tudo que eu precisei da tua mão foi provido. Grande é a tua fidelidade Senhor para mim. ”Ao contrário de alguns outros hinos, este hino não é o resultado de algum evento trágico na vida de Thomas Chisholm, mas uma poderosa testemunha de sua caminhada diária com Jesus, experimentando novas“ manhãs por manhã ”. Pai Eterno O pastor Chisholm sempre confiou em seu Pai Eterno para cuidar dele, sustentá-lo e suprir suas necessidades diárias. Pouco antes de sua morte, em 1960, ele escreveu esse poder, testemunho pessoal: “Minha renda nunca foi grande a qualquer momento devido à saúde debilitada nos anos anteriores, que me acompanhou até agora. Mas não devo deixar de registrar aqui a lealdade infalível de uma aliança que guarda Deus e que Ele me deu muitas demonstrações maravilhosas de Seu cuidado que me encheu de espantosa gratidão ”.[1] O hino de Chisholm demonstra não apenas a grande fidelidade de Deus, mas também a grande misericórdia de Deus. A saúde de Chisholm teria falhado muito antes, se não fosse pela misericórdia de Deus. Chisholm percebeu que ele estava sendo sustentado pela misericórdia de Deus.

Nós falamos sobre a graça de Deus. Grace foi definida como “dar a alguém algo que não merece”. A misericórdia é exatamente o oposto. Wayne Grudem define misericórdia como "a bondade de Deus para com aqueles que sofrem e sofrem".[2] Em outras palavras, a misericórdia não é dar a alguém algo que ele merece. Alguns perguntaram se a misericórdia é um atributo ou uma atividade. Norman Geisler afirmou que “Independentemente de a misericórdia ser em si um atributo ou uma atividade de Deus, ela está profundamente enraizada em Sua natureza imutável. Como tal, revela algo extremamente importante sobre o caráter de Deus ”.[3]

1. A misericórdia de Deus tem a qualidade da PACIÊNCIA (14.18a).

Moisés reconhece em sua oração a paciência de Deus como ele diz “o SENHOR é tardio em irar-se.[4] Moisés havia testemunhado a grande misericórdia de Deus em demonstrar paciência em tempos passados. Moisés estava pedindo o mesmo que o povo se rebelou contra o Senhor. As pessoas estavam exclamando: "Teríamos ficado melhor no Egito!"

É interessante notar a diferença entre a falta de paciência das pessoas e a esmagadora paciência de Deus. Lembre-se, misericórdia significa NÃO dar a alguém algo que ele merece. As pessoas mereciam um pop divino no nariz? Sim! No entanto, Deus demonstrou misericórdia pela sua paciência. E se Deus agisse para nós da maneira como as pessoas agiam para Deus? Eles teriam tido a oportunidade de entrar na Terra Prometida? Não!

2. A misericórdia de Deus tem a qualidade de BONDADE (14: 18b).

Moisés continua com sua oração observando que Deus tem "bondade abundante ”. Esta frase vem de duas palavras hebraicas "rab" e "chesed". rab significa "poderoso", "forte" ou "numeroso". Chesed significa "amabilidade" que tem sua raiz na misericórdia. Assim, pode-se dizer que a bondade está enraizada na misericórdia. Moisés estava implorando pela bondade de Deus.

Vamos pensar sobre isso. Deus teve grande misericórdia para os hebreus, impedindo-os das pragas infligidas aos egípcios. Deus teve misericórdia dos hebreus permitindo-lhes atravessar o Mar Vermelho em terra seca. Deus teve misericórdia deles dando-lhes maná do céu. Deus teve misericórdia deles levando-os à Terra Prometida. Deus mostrou apenas misericórdia para os hebreus. Ainda assim, os hebreus ainda se rebelaram contra Deus. Talvez o problema não tenha sido tanto com a misericórdia de Deus, mas com a gratidão do povo de Deus.

3. A misericórdia de Deus tem a qualidade de JUSTNESS (14: 18d).

Moisés estava orando pela misericórdia de Deus. Mas, Moisés também percebeu que haveria alguns que não se arrependeriam, não importando quanta graça lhes fosse concedida. Como aprendemos no início do capítulo, muitos diziam:Por que o SENHOR está nos trazendo a esta terra para cairmos à espada? Nossas esposas e nossos pequeninos serão saqueados; não seria melhor voltarmos ao Egito ” (14: 3) Qual foi o pecado real? Os escritores do Novo Comentário Bíblico observe que “a palavra do Senhor começa com uma análise precisa do pecado de Israel – é incredulidade”.[5]

Três coisas podem ser ditas sobre a justiça da misericórdia. 1) Não é incrível que as pessoas, que não puderam salvar a si mesmas, achassem que sabiam melhor do que Aquele que as libertou? Algumas pessoas afirmam que Deus é injusto por mandar pessoas para o inferno e, ao mesmo tempo, acusam a Deus por permitir que o mal fique impune. As mesmas pessoas acusarão a Deus por não se revelar ao mundo, enquanto ao mesmo tempo acusam a Deus de tolice por se revelar na terra como Jesus de Nazaré. A misericórdia de Deus é estendida, mas sua misericórdia não força os obstinados e aqueles que se recusam a se arrepender.

2) Foi G. K. Chesterton quem disse: “Suponha que fôssemos intrigados ao ouvir que alguns homens disseram que ele era muito alto e alguns muito curtos; alguns se opuseram à sua gordura, alguns lamentaram sua magreza; alguns achavam que ele era muito sombrio, e outros muito justos. Uma explicação (como já foi admitido) seria que ele poderia ter uma forma estranha. Mas há outra explicação. Ele pode ter a forma certa.[6]

3) Deus não é injusto por enviar pessoas impenitentes para o inferno. Deus é misericordioso para permitir que alguém vá para o céu. Seria injusto de Deus permitir que pessoas impenitentes entrassem no céu.

4. A misericórdia de Deus tem a qualidade do PERDÃO (14.18c, 19).

Moisés pede a Deus que perdoe o arrependido. Moisés desempenhou o papel de um advogado. Moisés argumentou: “Se o Senhor aniquilasse a nação, refletiria mais sobre Seu caráter do que sobre o caráter rebelde de Israel. Sua incapacidade de cumprir Sua promessa de trazer esse povo para a terra prometida impactaria negativamente Sua reputação se Ele realizasse Seu plano para destruir a nação. Moisés, no entanto, sabia que o Senhor não poderia deixar essa rebelião ficar impune. ”[7] Claro, Deus sabia disso o tempo todo. Assim, Moisés pediu que Deus mostrasse misericórdia por meio de sua natureza perdoadora.

A misericórdia está no coração do perdão. As pessoas realmente só têm duas opções quando se sentem ofendidas: elas podem guardar rancor e buscar vingança, ou podem perdoar entregar as pessoas a Deus. Mas, na verdade, se considerarmos tudo pelo qual Deus nos perdoou, não deveria ser um grande problema perdoar os outros. Jesus diz de maneira bastante franca:Se você não perdoar os outros, então seu Pai não perdoará suas transgressões ” (Mateus 6:15) Quando nos apegamos à amargura, nós realmente no final só nos machucamos de qualquer maneira.

Uma história medieval capta a maneira pela qual a amargura nos mantém prisioneiros. Há muito tempo, dois monges viajavam e se aproximavam de um rio anormalmente áspero. Parada sozinha na margem, estava uma mulher que se aproximou dos monges e perguntou se poderiam ajudá-la para que ela pudesse voltar para casa para sua família. Sabendo que era proibido tocar uma mulher, um monge rapidamente olhou para o outro lado, ignorando seu pedido de ajuda. O outro monge, sentindo compaixão pela dama desesperada, decidiu dobrar as regras. Quebrando a tradição, ele a ergueu em seus braços e a carregou com segurança pela água corrente. Extremamente grata, a senhora agradeceu ao monge prestativo e saiu para casa. Os dois monges continuaram sua jornada. Depois de quilômetros de silêncio, o primeiro monge finalmente disse com desgosto: “Eu não posso acreditar que você pegou aquela mulher! Você sabe que nunca deveríamos tocar o sexo oposto. ”O monge compassivo respondeu:“ Eu a coloquei quilômetros atrás, mas você ainda a carrega em seu coração. ”Deus nos concede misericórdia pelo seu perdão. Pela misericórdia de Deus, temos a oportunidade de perdoar os outros também.

Conclusão: Um menino chamado Johnny e sua irmã Sally ficaram na casa dos avós por uma semana durante o verão. Johnny acabara de receber um novo estilingue. No entanto, Johnny não foi um bom tiro. Sua avó o chamou para o jantar. Frustrado, Johnny atirou no pato de estimação de sua avó. No entanto, desta vez ele acertou o pato na cabeça e o matou. Johnny entrou em pânico. Ele pegou o cadáver do pato e escondeu-o debaixo de um arbusto. Sua irmã Sally tinha assistido a coisa toda. Ela disse a ele: "É melhor você fazer o que eu digo ou direi à vovó". Então, no dia seguinte depois do almoço, vovó disse: "Sally, preciso que você ajude com os pratos". Sally disse: Johnny quer fazer isso. ”Sally olhou para Johnny e sussurrou:“ Lembre-se do pato. ”Vovô disse para as crianças:“ Vamos pescar no lago. ”Vovó disse:“ Preciso de Sally para ajudar no jantar. ”Sally disse. – Johnny quer ajudar. Ela olhou para Johnny e sussurrou: – Lembre-se do pato. Depois de alguns dias sendo escravo de Sally, fazendo as tarefas e obedecendo a todos os seus caprichos, ele confessou a vovó. Vovó disse: “Querida, eu estava na janela quando você acidentalmente atirou no pato. Eu te perdoei então e ali. Eu estava imaginando quanto tempo você seria a escrava de Sally.[8] A graça de Deus nos dá o céu. Mas é pela misericórdia de Deus que somos perdoados, transformados e transformados. Se Deus teve misericórdia de você, lembre-se de que você é um indivíduo mudado. Não seja escravizado pelos lembretes do Diabo do seu passado. Na vida, se você recebeu a misericórdia de Deus, demonstre essa mesma misericórdia aos outros.

© 29 de abril de 2016. Brian Chilton. Publicado em 5 de maio de 2016.

Notas

[1] Kenneth W. Osbeck, Amazing Grace: 366 Histórias de Hinos Inspiradoras para Devoções Diárias (Grand Rapids: Kregel, 1990), 366

[2] Wayne Grudem, Teologia Sistemática: Uma Introdução à Doutrina Bíblica (Grand Rapids: Zondervan, 1994), 200.

[3] Norman Geisler, Teologia Sistemática (Minneapolis: Bethany, 2011), 595.

[4] Salvo indicação em contrário, todas as Escrituras citadas vêm do Nova Bíblia Americana Padrão (La Habra, CA: Lockman Foundation, 1995).

[5] D. A. Carson, et. al. O novo comentário bíblico (Liecester, Reino Unido: Universidades e Faculdades Christian Fellowship, 1994), Logos Bible Softward.

[6] G. K. Chesterton, Ortodoxia (Nova York: SnowBall Classics Publishing, 2015), 57

[7] Michael Rydelnik e Michael Vanlaningham, eds, O comentário bíblico mal-humorado (Chicago: Moody Bible Publishers, 2014), 234.

[8] Adaptado da história dada por Ellen Klinke, "O Pato e o Diabo" SermonIlustraçãoLibrary.org (3 de maio de 2006), recuperado em 29 de abril de 2016, http://www.sermonillustrationlibrary.org/illustration56.



Source link

Receba Estudos Bíblicos Diretamente no Seu Email! É Grátis!

Estamos com o PROPÓSITO de escrever um artigo POR DIA sobre um livro da bíblia. 

SE INSCREVA E RECEBA PALAVRAS DE BENÇÃO!

 

Equipe Blog de Crente

O Blog de Crente surgiu de duas necessidades: Ampliar o alcance do evangelho de Jesus Cristo e ser uma opção de estudos bíblicos e qualidade e enriquecedores.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *