O ciúme de Deus é um atributo negativo?


A Bíblia atribui vários atributos a Deus. Muitos dos atributos mais populares são o amor, a santidade e a graça de Deus. Qualquer teólogo sério conhecerá os quatro principais atributos “omni”: onisciência (onisciência), onipotência (onipotente), onipresença (onisciência) e omnibenevolência (todo amor). Embora esses atributos sejam todos positivos, muitos críticos apontam outro atributo de Deus como sendo muito problemático: o ciúme de Deus.

Críticos acusam que o ciúme é um traço ruim de se manter. O famoso ateísta Richard Dawkins afirma que Deus quebra “uma fúria monumental sempre que seu povo escolhido flerta com um deus rival”.[1] Paul Copan observa que “Oprah Winfrey disse que ela estava desviada para a fé cristã quando ouviu um pregador afirmar que Deus é ciumento”.[2] O ciúme é condenado pelo ser humano. Um dos Dez Mandamentos afirma que uma pessoa não deve "cobiçar a mulher do seu vizinho, ou seu servo, ou sua serva, ou seu boi, ou seu burro, ou qualquer coisa que seja do seu próximo" (Êxodo 20:17).[3] Assim, o ciúme parece ser um traço negativo. Mas espere! A Bíblia não afirma que Deus é ciumento? Isso acontece.

A Bíblia afirma pelo menos 13 vezes que Deus é ciumento por seu povo. Por exemplo, Moisés observa que “o SENHOR, teu Deus, é um fogo consumidor, um Deus zeloso” (Deuteronômio 4:24). Mais tarde, em Deuteronômio, Deus diz: “Eles me deixaram com ciúmes do que não é deus; eles me provocaram a ira com seus ídolos. Por isso farei com que tenham inveja daqueles que não são pessoas; Eu os provocarei à ira com uma nação insensata ”(Deuteronômio 32:21).

O que nós fazemos disso? O ciúme parece ser um traço negativo. A Bíblia apresenta Deus como ciumento. Portanto, parece que Deus tem traços negativos. Um fica com três opções: 1) Alguém poderia afirmar que Deus tem atributos negativos, significando que Ele não é completamente perfeito; 2) Alguém poderia alegar que a Bíblia está errada em sua apresentação de Deus; 3) Alguém poderia alegar que nossa compreensão do ciúme de Deus poderia ser mal interpretada.

A primeira opção desmerece a apresentação bíblica de Deus como válida. Se Deus existe, então Deus deve ser um Ser maximamente grande. Se o Deus da Bíblia não é um Ser maximamente grande, então o Deus da Bíblia não é realmente o Deus do universo.

A segunda opção desvaloriza a Bíblia, a Palavra de Deus. Os escritores do Novo Testamento extraíram sua compreensão de Deus do Antigo Testamento. Portanto, se o Antigo Testamento é errado em sua apresentação de Deus, então isso seria transferido para o Novo Testamento. Isso causa um problema sério para o crente. Se não podemos aceitar a apresentação de Deus na Bíblia, então podemos aceitar o Deus da Bíblia?

A terceira opção é melhor. Nossa compreensão do ciúme de Deus deve ser definida. Deve haver algum mal-entendido que consideramos pertinente à idéia do ciúme divino. Na verdade, a terceira opção é a única opção válida real na tabela. Quando alguém honestamente avalia o ciúme de Deus, a pessoa chega ao entendimento de que o ciúme de Deus está realmente enraizado no amor. Assim, o ciúme de Deus se torna uma característica positiva por três razões.

O ciúme de Deus sobre o Seu povo é positivo, pois se relaciona com a paixão de Deus.

Deus tem uma paixão pelo seu povo. Vamos voltar para a passagem em Deuteronômio. Nós todos sabemos que a Escritura é frequentemente retirada do contexto. Colocando Deuteronômio 4:24 no contexto, alguém descobrirá que Moisés estava tratando da questão da aliança entre os povos com Deus. Deus já havia abençoado imensamente o povo. Deus os tirou da escravidão. Deus estava prestes a trazê-los para um lugar especial preparado para eles. Deus ia construir uma grande nação deles. No entanto, as pessoas continuavam traindo a Deus. Deus derramou Seu amor à nação. Ele acabaria por trazer o Messias Escolhido, o Salvador do mundo, no meio deles. Mas eles continuaram traindo a Deus. Moisés diz em Deuteronômio 4:23: “Cuida-te, para que não te esqueças do pacto do Senhor teu Deus, que ele fez contigo.”

A analogia do casamento é freqüentemente usada para descrever a paixão ciumenta de Deus por Seu povo. Paul Copan observa corretamente: “Uma mulher que não fica com ciúmes e irritada quando outra mulher está flertando com o marido não é realmente tão comprometida com o relacionamento do casamento. Um casamento sem o potencial de ciúmes quando um intruso ameaça não é muito um casamento. ”[4] Deus tinha paixão pelo seu povo. Enquanto Dawkins pode pensar que o ciúme de Deus é um atributo negativo devido ao “flerte com outros deuses” das pessoas, deve ser lembrado que a idolatria é o adultério contra Deus.[5] Assim, o ciúme de Deus está enraizado em Seu amor.

O ciúme de Deus sobre o Seu povo é positivo porque se relaciona com o propósito de Deus.

O ciúme de Deus também está enraizado em Seu propósito. Wayne Grudem define o ciúme de Deus por "Deus procura continuamente proteger sua própria honra".[6] Os críticos podem cobrar: “Veja! Deus só se preocupa com Sua própria glória e elevado papel. Isso significa que Deus não é humilde. ”Mas não tão rápido. Vamos colocar isso em perspectiva.

O ciúme humano é errado porque se cobiça algo que ele não tem direito de segurar. É errado eu cobiçar o carro do meu vizinho porque não tenho direito ao carro. Da mesma forma, o orgulho humano é ruim porque eleva a posição de uma pessoa acima do que a pessoa possui. Eu posso pensar o dia todo que eu sou o presidente dos Estados Unidos. Eu posso andar por aí como um pavão dizendo a todos sobre a minha presidência de sucesso. A realidade é, no entanto, que eu não sou o presidente e provavelmente nunca serei. Mas e se alguém que detém o cargo alega ser presidente? Neste momento, o presidente dos Estados Unidos da América é Barack Obama. Independentemente de seus pensamentos sobre ele e sua presidência, vamos perguntar: é errado Obama declarar-se presidente? É errado para ele exigir respeito por sua posição? É errado para ele fazer coisas presidenciais? Não por que? É porque ele é o presidente. É, portanto, errado Deus se chamar Deus e esperar ser tratado como Deus? Não por que? É porque Ele é Deus. Paul Copan observa corretamente: “Deus está orgulhoso? Não, ele tem uma visão realista de si mesmo, não falsa ou exagerada. Deus, por definição, é o maior ser concebível, o que o torna digno de adoração ”.[7]

Simplificando: não é errado que Deus tenha ciúmes do Seu propósito e glória. Tal propósito e glória pertencem a Deus e somente a Deus.

O ciúme de Deus sobre o Seu povo é positivo porque se relaciona com a proteção humana.

Eu sou um irmão mais velho. Minha irmã é cerca de 7 anos mais nova que eu. Irmãos mais velhos normalmente têm um instinto protetor. Eu certamente faço. Minha irmã é uma mulher amorosa e de espírito livre que sempre vê o bem. Eu, pelo contrário, vejo o mundo como realmente é. Meu filho é muito parecido com a minha irmã. Eu acho que os meus fluidos protetores fluem ao longo do tempo sendo um pai. Sem orientação, seria fácil para o meu filho seguir o caminho errado quando a primeira coisa brilhante e atraente chamar sua atenção. Como pai, é meu trabalho ajudar a mantê-lo no caminho certo. Eu tenho um amor ciumento por meu filho porque eu quero o que é melhor para ele.

O ciúme de Deus funciona da mesma maneira. O amor ciumento de Deus é, na verdade, para o benefício, não para o detrimento, da proteção humana. Deus é onisciente. Isso significa que Deus conhece todas as coisas. Deus também é omnisapiente, o que significa que Deus possui toda a sabedoria. Voltando ao Copan, ele observa: “Deus procura proteger seu criaturas de profunda auto-mutilação. Podemos nos prejudicar profundamente correndo atrás de deuses feitos à nossa própria imagem. O ciúme de Deus é centrado no outro. ”[8] Concordo plenamente com a avaliação de Copan. O ciúme de Deus é, na verdade, para o bem humano maior.

Conclusão

O ciúme de Deus não é o mesmo que o ciúme humano. A diferença reside principalmente na autoridade. É errado as pessoas ficarem com inveja de algo que alguém mantém porque elas não possuem uma afirmação verdadeira sobre tal coisa. Deus, em contraste, ter a maior e suprema autoridade e poder é completamente justificado em ter ciúmes do Seu povo. Seu ciúme está realmente enraizado em Seu amor, propósito e até mesmo proteção humana. Assim, o ciúme de Deus não é um atributo negativo. Na verdade, é um gloriosamente positivo.

© 22 de agosto de 2016. Brian Chilton.

Fontes citadas

[1] Richard dawkins, A Desilusão de Deus (Boston: Houghton Mifflin, 2006), 243.

[2] Paul Copan, Deus é um monstro moral? Fazendo sentido do Deus do Antigo Testamento (Grand Rapids: Baker Books, 2011), 34.

[3] Salvo indicação em contrário, toda a Escritura vem do Versão padrão inglesa (Wheaton: Crossway, 2001).

[4] Copan Deus é um monstro moral? 35

[5] Veja o livro de Oséias para um tratamento completo dessa analogia.

[6] Wayne Grudem, Teologia Sistemática: Uma Introdução à Doutrina Bíblica (Grand Rapids: Zondervan, 1994), 205.

[7] Copan Deus é um monstro moral? 28.

[8] Ibid., 40.



Source link

Receba Estudos Bíblicos Diretamente no Seu Email! É Grátis!

Estamos com o PROPÓSITO de escrever um artigo POR DIA sobre um livro da bíblia. 

SE INSCREVA E RECEBA PALAVRAS DE BENÇÃO!

 

Equipe Blog de Crente

O Blog de Crente surgiu de duas necessidades: Ampliar o alcance do evangelho de Jesus Cristo e ser uma opção de estudos bíblicos e qualidade e enriquecedores.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *