Parábolas de Jesus: O Semeador (Marcos 4: 1-20)

parábola do semeador, homem jogando sementes pelo caminho

A parábola do Semeador ( Marcos 4: 3-8 ) é uma breve narrativa sobre agricultura que pode ser interpretada de várias maneiras. Suas imagens agrícolas, no entanto, são metáforas padrão nas tradições judaicas, tanto para instrução quanto para as interações de Deus com Israel. Eles também são analogias padrão sobre educação (grego, paideia ) nas tradições greco-romanas : semeadores (professores) semeiam (ensinam), e suas sementes (palavras) são recebidas por vários solos (estudantes). Neste contexto, o Evangelho de Marcos usa a parábola do Semeador para ilustrar diferentes respostas à mensagem e ao ministério de Jesus.

Qual é a relação da parábola (Marcos 4: 3-8) com a sua interpretação (Marcos 4: 14-20)?

A palavra hebraica mashal , freqüentemente traduzida em grego como parabol e , designa uma variedade de formas literárias que usam linguagem figurativa. As parábolas geralmente envolvem algum tipo de analogia implícita, embora os paralelos entre as coisas que estão sendo comparadas não sejam frequentemente explícitos.

As parábolas, por sua natureza analógica, estimulam os ouvintes a imaginar novas possibilidades e até a gerar interpretações alegóricas como forma de responder ao potencial interpretativo aberto das parábolas. As diferenças entre essa parábola ( Marcos 4: 3-8 ) e sua interpretação alegórica ( Marcos 4: 14-20 ) levam a maioria dos estudiosos a concluir que a interpretação provavelmente deriva da igreja primitiva, não de Jesus (compare Gospel of Thomas 9, que falta a interpretação, mas veja também 2Esd 8: 41-44 , que inclui uma interpretação para sua metáfora de semeadura). A linguagem e a perspectiva da interpretação, por exemplo, tendem a ser distintivas do pós- Páscoa Igreja. As analogias dentro da interpretação também são inconsistentes. Por exemplo, as sementes simbolizam a “palavra” ( Marcos 4:14 ) ou “pessoas” ( Marcos 4: 15-20 )?

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


A parábola convida a questionamentos adicionais, tais como por que qualquer pessoa dependente de culturas produtivas para a sobrevivência semearia sementes entre espinhos, pedras e em caminhos batidos? Alguns intérpretes postulam que a parábola semeador se refere a um semeador incompetente, enquanto outros argumentam que ela descreve realisticamente as práticas agrícolas do primeiro século, onde a semeadura pode preceder a lavoura.

Alguns estudiosos recentes sugerem que as parábolas de Jesus podem incluir alegoria e argumentam que tanto a parábola quanto sua interpretação vêm do Jesus histórico . Nessa perspectiva, a mensagem da parábola e sua interpretação alegórica são basicamente equivalentes.

Todas as interpretações dependem do contexto escolhido. O contexto histórico preciso em que Jesus falou a parábola é irrecuperável. O Jesus histórico poderia ter usado a parábola para ilustrar várias respostas ao seu ministério. Poderia ilustrar, como pode a parábola da Semente de Mostarda, como o reino de Deus está presente no ministério aparentemente insignificante de Jesus. Talvez até sugira que o remanescente de Israel retorne do exílio . O Evangelho de Marcos entende isso como ilustrativo não apenas da missão de Jesus, mas também do trabalho evangelístico de seus seguidores: todos eles “semeiam” a mensagem do reino ( escatológico ) de Deus .

O que as diferentes colheitas implicam?

A parábola, tal como está em Marcos, exemplifica respostas diferentes ao ensinamento de Jesus. Os destinos das sementes, em última análise, dependem dos lugares onde são semeados, de modo que a parábola enfatiza a receptividade do solo (ouvinte). As três primeiras sementes não produzem nenhuma colheita, o que ilustra três tipos de respostas fracassadas à mensagem do reino; mesmo respostas inicialmente positivas ou alegres podem resultar em fracasso ( Marcos 4: 3-7 , Marcos 14-19).

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


As sementes que produzem três níveis de colheita abundante simbolizam os ouvintes que respondem positivamente a essa mensagem e perseveram. Se o rendimento da colheita de trinta, sessenta e cem vezes é milagroso, a colheita pode significar o reino da “colheita” escatológica de Deus no fim do mundo.

Se é meramente uma colheita abundante (isto é, não milagrosa), como Gênesis 26:12 (o rendimento de Isaque era cem vezes, e ele foi abençoado por Deus) e outros textos (por exemplo, Plínio, História Natural 18.40.141; Teofrasto , Inquiry into Plants , 8.7.4) sugere, então, pode ser interpretado primariamente como o reino de Deus estando presente no ministério de Jesus e nos ministérios de seus discípulos ( Marcos 6: 7-13 ).

Como observa João Crisóstomo (Homilia 46, Sobre Mateus ), Jesus frequentemente usa a natureza para ilustrar sua mensagem, porque a natureza segue um curso definido: semeadores semeiam, lavouras aparecem e a colheita segue.

As metáforas agrícolas não são apenas compreensíveis e vivas para os ouvintes do primeiro século; eles também implicam que a mesma inevitabilidade se aplica à mensagem de Jesus sobre o reino: embora haja exemplos de fracasso, a colheita está garantida. A interpretação de Marcos da parábola do semeador argumenta que a mensagem de Jesus segue um padrão semelhante de rejeição e aceitação. A parábola, dessa forma, também prepara seus seguidores para a rejeição e aceitação de sua pregação do reino de Deus, uma vez que seus discípulos experimentarão fracassos e sucessos similares em seus ministérios.

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


A parábola como está atualmente em Marcos, portanto, funciona como uma advertência profética para aqueles que não ouvem, entendem e agem (as três primeiras sementes), mas a ênfase primária parece ser uma proclamação profética do (último) sucesso daqueles quem, comparável à semente sagrada ou remanescente de Israel, implica em Is 6: 9-13 . A leitura de Marcos da parábola enfatiza ainda mais a necessidade de ouvir, entender e responder apropriadamente à mensagem do reino de Deus.

A parábola do Semeador pode ser entendida de várias maneiras, mas dentro do Evangelho de Marcos ilustra as diferentes respostas à mensagem e ao ministério de Jesus.

Você sabia…?

O Semeador é uma das três únicas parábolas nos Evangelhos que possuem interpretações detalhadas anexadas a elas. As outras duas são as ervas daninhas entre o trigo ( Mt 13: 24-30 , Mt 36-43 ) e a rede ( Mt 13: 47-50 ).
A parábola é uma das três únicas parábolas encontradas nos três evangelhos sinópticos e no evangelho de Tomé , junto com a semente de mostarda e os inquilinos maus.

A parábola do Semeador é a única parábola que começa com a ordem de “ouvir”, e a palavra grega para ouvir é usada treze vezes em Marcos 4: 1-33 .

O semeador virtualmente desaparece da parábola depois da primeira parte do versículo 4, que focaliza a atenção na recepção da audiência – a produtividade (ou falta dela) das sementes que são semeadas.

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


Em Marcos, aqueles de fora que não compreendem surpreendentemente incluem a mãe e os irmãos de Jesus ( Marcos 3: 31-35 ).

A palavra grega para semente não ocorre na parábola ou interpretação de Marcos. Na própria parábola, Marcos usa pronomes singulares para as sementes que são perdidas e improdutivas (“um”; Marcos 4: 4-6 ), mas os pronomes plurais para as sementes que produzem uma grande colheita ( Marcos 4: 8 ).

Receba Estudos Bíblicos Diretamente no Seu Email! É Grátis!

Estamos com o PROPÓSITO de escrever um artigo POR DIA sobre um livro da bíblia. 

SE INSCREVA E RECEBA PALAVRAS DE BENÇÃO!

 

Equipe Blog de Crente

O Blog de Crente surgiu de duas necessidades: Ampliar o alcance do evangelho de Jesus Cristo e ser uma opção de estudos bíblicos e qualidade e enriquecedores.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *