O Que é o Pecado?

Deus odeia o pecado. Ele diz que nos separa Dele. Ele diz que o salário do pecado é a morte. Mas o que tudo isso significa? O que exatamente é pecado? A Bíblia dá uma definição precisa? Agora você pode saber disso.

A Bíblia diz que há pelo menos uma coisa que você tem em comum com todo ser humano que já viveu: “Pois todos pecaram e são privados da glória de Deus” (Rm 3:23). Ela também diz que quando (não “se”) você peca, você automaticamente merece a morte (Rm 6:23).

O que nós fizemos para merecer essa morte?

Deus diz que o pecado separa você dEle (Is 59: 1-2). É impossível para Ele ouvir suas orações ou falar com você através de Sua Palavra, a menos que você primeiro se arrependa deste caminho e mude sua vida.

O que é pecado e o que você fez para se separar de Deus?

Mesmo aqueles que nunca abriram a Bíblia estão familiarizados com João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas que ele tem a vida eterna “. A maioria entende que Deus permitiu que Jesus Cristo fosse preso, falsamente acusado e humilhado, submetido a torturas brutais e execuções públicas para que o sangue derramado pudesse pagar a multa da morte cada um de nós merecia.

Em outras palavras, Cristo teve que morrer por causa dos pecados dos seres humanos, incluindo o seu!

O que é pecado e o que você fez para condenar Cristo à morte?

Quando um estadista eminente estava envolvido em um escândalo sexual, seus partidários tentaram desculpar seu comportamento. Eles parafrasearam Cristo em João 8: 7, dizendo: “Aquele que está sem pecado atire a primeira pedra”.

De fato, Cristo estava falando aos fariseus que lhe trouxeram uma mulher apanhada em flagrante adultério. Para testá-lo, eles queriam saber se ele iria condená-lo ou não ser apedrejado de acordo com as leis do Antigo Testamento.

A maioria daqueles que citam João 8: 7 o fazem com a intenção de justificar suas más ações. Por outro lado, esquecem de ler mais: “Quando ouviram isso, acusados ​​por sua consciência, retiraram-se um a um, do mais antigo ao último; e Jesus permaneceu sozinho com a mulher que estava lá no meio.

E levantando-se, e vendo somente a mulher, disse-lhe Jesus: Mulher, onde estão aqueles que te acusam? Ninguém te condenou? Ela respondeu: Não, Senhor. E Jesus disse-lhe: Eu também não te condeno: vai, e não peques mais “(9-11).

É um ponto vital. Cristo ordenou-lhe que não pecasse mais , mas o que Ele quis dizer com isso?

A definição bíblica.

Existem muitos líderes religiosos que ensinam que Cristo morreu por nossos pecados. Eles ensinam que o sangue que Ele derramou nos purifica de nossos pecados. Eles pregam sobre a libertação da escravidão do pecado e sobre o fato de que eles não precisam mais observar a lei divina. Você já notou que eles nunca dão a definição de pecado, que eles nunca desafiam as pessoas a procurar em sua Bíblia para ver qual definição Deus dá do pecado?

Se o fizessem, deveriam dizer-lhe para ler I João 3: 4, onde o apóstolo João escreveu: “Quem peca transgride a lei, e o pecado é a transgressão da lei “. Em outras palavras, quando você peca, você está infringindo a lei.

Mas de que lei estamos falando?

O apóstolo Paulo escreveu: “O que diremos então? A lei é pecado? Longe disso! Mas eu só conhecia o pecado pela lei “(Romanos 7: 7). A lei de Deus nos revela o que é pecado.

Mais uma vez, de que lei Paulo falou?

“Pois eu não teria conhecido a cobiça, se a lei não tivesse dito: Não COBIÇARÁS ” (mesmo verso). Este é o décimo mandamento encontrado em Êxodo 20:17 e Deuteronômio 5:21. A lei de que João e Paulo falam é dos Dez Mandamentos. Os dois apóstolos nos ensinam que quando você quebra esses mandamentos, você peca.

João também escreveu em I João 5:17: “Toda injustiça é pecado”. Como os mandamentos de Deus são justos (Sl 119: 172), então a iniqüidade, o pecado, deve ser o oposto. É contrariar os mandamentos de Deus.

O apóstolo Tiago foi mais longe no assunto. Ele nos ensinou que “quem observa toda a lei, mas peca contra um único mandamento, torna-se culpado de todos . Pois aquele que disse: Não adulterar, disse também: Não matarás. Mas se você não cometer adultério, mas cometer assassinato, você se torna um transgressor da lei “(Tg 2: 10-11). Tiago falou dos dez mandamentos.

Embora seja possível para as pessoas viverem toda a sua vida sem fisicamente matar ou adulterar, roubar ou mentir, permanece o fato de que todos pecaram . Como isso é possível? Porque embora possamos obedecer à letra da Lei, sempre somos capazes de contrariar o espírito do Fa, que também é pecado.

Paulo, que disse que a lei é “santa”, e que o mandamento é santo, justo e bom, também dizia que a lei é espiritual (Rm 7:12, 14).

Cristo ampliou e magnificou a letra da lei, revelando seu propósito espiritual. “Você ouviu que foi dito: Você não deve cometer adultério. Mas digo-te que todo aquele que olhar para uma mulher e a desejar já cometeu adultério com ela no seu coração “(Mt 5: 27-28).

Onde Nasce o Pecado no Homem

O pecado começa na mente. O que você acha, eventualmente, se transforma no que você faz (Pv 23: 7)! “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos , homicídios [6º Mandamento], adultérios [7º Mandamento], prostituição, furtos [8º Mandamento], falsos testemunhos [9 mandamento] e blasfêmias [palavrões – 3º mandamento]. Estas são as coisas que contaminam o homem “(Mt 15: 18-20).

Tiago 1: 14-15 nos mostra que, quando temos em mente maus pensamentos , eles acabam levando a más ações . “Mas todos são tentados quando ele é atraído e iniciado por sua própria luxúria. Então a luxúria, quando concebida, dá origem ao pecado; e o pecado, sendo consumido, produz a morte [o salário do pecado] “.

Por exemplo, toda guerra ou batalha, toda luta pela história aconteceu porque os homens cobiçaram algo que não lhes pertencia. E porque os homens não foram capazes de controlar seus desejos carnais, vivemos em um mundo cheio de dor, sofrimento e ansiedade devido às guerras (Tg 4: 1-2).

Um exemplo de luxúria dando origem ao pecado.

A Bíblia nos dá um exemplo trágico e histórico de como os pensamentos do homem sobre a luxúria geraram o pecado (a transgressão da lei) e deram à luz a morte. Este homem era o rei Davi.

Numa noite de primavera, enquanto no telhado do seu palácio, ele notou uma mulher nua que estava lavando (II Sam 11: 2). Em vez de desviar o olhar e perseguir a imagem de sua mente, ele olhou para ela. Ele permitiu que sua mente concebesse maus pensamentos. Davi quebrou o décimo mandamento.

Esse pecado levou-o a indagar sobre ele (v.3). Ele descobriu que seu nome era Bate-Seba e que ela era a esposa de Urias, um de seus servos mais fiéis. Mas isso não impediu Davi de cometer adultério com ela (v.4), quebrando assim o sétimo mandamento. Ele também violou o oitavo mandamento, tomando o que não lhe pertencia, a mulher de Urias.

Esses pecados levaram à concepção de Davi e Bate-Seba de um filho ilegítimo (v. 5). Querendo esconder a gravidez, Davi tentou enganar Urias, que havia permanecido longe, lutando fielmente por seu rei. Lembrando a testa, David tentou convencer Urie a dormir com a esposa, para que Urie acreditasse que a criança era dele (v. 6-13). Essas ações violavam o princípio do nono mandamento.

Quando Urias se recusou a dormir com ela, o empilhamento dos pecados de Davi levou-o a usar seus inimigos para matá-lo (v.14-17), quebrando assim o sexto mandamento.

O que começou com maus pensamentos logo levou a vários pecados, múltiplas transgressões da lei e, finalmente, empurrou-o para cometer assassinato. O pecado está sempre se espalhando e crescendo.

Deus odeia o pecado, a transgressão da lei.
David acaba se arrependendo. Ele poderia vir para ver seus pecados como Deus os via, isto é, como uma terrível transgressão, como iniqüidade. É por isso que Davi escreveu no Salmo 5: 4-5. “Pois você não é um Deus que tem prazer no mal; os ímpios não vivem com você. Os tolos não ficam diante de seus olhos; você odeia todos aqueles que cometem iniquidade [pecado] “.

Depois que Deus libertou os israelitas da escravidão, alimentou-os, protegeu-os, providenciou para eles, deu-lhes a Terra Prometida e lutou por eles, eles continuaram a pecar, a desobedecer Seus mandamentos. “Mas tentaram a Deus o Altíssimo, rebelaram-se contra ele e não observaram suas ordenanças.

Eles foram embora e foram infiéis, como seus pais, eles se voltaram, como um arco enganoso. Eles o enfureceram com seus altos escalões e excitaram seus ciúmes com seus ídolos. Deus ouviu e ficou com raiva; Ele rejeitou fortemente [aborrecer] Israel »Ps (78: 56-59). Deus não pode e não tolerará o pecado e aqueles que o praticam. Ele nunca aceitará tais pessoas em Seu reino.

Salomão, filho de Davi, escreveu em Provérbios 15:26: “Os maus pensamentos são abomináveis ​​ao Senhor, mas as palavras agradáveis ​​são puras aos seus olhos”.

A razão para isso é porque Deus sabe que, se não os controlarmos, os maus pensamentos sempre levarão a más ações , como vemos em Jeremias 44: “O SENHOR não podia suportar mais por causa de a maldade das suas ações , por causa das abominações que cometestes … é porque … você pecar contra o Senhor, porque você não ter escutado a voz do Senhor, e você n não guardaste a sua lei , as suas ordenanças e os seus preceitos … “(v 22-23).

O pecado, a transgressão de Sua lei espiritual, nos impede de ter acesso a Deus. “Mas são os seus crimes que colocam uma separação entre você e seu Deus; são os teus pecados que escondem o teu rosto de ti e impedem que te ouças ouvir “(Is 59: 2). Jeremias escreveu: “É por causa de suas iniqüidades que essas dispensações não ocorrem; são os seus pecados que os privam desses bens” (5:25).

Quando Deus usou o profeta Natã para confrontar Davi, ele implorou a Deus, dizendo: “Não me rejeites da tua face” (Sl 51:11). Ele confessou suas transgressões diante de Deus, dizendo: “… meu pecado está constantemente diante de mim. Pequei contra ti somente, e fiz o que é mal aos teus olhos, para que te aceres na tua sentença, sem reprovação no teu juízo “(51: 3-4). Davi implorou a Deus, dizendo: “Apagai as minhas transgressões; Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Purifica-me com hissopo e ficarei limpo; lava-me, e eu serei mais branco que a neve … Afaste seus olhos dos meus pecados, apague todas as minhas iniqüidades. Ó Deus! cria em mim um coração puro “(v. 1-2, 7-9-10).

Deus ouviu e perdoou.

O que significa pecar.
Quando a Bíblia diz: “Todos pecaram”, isso significa que todos transgrediram a lei de Deus . Quando ela diz: “O salário do pecado é a morte”, isso significa que sua transgressão automaticamente merece uma sentença de morte. Quando Deus diz que seus pecados estão separando-o de você, Ele quer dizer que você está transgredindo Sua lei .

O pecado é a transgressão da lei!

Receba Estudos Bíblicos Diretamente no Seu Email! É Grátis!

Estamos com o PROPÓSITO de escrever um artigo POR DIA sobre um livro da bíblia. 

SE INSCREVA E RECEBA PALAVRAS DE BENÇÃO!

 

Equipe Blog de Crente

O Blog de Crente surgiu de duas necessidades: Ampliar o alcance do evangelho de Jesus Cristo e ser uma opção de estudos bíblicos e qualidade e enriquecedores.

Website:

2 Comentários

  1. Pingback: Como desenvolver sua vida de oração - Blog de Crente

  2. Pingback: A mensagem da Bíblia - o que Deus quer nos dizer. - Blog de Crente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *