Deus está conosco (Êxodo 25-40) Lição nº 41 em O que é Deus?


Neste plano de aula de Êxodo 25-26 e 35-40, as crianças aprenderão que Deus é conosco.
Neste plano de aula de Êxodo 25-26 e 35-40, as crianças aprenderão que Deus é conosco.

Deus está conosco (Êxodo 25-26 e 35-40) Lição nº 41 em O que é Deus?

GRUPO ETÁRIO: elementar (idades 6-11)
TEMPO NECESSÁRIO: 45 minutos

Esta é a lição 41 de 42 em nosso estudo sobre o Atributos de Deus chamado "Você pode me dizer como é Deus?" Visite o índice da série para ver todas as lições e obter mais ideias para usar este currículo no ministério de seus filhos.


LIÇÃO 41: DEUS É COM NÓS

  • Verso Chave: “O Senhor Todo-Poderoso está conosco; o Deus de Jacó é a nossa fortaleza. ”Salmo 46: 7
  • Passagem de Ensino: Êxodo 25-26 e 35-40
  • Textos de Apoio: João 1:14, Isaías 8:10, Mateus 1:23

Suprimentos Necessários:

Bíblias, atributo anterior dos cartazes de Deus, um grande pedaço de papel com as palavras DEUS ESTÁ CONNOSCO escrito nele, uma imagem do tabernáculo. verso chave (Salmo 46: 7) impresso em um pedaço de papel, papel em branco e marcadores ou lápis de cor para cada criança do grupo.

Esboço da lição:

REVIEW Lições anteriores:

Peça a uma das crianças do grupo para lembrar o que você está aprendendo este ano. Lembre-os de que a cada semana estaremos olhando a Bíblia para responder à pergunta … “Você pode me dizer como é Deus?” E estará aprendendo uma das muitas verdades sobre Deus que vemos em Sua Palavra.

Reserve alguns minutos para revisar os atributos que você aprendeu anteriormente. Peça às crianças que se revezem para contar seu atributo favorito sobre Deus que aprenderam este ano. Dê tempo para vários deles compartilharem antes de passar para o atributo desta semana.

  • Deus é Todo-poderoso= Ele tem poder absoluto ou é todo poderoso
  • Deus é o Alfa e Ómega= Ele é o começo e o fim, o primeiro e o último
  • Deus é Impressionante = Ele inspira espanto e assombro
  • Deus é Compassivo = Ele mostra uma profunda preocupação por seu povo e um desejo de satisfazer suas necessidades
  • Deus é o Entregador = Ele é o salvador ou salvador
  • Deus é Exaltado = Ele é nobre, elevado e elevado
  • Deus é Fiel = Ele é confiável, confiável, fiel à Sua Palavra e cumpre suas promessas
  • Deus Perdoa = Ele concede perdão e cancela a dívida do pecado
  • Deus é Glorioso = Ele é cheio de glória (louvor, honra e distinção)
  • Deus é Boa = moralmente excelente, virtuoso ou justo
  • Deus é Gracioso = misericordioso, benevolente, gentil e compassivo
  • Deus Guias Seu Povo = Ele lidera, acompanha, auxilia e dá direção / orientação
  • Deus Cura = tornar saudável e inteiro e livre de doenças
  • Deus é piedosos = Ele é sem pecado, perfeito e separado
  • Deus é nosso Esperança = Ele é Aquele em quem nossas expectativas estão centradas
  • Jesus é Emanuel = Deus conosco
  • Deus é Juiz = Ele é aquele que governa e julga os outros
  • Deus é Somente = Ele é Aquele que é justo e faz o que é certo
  • Deus é Rei dos Reis e Senhor dos Senhores Ele é Aquele que governa os governantes
  • Jesus é o Cordeiro sem defeito Ele é o sacrifício perfeito para o pecado
  • Deus é Ame = Deus tem carinho terno e carinhoso pelo Seu povo
  • Deus é Majestoso = Deus é imponente, real, grandioso e elevado
  • Deus é Misericordioso = Deus é cheio de compaixão, compaixão e graça imerecida e amor por outro
  • Deus é Onipotente = Ele é onipotente ou infinito em poder
  • Deus é Onipresente = Ele está em todo lugar o tempo todo
  • Deus é Onisciente Ele sabe tudo
  • Deus é Um = o único deus
  • Deus Protege Seu povo = ele defende, guarda, cobre e protege seu povo
  • Deus é Íntegro Ele está sempre certo e sempre faz o que é certo
  • Deus é o rock = sólido, forte e oferecendo proteção
  • Deus fornece o PERFEITO SACRIFÍCIO para o pecado = Jesus é o presente ou pagamento que pagou pelo nosso pecado
  • Deus Salva = para resgatar do perigo
  • Deus Pastores Seu povo = Ele cuida, protege e cuida de Seu povo
  • Deus é um Escudo= Ele esconde, esconde e protege o seu povo (através do sangue de Jesus)
  • Deus é Soberano = Ele governa tudo
  • Jesus é o Um mediador = Ele é o único que fica entre (nós e Deus) e traz julgamento
  • Deus é Fidedigno = Ele é confiável, confiável, honesto e fiel
  • Deus é Verdade = fato, confiável, não falso de qualquer maneira
  • Deus é Imutável = Ele não pode ser movido, ele não muda
  • Deus é Sensato = Ele é capaz de discernir o que é certo ou verdadeiro

ENSINAR – COM EUA:

Apresente a verdade de que Deus está conosco, perguntando às crianças que estão com elas agora mesmo. Eles devem nomear algumas pessoas na sala. É um conceito simples e eles provavelmente vão rir de você, mas perguntar se eles podem estar com alguém que está em uma sala diferente, ou em um país diferente ou que viveu em um horário diferente. Obviamente, só podemos estar com as pessoas que estão fisicamente presentes conosco. Há uma parede nos separando das pessoas na sala ao lado, há distância nos separando das pessoas em outros países e há tempo nos separando das pessoas que viveram na história.

Então, pergunte com quem Deus está, ou se Ele está conosco. Apresente este conceito falando sobre vários lugares da Bíblia onde vemos Deus com o Seu povo. Explique que desde o princípio que Deus esteve com o Seu povo, mas de maneiras diferentes. Peça a alguém para lembrar-lhe como Deus estava com o Seu povo no jardim (Ele andou no jardim com eles). Então, pergunte o que mudou o relacionamento entre Deus e Seu povo. Explique que, por causa do pecado, Deus teve que separar Seu povo de Si mesmo porque Ele é santo. Explique aos alunos que, em nossa história, veremos como Deus pôde estar com Seu povo, mas ainda estar separados Dele por causa do pecado e que mais tarde veremos como a separação entre Deus e Seu povo terminou por meio de Jesus.

Hoje estamos falando sobre a verdade Deus está connosco. A principal maneira de falarmos dessa verdade é através de uma história no Antigo Testamento que mostra como Deus estava tanto com o Seu povo quanto separado do Seu povo ao mesmo tempo – no tabernáculo.

Nós podemos ler sobre o tabernáculo em Êxodo 25-40 e pode ver que Deus deu todos os detalhes de como eles deveriam construir sua “tenda” para que Ele pudesse viver entre eles.

Apresente a história da manhã dando uma rápida revisão da linha do tempo da Bíblia. Deus fez o mundo, pessoas pecaram, Deus as expulsou do jardim, pessoas pecaram, Noé, pessoas pecaram, Deus escolheu Abraão, Isaque nasceu, então Jacó e Esaú, então Jacó teve 12 filhos, José foi vendido como escravo no Egito por seus irmãos, 400 anos se passaram, o povo de Deus era escravos no Egito, Deus escolheu Moisés e o enviou para resgatar Seu povo, pragas, páscoa, Deus abriu o mar, agora as pessoas estão no deserto a caminho da terra prometida sendo conduzida por Moisés … Moisés sobe na montanha e encontra-se com Deus, Deus lhe dá os 10 mandamentos e lhe dá instruções para construir uma tenda especial chamada tabernáculo.

A história contar do tabernáculo de Êxodo 25-40 em suas próprias palavras, destacando os seguintes pontos:

  • Deus deu instruções específicas para a construção do tabernáculo e eles tiveram que seguir Seu plano. O tabernáculo deveria ser colocado no meio do acampamento cercado por todas as tribos de Israel.
  • Certas pessoas foram escolhidas para construir o tabernáculo. (mostre fotos se você puder encontrar algumas)
  • Ao redor do tabernáculo havia um grande pátio onde as pessoas vinham oferecer seus sacrifícios a Deus e no pátio havia uma tenda, essa tenda era onde Deus tabernava (ou morava) com o Seu povo.
  • O tabernáculo foi dividido em duas partes – o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo e as duas partes foram divididas por uma cortina.
  • Dentro do Santíssimo Lugar estava a arca da aliança que era uma caixa de madeira especial projetada por Deus para guardar os 10 mandamentos e acima da arca é onde Deus se encontraria com o Seu povo.
  • Somente uma vez por ano um padre podia entrar no lugar mais sagrado. A cortina separou o Santo Deus de Seu povo pecador e foi um lembrete de Sua santidade e nossa pecaminosidade.
  • Em Êxodo 40, depois que todo o tabernáculo foi montado, uma nuvem cobriu o tabernáculo e a glória do Senhor encheu o tabernáculo. Este foi um sinal físico da presença de Deus com o Seu povo.
  • O tabernáculo era como Deus podia viver entre o Seu povo pecador, sem estar na presença do seu pecado.

Para ilustrar a ideia de estar no meio ou com pessoas, mas ainda separadas, coloque uma pequena tenda no meio da sala. Mande alguém entrar na tenda e o resto das pessoas fique do lado de fora. Saliente que eles ainda podem falar uns com os outros e ainda estão juntos, mas que as pessoas do lado de fora não podem ver ou tocar a pessoa do lado de dentro.

DEFINIR E LEMBRAR:

Para ajudar as crianças a lembrar essa verdade sobre Deus, reserve alguns minutos para definir o atributo.

COM EUA = AQUI, PRESENTE, ENVOLVIDOS EM NOSSAS VIDAS

Como os movimentos e ações ajudam as crianças a lembrar, escolha uma ação para CONOSCO. Um bom movimento pode ser colocar o braço ao redor da pessoa ao seu lado.

VERSO DA MEMÓRIA:

DIZER: “Esta manhã estamos falando sobre a verdade de que Deus é conosco. Em toda a Bíblia, vemos Deus com o seu povo de maneiras diferentes em momentos diferentes. Algumas vezes Ele estava certo com o Seu povo e algumas vezes Ele foi separado do Seu povo por causa do pecado ”.

Leia o verso da memória (Salmo 46: 7) algumas vezes juntos e fazer o movimento para nós.

CONEXÃO CRUZADA:

Lembre às crianças como você começou a lição pensando em como Deus viveu com o Seu povo em diferentes momentos da história. Lembre-os de que, após o primeiro pecado, Deus separou o Seu povo de Si por causa do pecado e os lembrou como você vê essa separação no tabernáculo. Fale sobre como esta separação continuou através do resto do Antigo Testamento – no tabernáculo e no templo em Jerusalém, Deus estava com o Seu povo, mas sempre havia uma cortina separando Deus do Seu povo. Então, em João 1:14 lemos: “O Verbo (Jesus) se fez carne e os fez morar (habitados) entre nós”. Algo estava mudando, Deus havia chegado ao tabernáculo com Seu povo na carne. Mas, embora Jesus estivesse fisicamente lá com o Seu povo, ainda havia alguma separação. Algo ainda precisava ser feito para remover a separação entre Deus e o homem. Deus ainda era santo e o homem ainda estava separado, então eles não poderiam estar juntos. Quando Jesus estava na cruz (Mateus 27: 50-51) e morreu pelo pecado de Seu povo, a separação terminou. Naquele momento, quando Jesus morreu e o pecado foi pago, a cortina do templo foi rasgada de cima para baixo. Jesus abriu o caminho para o homem pecador estar na presença do Santo Deus. Agora, crendo em Jesus, podemos viver com Deus e saber que Deus está conosco.

REVEJA:

Dê a cada criança um pedaço de papel em branco para fornecer marcadores ou lápis de cor. Incentive-os a escrever a palavra CONOSCO em algum lugar no papel e depois escreva ou desenhe algo para ajudá-los a lembrar-se desse atributo de Deus. Eles poderiam escrever a definição para WITH US ou o verso da memória ou eles poderiam ilustrar a história. Depois de alguns minutos, reúna o grupo e dê às crianças tempo para compartilhar o que desenharam ou escreveram.

ORAÇÃO:

Ore para que as crianças do grupo passem a conhecer Deus mais e mais a cada semana através deste estudo e que eles se lembrem de que todos nós somos pecadores que precisam ser salvos e que eles se voltariam para esse bom Deus para a salvação. Graças a Deus por enviar Jesus à terra para estar com o Seu povo.

O post God is With Us (Êxodo 25-40) Lição nº 41 em O que é Deus? apareceu primeiro em Ministry-To-Children.



Source link

Receba Estudos Bíblicos Diretamente no Seu Email! É Grátis!

Estamos com o PROPÓSITO de escrever um artigo POR DIA sobre um livro da bíblia. 

SE INSCREVA E RECEBA PALAVRAS DE BENÇÃO!

 

Equipe Blog de Crente

O Blog de Crente surgiu de duas necessidades: Ampliar o alcance do evangelho de Jesus Cristo e ser uma opção de estudos bíblicos e qualidade e enriquecedores.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *