O Evangelho de Marcos: Escritura: Marcos 5: 22-43


"Jesus disse: 'Quem me tocou?'"

Escritura: Marcos 5: 22-43

22 Então veio um dos governantes da sinagoga, Ja'irus pelo nome; e, vendo-o, lançou-se a seus pés, 23 e rogou-lhe, dizendo: “Minha filhinha está à beira da morte. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela seja curada e viva. ”24 E ele foi com ele. E uma grande multidão o seguiu e se apoderou dele. 25 E houve uma mulher que teve um fluxo de sangue por doze anos, 26 e que havia sofrido muito com muitos médicos, e gastado tudo o que ela tinha, e não era melhor, mas antes piorava. 27 Ela ouvira os relatos sobre Jesus, e subiu atrás dele no meio da multidão e tocou sua vestimenta. 28 Pois ela disse: “Se eu tocar as suas próprias vestes, serei curado”. 29 E cessou imediatamente a hemorragia; e ela sentiu em seu corpo que ela foi curada de sua doença. 30 E Jesus, percebendo em si mesmo que o poder havia saído dele, imediatamente se virou na multidão, e disse: “Quem tocou minhas vestes?” 31 E seus discípulos disseram-lhe: “Você vê a multidão pressionando em torno de você, e mas tu dizes: Quem me tocou? 32 E ele olhou em volta para ver quem o havia feito. 33 Mas a mulher, sabendo o que tinha sido feito a ela, veio com medo e tremor e caiu diante dele, e disse-lhe toda a verdade. 34 Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vá em paz e seja curado de sua doença. ”35 Enquanto ele ainda falava, veio da casa do governante alguns que disseram:“ Sua filha está morta. Por que incomodar o Mestre mais longe? 36 Mas, ignorando o que disseram, Jesus disse ao regente da sinagoga: “Não temas, crê somente.” 37 E ele não permitiu que ninguém o seguisse, exceto Pedro, Tiago e João, o irmão. de James. 38 Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, ele viu um tumulto, e as pessoas chorando e lamentando em voz alta. 39 E quando ele entrou, ele lhes disse: “Por que você faz um tumulto e chora? A criança não está morta, mas dorme. ”40 E eles riram dele. Mas ele os colocou fora e levou o pai e a mãe da criança e os que estavam com ele, e entrou onde a criança estava. 41 Pegando-a pela mão, ele disse a ela: “Tal'itha cu’mi”; o que significa: “Menina, eu digo a você, levante-se.” 42 E imediatamente a menina se levantou e andou (ela tinha 12 anos de idade), e eles foram imediatamente tomados de assombro. 43 E ele estritamente os acusou de que ninguém deveria saber disso, e disse-lhes para lhe dar algo para comer.

Meditação: Você se aproxima do Senhor com fé expectante? As pessoas em circunstâncias desesperadas ou desamparadas não ficaram desapontadas quando procuraram Jesus. O que os atraiu para Jesus? Foi esperança de um milagre ou uma palavra de conforto em sua aflição? O que a idosa que sofreu muito durante doze anos espera que Jesus faça por ela? E o que um pai de luto esperava que Jesus fizesse a respeito de sua amada filha perdida? Jesus deu esperança onde parecia não haver uma causa humana porque a sua esperança estava dirigida a Deus. Ele falou palavras de esperança para a mulher (Tome o coração, filha!) para acender a centelha de fé nela (sua fé te fez bem!). Um pai da igreja do século IV, Ephrem, o sírio, comenta sobre esse milagre: “Glória a você, Filho de Deus oculto, porque seu poder de cura é proclamado através do sofrimento oculto da mulher afligida. Através desta mulher que eles podiam ver, as testemunhas foram habilitadas a contemplar a divindade que não pode ser vista. Através do poder de cura do Filho, sua divindade tornou-se conhecida. Através das mulheres afligidas sendo curadas, sua fé se manifestou. Ela fez com que ele fosse proclamado e, de fato, foi honrado com ele. Pois a verdade estava sendo proclamada junto com os anunciadores de sucessos. Se ela fosse uma testemunha de sua divindade, ele, por sua vez, seria uma testemunha de sua fé. .. Ele viu através de sua fé oculta, e deu-lhe uma cura visível.

Jesus também deu esperança divina a um pai que acabara de perder um filho amado. Foi preciso muita coragem e risco para o governante de uma sinagoga ir abertamente a Jesus e convidar o desprezo de seus vizinhos e parentes. Até os lamentadores contratados riam dele com desdém. Sua dor era desprovida de qualquer esperança. No entanto, Jesus pegou a menina pela mão e libertou-a das garras da morte. Peter Chrysologus, um pai da igreja do século 5 comenta sobre este milagre: “Este homem era um governante da sinagoga e versado na lei. Ele certamente lera que, enquanto Deus criava todas as outras coisas por sua palavra, o homem havia sido criado pela mão de Deus. Ele confiou, portanto, em Deus, que sua filha seria recriada e restaurada para a vida pela mesma mão que, ele sabia, a havia criado. .. Aquele que colocou as mãos sobre ela para formar a partir do nada, mais uma vez, coloca as mãos sobre ela para reformá-la do que havia perecido.

Em ambos os casos, vemos a preocupação pessoal de Jesus pelas necessidades dos outros e sua prontidão para curar e restaurar a vida. Em Jesus, vemos o amor infinito de Deus estendendo-se a todos e cada um, à medida que ele dá livre e inteiramente de si a cada pessoa que encontra. Você se aproxima do Senhor com expectativa confiante de que ele ouvirá seu pedido e agirá?

“Senhor, você ama cada um de nós individualmente com um amor único e pessoal. Toque minha vida com seu poder salvador, cure-se e restaure-me à plenitude da vida. Ajude-me a doar totalmente de mim mesmo no serviço amoroso aos outros. ”


Vá para | Mark | Luke | Matthew | John | Parábolas de Jesus



Source link

Receba Estudos Bíblicos Diretamente no Seu Email! É Grátis!

Estamos com o PROPÓSITO de escrever um artigo POR DIA sobre um livro da bíblia. 

SE INSCREVA E RECEBA PALAVRAS DE BENÇÃO!

 

Equipe Blog de Crente

O Blog de Crente surgiu de duas necessidades: Ampliar o alcance do evangelho de Jesus Cristo e ser uma opção de estudos bíblicos e qualidade e enriquecedores.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *