Parábola do Filho Pródigo

PERGUNTA: O que eu posso aprender com a parábola do filho pródigo?

Homem andando sozinho em estrada de chão com arvore seca na beirada da estrada e névoa densa ao fundo.

A parábola do filho pródigo – O texto

Jesus continuou: “Havia um homem que tinha dois filhos. O mais novo disse a seu pai: ‘Pai, dê-me a minha parte da herança’. Então ele dividiu sua propriedade entre eles.

”Pouco tempo depois, o filho mais novo juntou tudo o que tinha, partiu para um país distante e lá desperdiçou sua riqueza em vida selvagem. Depois de ter passado tudo, houve uma fome severa em todo o país e ele começou a precisar. Então ele foi e se contratou para um cidadão daquele país, que o mandou para seus campos para alimentar porcos. Ele ansiava encher seu estômago com as vagens que os porcos estavam comendo, mas ninguém lhe dava nada.

“Quando ele voltou a si, ele disse: ‘Quantos dos empregados do meu pai têm comida de sobra, e aqui estou morrendo de fome! Vou partir e voltar para o meu pai e dizer para ele: Pai, eu pecaram contra o céu e contra ti, já não sou digno de ser chamado teu filho, faze-me como um dos teus homens de aluguel. Então ele se levantou e foi até seu pai.

“Mas enquanto ele ainda estava longe, seu pai o viu e ficou cheio de compaixão por ele; ele correu para o filho, jogou os braços ao redor dele e beijou-o.

“O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra você. Já não sou digno de ser chamado teu filho.

“Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Traga o melhor manto e coloque-o nele. Coloque um anel em seu dedo e sandálias nos pés dele. Traga o bezerro cevado e mate-o. Vamos fazer uma festa e comemorar. este meu filho estava morto e está vivo novamente, ele foi perdido e é encontrado. Então eles começaram a celebrar.

“Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando ele chegou perto da casa, ele ouviu música e dança. Então ele chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. “Seu irmão chegou”, ele respondeu, “e seu pai matou o bezerro engordado porque ele está de volta sã e salva.”

“O irmão mais velho ficou zangado e recusou-se a entrar. Então seu pai saiu e implorou a ele. Mas ele respondeu a seu pai: ‘Veja! Todos esses anos eu tenho escravizado você e nunca desobedeci às suas ordens. Dei-me um cabrito para poder celebrar com os meus amigos, mas quando este filho de vocês que esbanjou a sua propriedade com prostitutas chega em casa, você mata o bezerro engordado para ele!

“‘Meu filho’, o pai disse, ‘você está sempre comigo, e tudo que eu tenho é seu. Mas nós tivemos que celebrar e nos alegrar, porque este seu irmão estava morto e está vivo novamente; ele foi perdido e é encontrado ‘”(Lucas 15: 11-32).

A parábola do filho pródigo – o significado

A parábola do filho pródigo é uma das histórias mais conhecidas de Jesus. É mais comumente referido como a história do filho pródigo, embora a palavra pródigo não seja encontrada nas Escrituras. Caracterizar o filho como “perdido” enfatiza que os pecadores estão alienados de Deus; caracterizar o filho como “pródigo” enfatiza um estilo de vida rebelde. Na verdade, essa parábola em particular tem muitos pontos a destacar sobre a natureza do homem e de Deus.

O que é pródigo?

A palavra pródigo pode ser definido como “precipitadamente ou desperdiçadoramente extravagante”; o filho da história exibiu esse comportamento ao lidar com sua parte da herança de seu pai. Tendo prematuramente se apossado de sua herança do pai, ele “desperdiçou sua riqueza em vida selvagem” e “começou a necessitar”.

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


O estado natural da humanidade não regenerada é sempre em direção à luxúria, à ambição e à extravagância de todos os tipos; sem Deus desperdiçamos nossos recursos e energias até ficarmos vazios e vazios.

Quando o filho mais novo se viu nesse estado, ele permaneceu no país distante, trabalhando em um trabalho desprezível e disposto a comer a comida que estava alimentando aos porcos que estavam sob seus cuidados. Quando permanecemos em um lugar de alienação de Deus, descemos em futilidade, escuridão e humilhação.

A parábola do filho pródigo indica, no entanto, que temos a oportunidade de fazer uma mudança; não precisamos ficar em nosso estado sem esperança; podemos nos encontrar.

O filho perdido percebeu que na casa de seu pai havia sustento para ele; Ele se humilhou, disposto, se necessário, a ser o servo de seu pai e voltou para casa. Essa reviravolta em nossas vidas é a primeira indicação do amor de Deus por nós.

Até mesmo reconhecer nosso estado pecaminoso e sem esperança é iniciado em nós pelo próprio Deus. “Ou você demonstra desprezo pelas riquezas de sua bondade, tolerância e paciência, sem perceber que a bondade de Deus leva você ao arrependimento?” (Romanos 2: 4).

Deus e o Pai do Filho Pródigo

A parábola do filho pródigo torna óbvio que Deus estava trabalhando. Que ele foi capaz de ver o filho mais novo quando ele ainda estava muito longe significa que o pai estava olhando para seu filho, esperando por ele, ansiando por ele.

O pai corre para ele, abraça-o, ama-o e dá-lhe presentes; Ele parece totalmente alheio ao fato de que seu filho o desrespeitou, agiu escandalosamente e perdeu tudo. O pai esbanja sobre ele, celebra por ele. Esta é uma imagem maravilhosa do grande amor de Deus para conosco. Ele procura por nós, nos alcança.

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


Quando chegamos a Ele, Ele lava todas as nossas más ações do passado, não as mantendo contra nós. “Você voltará a ter compaixão de nós; tu trespassarás os nossos pecados e lançará todas as nossas iniquidades nas profundezas do mar ”( Mq 7:19 ).

O Pecador e o Filho Pródigo

A parábola do filho pródigo também mostra a atitude do pecador farisaico, retratado pelo filho mais velho. Ele brigou com seu pai que o filho mais novo havia estragado e, no entanto, o pai havia preparado para ele o “bezerro cevado”.

Por se considerar melhor do que o filho mais novo, não podia compartilhar da alegria do pai. “Meu filho”, disse o pai, “você está sempre comigo e tudo o que eu tenho é seu”. A dureza de coração do filho mais velho o deixou inconsciente das riquezas disponíveis para ele na casa de seu pai. Este filho queixou-se de que ele havia “escravizado todos esses anos”. Ele não tinha mais amor pelo pai do que o filho mais novo; nem se beneficiou de todas as boas coisas que o pai livremente lhe proporcionou em todos os momentos. Tanto o pecado como a justiça própria nos separam de Deus.

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


Todos nós precisamos da graça de Deus, Seu amor imerecido e imerecido por nós. O pai foi para o filho mais velho descontente. Deus é aquele que sempre continua a buscar por nós, independentemente do estado em que estamos.

11 Fatos que Você Precisa Saber sobre o Filho Pródigo

No quarto domingo da Quaresma, a leitura do evangelho é a famosa parábola do “filho pródigo”.

É uma história comovente que nos ensina sobre o amor de Deus por nós e sua disposição em nos perdoar, não importa o que tenhamos feito.

Mas há mais na história do que parece. . . muito mais

Aqui estão 12 coisas que você precisa saber

A palavra “pródigo” é misteriosa para nós. Quase a única vez que ouvimos é no título desta parábola.

Seu significado básico é “desperdício” – especialmente em relação ao dinheiro.

Vem de raízes latinas que significam “adiante” ( pro- ) e “dirigir” ( agere ). Isso indica a qualidade de uma pessoa que expulsa seu dinheiro – que desperdiça gastando

com abandono imprudente.

É o que o filho pródigo faz nessa história.

1 – Por que Jesus conta essa parábola?

Esta pergunta é respondida no começo de Lucas 15, onde lemos:

[1] Agora os coletores de impostos e os pecadores estavam todos se aproximando para ouvi-lo [Jesus]. [2] E os fariseus e os escribas murmuraram, dizendo: “Este homem recebe pecadores e come com eles.” [3] Então ele contou a eles essa parábola. . .

Na verdade, Jesus conta três parábolas:

A parábola da ovelha perdida
A parábola da moeda perdida
A parábola do filho perdido (ou, como sabemos, a parábola do filho pródigo)

Todas as três parábolas estão no assunto de recuperar o perdido, que é a explicação implícita de por que Jesus recebe pecadores e come com eles: eles estão perdidos e ele quer recuperá-los.

Curiosamente, a parábola do filho pródigo (e a parábola da moeda perdida) ocorre apenas em Lucas.

2 – O que está acontecendo na parábola?

As parábolas de Jesus são baseadas em situações da vida real, embora muitas vezes se desviem do curso esperado dos acontecimentos de maneiras surpreendentes. Essas surpresas nos ensinam lições.

Aqui, Jesus relata a situação de um pai que tem dois filhos, um dos quais não pode esperar por sua herança.

Na sociedade judaica, havia leis sobre como as heranças eram tipicamente divididas. O irmão mais velho teve uma dupla participação (cf. Deuteronômio 21:17), enquanto os outros irmãos receberam uma única parte.

Quando havia dois irmãos (como aqui), o irmão mais velho ganhava 2/3 da propriedade e o irmão mais novo ganhava 1/3.

3 – O que o filho pródigo está pedindo?

Nesta parábola, o filho mais novo exige “a parte da propriedade que me cai” (v. 12).

Isso significa que ele está pedindo o 1/3 das posses do pai que ele normalmente ganharia quando o pai morre.

Pense sobre isso.

Ele está pedindo a seu pai para lhe dar 1/3 de tudo o que ele possui agora, antes que o pai esteja morto, quando seu pai ainda teria utilidade para esses bens.

Quantos pais receberiam essa sugestão hoje bem? Quantos cumpririam se um de seus filhos perguntasse isso?

Nao muitos!

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


Este é um pedido verdadeiramente surpreendente, e teria sido ainda mais surpreendente no mundo antigo.

Em uma sociedade que reverencia os pais, seria equivalente a dizer: “Pai, eu não posso nem esperar que você morra. Dê-me 1/3 de tudo o que você tem agora ” .

4 – O que a reação do pai nos ensina?

Apesar da audácia de tirar o fôlego – e insultante – do pedido do filho mais novo, o pai o concede!

Surpreendentemente!

Isso reflete a indulgência incrível que Deus mostra em relação a nós. Mesmo quando estamos agindo de forma egoísta como o filho pródigo, Deus nos satisfaz.

Ele produz o que é seu e nos permite abusar dele em respeito à liberdade que ele nos deu.

Mas ele sabe que o uso indevido de nossa liberdade não terá melhores resultados do que com o abuso do filho pródigo de sua liberdade, e Deus confia que vamos aprender nossa lição e voltar para ele.

5 – O que o filho pródigo faz a seguir?

Depois que ele recebe 1/3 da propriedade de seu pai, ele pega tudo o que tem e vai “para um país distante , e lá ele desperdiçou sua propriedade em um lugar vago” (v. 13).

No contexto, isso significa que ele abandonou a Terra Santa para ir, voluntariamente, para o exílio em um país gentio e pagão, onde ele poderia viver vagamente sem ser censurado por outros judeus vivendo ao seu redor.

Ele queria sair da terra de Deus para poder viver em pecado e financiar seu estilo de vida pecaminoso pelo que tirou de seu pai.

Mas, eventualmente, os recursos que ele tinha estavam esgotados e chegou um momento difícil.

Se ele não tivesse gasto o que tinha com a vida frouxa (como mais tarde aprenderemos sobre prostitutas), ele teria o dinheiro de que precisava para resistir às dificuldades, mas não o fez.

Assim, ele foi reduzido a um estado de fome e teve que se sujeitar a um pagão (humilhação #1) e alimentar os porcos do pagão (humilhação #2).

Ele teria ficado feliz apenas por comer bem como os porcos (humilhação #3), mas ninguém lhe deu nada para comer, nem mesmo da lama dos porcos (humilhação #4).

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


Tendo sido levado a um estado tão baixo, lembrou-se de como seu pai justo tratava melhor seus empregados: ” Quantos dos empregados de meu pai têm pão suficiente e de sobra, mas eu morro aqui com fome!” (v. 17).

Assim, ele planeja retornar ao pai e dizer três coisas:

  • (a) “Pai, pequei contra o céu e diante de ti” (v. 18),
  • (b) “Eu não sou mais digno de ser chamado teu filho” (v. 19a),
  • (c) “trata-me como um dos teus empregados contratados” (v. 19b).

Mesmo ser tratado como um dos empregados de seu pai seria melhor do que o tratamento que ele está recebendo no mundo gentio.

6 – O que as ações do filho pródigo nos ensinam?

Eles nos ensinam as profundidades que nosso próprio abuso de liberdade nos trará.

Se estamos empenhados em deixar Deus, as coisas vão mal para nós. Nós seremos humilhados no mundo indiferente.

Quanto mais nos afastarmos do cuidado amoroso do Pai, pior estaremos, e nosso melhor caminho é retornar a Deus e seu perdão.

7 – O que o pai faz a seguir?

Quando o filho pródigo retorna ao pai, algo significativo acontece.

Enquanto ele ainda está à distância, o pai o vê, tem compaixão dele, corre até ele, o abraça e o beija.

Isso está longe da reunião humilhante que o filho poderia esperar com base em seu tratamento audacioso e insultuoso anterior de seu pai!

O filho que retorna deve ter ficado surpreso!

Mas ele continua começando a recitar seu discurso pré-roteirizado para seu pai, e ele consegue tirar as duas primeiras partes dele. Ele diz:

  • (a) “Pai, pequei contra o céu e diante de ti” (v. 21a),
  • (b) “Eu não sou mais digno de ser chamado teu filho” (v. 21b).

Mas antes que ele possa dizer a terceira parte – antes que ele possa pedir para ser tratado meramente como um servo – o pai interrompe as coisas e as leva em uma direção muito diferente.

Em vez de tratar seu filho mais novo como um simples servo, ele se volta para os empregados reais e ordena uma celebração.

8 – O que as ações do pai nos ensinam?

A primeira lição é que o pai não tratará um filho como empregado contratado. O filho mais novo ainda é um filho!

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


Como resultado, seu retorno é algo a ser comemorado!

Ele deve usar um manto de fantasia! Um anel de fantasia! Sapatos! Deve haver um banquete para todos! Deve haver música e dança!

Por quê?

Porque “Este meu filho estava morto e está vivo novamente” e “Ele estava perdido e foi encontrado”.

Isso nos mostra a reação de Deus quando voltamos da perda do pecado.

Ele não nos lamenta o que fizemos. Ele não nos leva de volta com relutância.

Como o pai da parábola, ele nos leva de volta alegremente! Ansiosamente!

Mas isso não é tudo que existe para a história. . .

9 – O que o irmão mais velho faz a seguir?

Geralmente, há pelo menos uma lição importante por parábola para cada figura principal, e agora chegamos à lição que o irmão mais velho pode nos ensinar.

Ele não exigiu sua herança. Ele permaneceu fiel a seu pai. E agora ele está com raiva.

Por que seu irmão mais jovem, perdulário e pecador , receberia tal recepção por seu pai?

O irmão mais velho está tão zangado que se recusa a entrar e participar da festa. Naturalmente, seu pai ouve falar sobre isso e vem falar com ele. Quando isso acontece, descobrimos que ele não está apenas com raiva de seu irmão, ele também está com raiva de seu pai.

Ele ressalta que nunca desobedeceu às ordens de seu pai, mas que seu pai nunca lhe deu uma criança (um cabrito) para que ele pudesse abatê-lo e fazer uma festa com seus amigos.

Em contraste, o irmão mais novo “devorou ​​a vida com meretrizes” (desperdiçando um terço da propriedade do pai!), Mas quando ele volta “o bezerro cevado” (isto é, o melhor, mais terno e delicioso animal, especialmente criado ser assim) é morto!

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


O irmão mais velho vê essa diferença no tratamento como uma injustiça manifesta em relação a ele e está zangado com o pai por causa disso.

Como veremos, ele parece até se preocupar com sua própria segurança na família, já que o pai está mostrando um aparente favoritismo ao filho mais novo.

10 – O que o pai faz?

O pai diz ao filho três coisas.

Primeiro, ele diz: ” Filho, você está sempre comigo”. Isso parece ser uma garantia para o filho mais velho de que ele não perdeu seu lugar na família. Seu lugar é seguro.

Em segundo lugar, ele diz: ” e tudo o que é meu é seu”. Isso ocorre porque a divisão de propriedade já ocorreu. O mais novo logo conquistou o terceiro, então os dois terços restantes serão inteiramente para o filho mais velho.

Isso significa que a celebração atual não representa uma ameaça para o irmão mais velho ou sua herança. Em vez disso, é uma celebração da alegria ocasionada pelo

retorno do filho.

Assim, o pai diz-lhe em terceiro lugar: ” Era apropriado alegrar-se e alegrar-se, pois este seu irmão estava morto e vivo; estava perdido e foi encontrado”.

11 – Quais são as lições espirituais para nós?

Desta parábola podemos extrair várias lições espirituais:

Podemos ser um filho genuíno do Pai – que é espiritualmente “vivo” – e ser “perdido” pelo pecado. Podemos virar as costas ao nosso Pai celestial e deixá-lo de livre e espontânea vontade. O pecado mortal é uma possibilidade real.

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


O pecado mortal inevitavelmente nos coloca em um estado muito pior do que estávamos originalmente. Podemos, no entanto, retornar ao Pai e ser aceitos por ele com grande alegria. Na verdade, ele está pronto e ansioso para nos aceitar de volta e nos perdoar, não importa o que tenhamos feito.

Cristãos que nunca caíram não deveriam se ressentir daqueles que voltam. Eles devem compartilhar a alegria do Pai. Seu próprio lugar é seguro e sua recompensa celestial não é ameaçada. Deus os ama tanto quanto ama aqueles que retornam através de uma conversão dramática.

Receba Estudos Bíblicos Diretamente no Seu Email! É Grátis!

Estamos com o PROPÓSITO de escrever um artigo POR DIA sobre um livro da bíblia. 

SE INSCREVA E RECEBA PALAVRAS DE BENÇÃO!

 

Equipe Blog de Crente

O Blog de Crente surgiu de duas necessidades: Ampliar o alcance do evangelho de Jesus Cristo e ser uma opção de estudos bíblicos e qualidade e enriquecedores.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *