O grande plano de Deus encontrado no hino de Cristo (Filipenses 2: 6-11)


Eu tenho, entre muitas outras questões, um problema médico. Eu tenho o que é chamado de “miopia”. Miopia é o termo técnico para “miopia”. Eu posso ver de perto, mas não consigo enxergar longe. Eu cresci no sopé da Carolina do Norte, perto da fronteira com a Virgínia. É uma área onde as montanhas estão quase sempre à vista. Quando eu tinha uns sete ou oito anos, comecei a perceber que as montanhas começaram a parecer confusas. Em alguns momentos, parecia que havia dois conjuntos de montanhas quando, na realidade, apenas um existia. O oftalmologista ajudou meu problema prescrevendo óculos para mim. Até hoje, tenho que usar óculos ou lentes de contato para ver corretamente. Caso contrário, não posso ver, exceto as coisas mais próximas de mim.

Muitas vezes, sofremos de miopia espiritual. Nós vemos coisas que estão mais próximas de nós e daquelas coisas acontecendo no mundo. Tal foco pode nos deixar sentindo sobrecarregados. Quando sentimos tais emoções, sabemos que é hora de colocar nossas lentes espirituais. Nesta Páscoa, precisamos de um lembrete especial do plano realmente grande de Deus encontrado na e pela vida de Cristo. Hoje, Paulo nos fornece um antigo hino. A maioria dos estudiosos acredita que este hino antecede a escrita do Novo Testamento. O hino, popularmente chamado de "O Hino de Cristo", remonta à mais antiga igreja. Juntamente com outras antigas confissões (Romanos 10: 9) e credos (1 Coríntios 15: 3-7), Paulo provavelmente recebeu o hino de Filipenses 2: 6-11 em 35 dC, quando se reuniu com os apóstolos em Jerusalém (Gálatas 1: 18), particularmente Simão Pedro e Tiago, o irmão de Jesus, para confirmar a mensagem do evangelho que ele estava pregando.[1] O que encontramos no grande plano de Deus encontrado em Cristo? Encontramos um plano de cinco pontos.

1 A PREEXISTÊNCIA de Cristo é uma evidência do plano ETERNO de Deus (2: 6).

Paulo primeiro observa que Cristo estava na forma de Deus. Embora Cristo “estava na forma de Deus, não contava que a igualdade com Deus era uma coisa a ser entendida ” (2: 6)[2] Em outras palavras, Paulo está dizendo que Jesus era divino. Jesus existiu antes de nascer. Este é um conceito difícil de imaginar. Contudo, Paulo mostra ainda que Cristo não usou sua divindade como meio de louvor ou adulação. Antes, Cristo humildemente deixou o trono do céu para cumprir o plano do Pai. Devido à onisciência de Deus, Deus percebeu que, se ele fizesse indivíduos com livre-arbítrio, eventualmente a humanidade escolheria errado. Por que permitir que a humanidade escolha? Foi para permitir que o amor perfeito fosse exemplificado. A pura lógica de tudo isso dita um plano salvífico. Deus escolheu desde a fundação do mundo para te salvar! Escrevendo sobre o plano salvífico de Deus, Paulo observa que “Isto foi de acordo com o propósito eterno que ele realizou em Cristo Jesus nosso Senhor, em quem temos ousadia e acesso com confiança através da nossa fé nele ” (Efésios 3: 11-12).

2 A humanidade de Cristo é uma evidência do plano humilde de Deus (2: 7).

O hino prossegue dizendo que Cristo não usou sua divindade para escapar de qualquer um dos atributos humanos que possuía. Enquanto Jesus era 100% Deus, ele também era 100% humano. Cristo deixou os portais do céu para nascer em uma manjedoura com animais fedorentos. Jesus poderia ter escolhido ter nascido em uma família chamativa e chamativa. Em vez disso, ele nasceu em uma família de fé: José e sua preciosa mãe Maria. Jesus poderia ter usado sua divindade para anular sua humanidade. Os Evangelhos observam que houve momentos em que Jesus não pôde realizar milagres devido à falta de fé do povo (Marcos 6: 5). Jesus poderia ter sobrepujado sua fé, poderia ter escolhido não ser tentado por Satanás, e poderia ter chamado legiões de anjos para proteção da cruz (Mateus 26:53); no entanto, Jesus nunca fez isso porque ele escolheu humildemente cumprir o plano do Pai. Alguns comentaristas notaram que existe uma diferença distinta entre Adão e Cristo. Adão foi o primeiro ser humano criado que desejava ser Deus para sua própria glória. Em contraste, Cristo é Deus que se tornou humano para salvar a humanidade para a glória do Pai.

3 O SACRIFÍCIO de Cristo é uma evidência do plano SALFÍCIO de Deus (2: 8).

O hino vai ainda mais longe com o plano de Deus. O Messias de Deus deixaria os portais do céu, humildemente assumiria a carne e "humilhou-se tornando-se obediente ao ponto da morte, até a morte na cruz ” (2: 8) Richard Melick escreve: “O impacto da crucificação nos filipenses seria ótimo. Nenhum romano poderia ser submetido a tal morte, e os judeus tomaram isto como um sinal de que a vítima foi amaldiçoada (Gl 3:13).[3] Cristo escolheu morrer na cruz por seu grande amor por você e por sua grande obediência a Deus Pai. Ele poderia ter escolhido qualquer outro meio de morte, mas Cristo escolheu morrer uma das mortes mais excruciantes possíveis para demonstrar seu grande amor por você. Mas por que Jesus escolheu a cruz? Fleming Rutledge, penso com precisão, afirma que “A horrível morte prevista para o Servo Sofredor e a terrível morte sofrida por Jesus Cristo respondem à gravidade do pecado ”.[4] Mas acho que o sacrifício de Cristo também demonstra outra realidade: que pessoas boas às vezes devem sofrer. Sem a cruz, não há coroa.

4 A RESSURREIÇÃO de Cristo é uma evidência do plano de EXALTAÇÃO de Deus (2: 9).

No verso 9, o hino alude à ressurreição de Cristo pela frase “altamente exaltado ” (2: 9) Pela ressurreição, Cristo recebeu um nome que está acima de todos os outros. G. Walter Hansen observa quatro maneiras pelas quais podemos entender a exaltação de Cristo.

"Primeiro, o hino não vê a recompensa como motivo da obediência de Cristo. Assim, a obediência de Cristo não exemplifica obedecer a fim de merecer uma recompensa. Segundo, o hino não apresenta a recompensa como redenção do pecado… A recompensa dada a Cristo foi a vindicação por Deus: Deus vindicou a morte de Cristo em uma cruz, exaltando-o ao lugar mais alto. Terceiro, o hino vê a recompensa como um presente gracioso. Deus deu o nome acima de cada nome não como compensação pela obra de Cristo, mas como prova da aprovação divina de seu trabalho. Quarto, o hino vê a recompensa como uma confirmação divina da verdadeira identidade de Cristo, não como uma aquisição de uma nova posição. A verdadeira identidade do que existe na forma de Deus e igual a Deus foi ocultada pela humilhação da morte na cruz, mas foi revelada pelo ato de Deus de exaltá-lo e dar-lhe o nome de Senhor. Enquanto essas quatro qualificações do conceito de recompensa forem mantidas em mente, a exaltação de Cristo por Deus pode ser apropriadamente entendida como a maneira de Deus recompensar graciosamente a Cristo, reivindicando-o após sua morte na cruz e revelando sua natureza divina após sua humilhação. "[5]

Em outras palavras, a ressurreição revela ao mundo a natureza divina de Cristo e seu plano. Sem a ressurreição de Cristo, as pessoas teriam pensado que a morte de Cristo foi apenas uma tragédia. A ressurreição de Cristo revela que nossos pecados foram expiados e que a morte foi derrotada. A ressurreição mostra o objeto através do qual a salvação foi dada.

5 A ASCENSÃO de Cristo é uma evidência do plano VITORIOSO de Deus (2: 10-11).

Nos versos 10 e 11 de “O Hino de Cristo”, o hino observa que eventualmente “ajoelhe-se todo joelho no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai ” (2: 10-11) Esta passagem da Escritura indica que em algum momento toda pessoa reconhecerá a identidade de Jesus Cristo. Nos tempos antigos, os nomes divinos eram dados aos césares romanos, pois acreditava-se que eles dominavam toda a terra. No entanto, este hino observa que o verdadeiro governante de todos é Cristo Jesus o Senhor. Isaías escreve falando por Deus "Por mim mesmo jurei; da minha boca saiu em justiça uma palavra que não voltará: "A mim todo joelho se dobrará, toda língua jurará lealdade" (Isaías 45:23) Cristo ascendeu à destra do Pai depois de aparecer aos discípulos várias vezes ao longo de um período de 40 dias … chegando a aparecer para mais de 500 pessoas ao mesmo tempo (mais provavelmente 1.500 a 2.000). Como Cristo se foi, Cristo retornará. Embora as coisas possam parecer caóticas, entenda que Cristo governa supremamente.

Algumas semanas atrás, minha esposa foi em uma viagem de negócios para Orlando, Flórida. A semana foi horrível enquanto ela estava fora. Eu desci com gripe. Meu filho teve que ficar fora da escola um dia da semana. Eu tive que levá-lo ao médico. Ficamos tão felizes quando mamãe voltou para casa. Nós continuamos antecipando sua chegada. Sentimos falta do seu instinto maternal. Acima de tudo, sentimos falta dela! Nós rastreamos o vôo dela enquanto ela estava indo para casa. Quando ela sobrevoou, meu filho e eu saímos para acenar para ela enquanto seu jato passava pela nossa casa. Meu filho pulou para cima e para baixo dizendo: "Mamãe está em casa!" Mamãe está em casa! "Como o mundo fica mais louco e mais louco, eu acho que é como rastrear o plano de vôo do rei Jesus. Sabemos que esses sinais nos dizem que logo estaremos gritando: “Jesus está nos levando para casa! Jesus está nos levando para casa! ”Tudo faz parte do grande plano de Deus!

Então, aqui estão alguns princípios que podemos levar para casa.

  1. O plano de Deus é muito maior que nossas percepções. Muitas pessoas confundiram o que o Messias faria. O plano de Deus era muito maior do que o esperado. Você pode não entender o que Deus está fazendo hoje, mas entender que seu plano é muito melhor para o seu futuro final e eterno.
  2. O plano de Deus incluía a maior humildade. Viva vidas humildes. Cristo assumiu o papel mais humilde do que qualquer um poderia. Podemos pensar que podemos viver de forma diferente? Em um mundo de autoconfiança, autogratificação e autopromoção, o cristão deve recuar e lembrar que Cristo não escolheu nascer no palácio de Herodes, mas sim uma manjedoura para as pessoas fiéis que vivem na pobreza.
  3. O plano de Deus incluía o sofrimento pelo Messias. Nossas vidas podem incluir sofrimento para a glória de Deus. Como mencionado anteriormente, vivemos em uma geração de autoatendimento. No entanto, devemos entender que muitas vezes há uma cruz antes de uma coroa. Se o perfeito Filho de Deus teve que sofrer nesta vida, o que nos faz pensar que somos diferentes?
  4. O plano de Deus inclui um resultado final que é muito maior do que qualquer coisa que ocorra aqui na Terra. A ressurreição e ascensão de Cristo nos assegura que suas promessas são verdadeiras e firmes. Há uma vida muito maior do que qualquer um pode imaginar, aguardando aqueles que estão em Cristo Jesus. As dores deste corpo serão substituídas pelo corpo glorificado final na ressurreição. É um corpo que “é semeado é perecível, é ressuscitado imperecível; é semeado em desonra, é ressuscitado em glória; é semeado em fraqueza, é elevado em poder; semeia-se um corpo natural, é levantado um corpo espiritual ” (1 Coríntios 15: 42-43, NVI).[6]

Continue trabalhando para Cristo! O plano de Deus é muito maior que os problemas desta vida.

© 30 de março de 2016. Brian Chilton.

Notas

[1] Se alguém aceitar a datação posterior da crucificação de Cristo (3 de abril de 33 dC) e ressurreição (5 de abril de 33 dC), Paulo teria recebido essa informação apenas três anos depois da crucificação e ressurreição de Cristo (isto é, se alguém aceita que a termo "ano" usado em Paulo em Gálatas 1:18 refere-se a partes de anos). Mesmo que se aceite a data anterior para a crucificação de Cristo (5 de abril de 30AD) e a ressurreição (7 de abril de 30AD), ainda estamos falando apenas de 5 anos após os eventos de Cristo acontecerem. As informações encontradas nesses primeiros credos, confissões e hinos formam o alicerce do sistema de crenças da igreja mais antiga.

[2] Salvo indicação em contrário, todas as Escrituras citadas vêm do Versão padrão inglesa (Wheaton: Crossway, 2001).

[3] Richard R. Melick, Filipenses, Colossenses, Philemonvol. 32, The New American Commentary (Nashville: Broadman & Holman Publishers, 1991), 105.

[4] Fleming Rutledge, entrevistado por Mark Galli, “Por que Jesus escolheu a cruz? A razão pela qual ele morreu, uma morte horrível e sangrenta. ChristianityToday.com (25 de março de 2016), acessado em 25 de março de 2016, http://www.christianitytoday.com/ct/2016/march/why-did-jesus-choose-cross.html.

[5] G. Walter Hansen, A carta aos filipenses, O comentário do Novo Testamento Pilar (Grand Rapids, MI; Nottingham, Inglaterra: William B. Eerdmans Publishing Company, 2009), 161.

[6] Escrituras marcadas NIV vêm do Nova versão internacional (Grand Rapids: Zondervan, 2011).



Source link

Receba Estudos Bíblicos Diretamente no Seu Email! É Grátis!

Estamos com o PROPÓSITO de escrever um artigo POR DIA sobre um livro da bíblia. 

SE INSCREVA E RECEBA PALAVRAS DE BENÇÃO!

 

Equipe Blog de Crente

O Blog de Crente surgiu de duas necessidades: Ampliar o alcance do evangelho de Jesus Cristo e ser uma opção de estudos bíblicos e qualidade e enriquecedores.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *