As pragas do Egito: O que a Bíblia nos diz

AS 10 pragas do Egito, Estudo sobre as 10 pragas do Egito
As pragas do Egito. Quinta Praga morte dos rebanhos.

As 10 Pragas do Egito são uma das cenas mais dramáticas da Bíblia se desenrola em um confronto entre Deus e um faraó egípcio, resultando em 10 pragas de pesadelo. A nação hebraica que Deus formou para adorá-lo e representá-lo foi escravizada no Egito, e ele estava exigindo sua libertação através de seu servo, Moisés.

Enquanto o faraó continua a resistir a Moisés, Deus inflige no Egito uma série de pragas. À medida que o impasse se prolonga, as pragas do Egito se tornam mais severas, eventualmente aumentando até a morte de todos os primogênitos do Egito.

Por que Deus escolheu as pragas que ele fez? E por que ele endureceu o coração de Faraó, assegurando que o Egito experimentasse toda a série de pragas do Egito? Estas são algumas das perguntas que o Dr. Gary E. Schnittjer, professor do Antigo Testamento na Cairn University, aborda em seu curso on-line, The Torah Story . O seguinte post é adaptado de seu material didático.

O que podemos aprender das 10 pragas do Egito?

O conflito entre Deus e a rebelião humana está à vista na história do êxodo. Moisés falou a palavra de Deus, e Faraó resistiu e desafiou a vontade de Yahweh. O Criador respondeu com terrores cosmológicos, um após o outro, até que ele realizou seus propósitos.

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


A conta das pragas contém vários itens que precisam de atenção cuidadosa:

  • A justificativa para as pragas do Egito é um tema recorrente. Por causa da repetição, e também à luz de como essas passagens apresentam o caráter e os caminhos de Deus, as razões relatadas para os sinais e julgamentos são de primeira importância.
  • A questão do endurecimento do coração do Faraó continua sendo um exemplo clássico do enigma do relacionamento de Deus com os seres humanos. No relato das nove primeiras pragas do Egito, o autor ilumina a história da alma do faraó entre cada um dos julgamentos.

Foram as 10 pragas dirigidas aos deuses egípcios?

Por que Deus usou essas pragas contra os egípcios? Alguns intérpretes bíblicos vêem as dez pragas do Egito como dirigidas contra dez deuses egípcios, efetivamente embaraçando-as e derrotando-as.

DEUSES EGÍPCIOS CONTRA OS QUAIS AS PRAGAS ERAM POSSIVELMENTE DIRIGIDAS

Nilo ao sangueHapi (também chamado Apis), o deus do touro, deus do Nilo; Ísis, deusa do Nilo; Khnum, ram deus, guardião do Nilo; outras
RãsHeqet, deusa do nascimento, com uma cabeça de sapo
MosquitosSet, deus das tempestades do deserto
MoscasRe, um deus do sol; Uatchit, possivelmente representado pela mosca
Morte do gadoHathor, deusa com uma cabeça de vaca; Apis, o deus do touro, símbolo da fertilidade
FerveSekhmet, deusa com poder sobre a doença; Sunu, o deus das pestilências; Ísis, deusa da cura
SaudarNut, a deusa do céu; Osiris, deus das colheitas e fertilidade; Set, deus das tempestades do deserto
GafanhotosNut, a deusa do céu; Osiris, deus das colheitas e fertilidade
TrevasRe, o deus do sol; Hórus, um deus do sol; Nut, uma deusa do céu; Hathor, uma deusa do céu
Morte do primogênitoMin, deus da reprodução; Heqet, deusa que atendia mulheres no parto; Ísis, deusa que protegia crianças; Filho primogênito do Faraó considerado um deus

Esta leitura infere que Deus estava demonstrando sua supremacia acima das divindades dos opressores politeístas de Israel. Eu concordo parcialmente com esta leitura.

O Pentateuco suporta a visão de que Deus desafiou ou derrotou os deuses dos egípcios em geral:

  • Referindo-se à décima praga, Deus disse: “Naquela mesma noite, passarei pelo Egito e destruirei todos os primogênitos – tanto homens como animais – e trarei juízo sobre todos os deuses do Egito ” (Êxodo 12:12).
  • Refletindo sobre o êxodo como um todo, Moisés declarou: “Quem entre os deuses é como tu, ó Senhor?” (15:11).
  • Além disso, “Moisés disse ao sogro sobre tudo o que o Senhor tinha feito ao faraó e aos egípcios por amor de Israel … [Jetro] disse: ‘Louvado seja o Senhor, que te livrou das mãos dos egípcios e do faraó, e quem resgatou o povo da mão dos egípcios. Agora eu sei que o Senhor é maior do que todos os outros deuses , porque ele fez isso com aqueles que trataram Israel arrogantemente ”(18: 8, 10–11).
  • Mais uma vez, “Eles marcharam corajosamente à plena vista dos egípcios … pois o Senhor tinha julgado os seus deuses ” (Núm. 33: 3–4, grifo em todas as passagens).

INTERPRETANDO A HISTÓRIA DA PESTE COM DISCRIÇÃO

O fato de que Deus derrotou os deuses dos egípcios em geral, no entanto, não dá aos intérpretes permissão para ler na narrativa uma lista específica por golpe das supostas divindades que Yahweh derrotou. Há problemas históricos em correlacionar cada praga com uma antiga divindade egípcia em particular. Muitos dos deuses e deusas tinham múltiplas funções ou responsabilidades, tornando difícil saber qual divindade estava sendo atacada por um determinado sinal.

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


Além disso, de acordo com nosso conhecimento atual, muitas divindades egípcias eram adoradas apenas em certos locais e algumas apenas em certos momentos. Não havia nenhum grupo de antigos egípcios ou israelitas – até onde sabemos – que pudesse ter correlacionado as dez pragas do Egito contra dez deuses egípcios em particular.

Mais significativamente, a narrativa em si não faz menção de qualquer julgamento individual sendo direcionado para qualquer deus em particular. Cada uma das passagens citadas sobre as pragas do Egito e os deuses são generalizações. Por razões históricas e literárias, parece melhor levar nossas pistas para o significado das pragas do Egito do relato bíblico em si.

Como devemos entender as dez pragas?

Quatro passagens apresentam explicações explícitas para os julgamentos. As explicações em 4: 21-23 e 6: 1-9 enfocam as razões para a libertação, ainda que por meio de sinais de julgamento, e aquelas em 6: 26-7: 7 e 9: 14-16 apontam as razões para as próprias pragas do Egito.

Essas interpretações dos terríveis juízos de Deus estão embutidas na própria história e oferecem ao leitor o significado teológico das pragas do Egito. A interpretação narrativa dos sinais contra os egípcios revela o significado da ira de Deus e explica parcialmente a próxima grande questão sobre o endurecimento do coração de Faraó.

Deus explicou sua intenção de matar o filho de Faraó como o clímax e a última praga. Os leitores, mesmo na primeira leitura, antecipam o julgamento final e percebem que Deus não vai parar até matar o filho do faraó.

RESUMO DO FUNDAMENTO PARA A LIBERTAÇÃO DE ISRAEL DO EGITO POR PRAGAS

Razões para o livramento por pragas

Êxodo 4: 21–23Deus mataria o filho de Faraó porque ele se recusaria a libertar o filho de Deus, Israel, mesmo depois de muitas maravilhas.
Êxodo 6: 1–9Moisés e o povo puderam ver o poder de Deus; por causa da palavra de Deus aos antepassados ​​hebreus; Deus tomaria Israel como sua possessão.

Razões para as pragas

Êxodo 6: 26-7: 7 Os egípcios saberiam que o Senhor é Deus.

Êxodo 9: 14–16

Deus queria demonstrar sua singularidade.

A própria Bíblia explica a razão das pragas:

“Então disse o Senhor a Moisés: Quando voltares para o Egito, vês que executas diante de Faraó todas as maravilhas que eu te dei poder para fazer . Mas vou endurecer seu coração para que ele não deixe o povo ir. Então diga a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho primogênito, e eu te disse: Deixa ir meu filho, para que ele me adore. Mas tu recusaste deixá-lo ir; então eu vou matar seu filho primogênito. ” ‘(4: 21-23)

A principal razão para o endurecimento de Deus do coração de Faraó, de acordo com essa passagem, era para realizar todas as pragas do Egito e escalar o confronto até o ponto em que Deus mataria o filho de Faraó. Esta explicação se encaixa com a terceira razão na segunda explicação – Deus usaria o êxodo para reivindicar Israel como sua possessão (6: 7).

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


Deus queria que os israelitas e os egípcios vissem seu poder (Êxodo 6: 1; 7: 5). Esse poder manifestado nos sinais do julgamento revelou tanto sua fidelidade à sua palavra quanto sua singularidade (6: 3–5; 9: 14–16).

Javé não estava apenas tentando libertar seu povo da escravidão. Ele poderia ter feito isso com um único ato de ira. Em vez disso, ele escolheu entregar seu povo através das muitas pragas, a fim de mostrar publicamente sua singularidade.

Ele disse:

“Deixe o meu povo ir, para que eles possam me adorar, ou desta vez eu vou enviar toda a força de minhas pragas contra você e contra seus funcionários e seu povo, para que você possa saber que não há ninguém como eu em toda a terra . Pois agora eu poderia ter estendido a minha mão e atingido você e seu povo com uma praga que teria varrido você da terra . ”(9: 13b-15)

É apenas parcialmente correto ver as pragas do Egito como a libertação de Deus de seu povo. Os dez sinais revelaram seu grande poder, sua singularidade e sua fidelidade à sua palavra.

Qual é o significado de endurecer o coração do faraó?

O significado básico da dureza de coração é a teimosia e a rebelião – o oposto da humildade, da fé, de um coração circuncidado, da obediência e assim por diante. A característica perturbadora do coração duro do Faraó é que Deus o endureceu. Para entender o significado do coração endurecido do Faraó, o contexto em que está inserido precisa ser entendido. Assim, precisaremos entender a estrutura das pragas do Egito.

Os dez signos estão dispostos em três conjuntos de três pragas do Egito, escalando em direção à décima praga prevista. O endurecimento do coração do Faraó aparece antes e depois da série de pragas, bem como entre cada um dos julgamentos. A narrativa mostra que o endurecimento de seu coração é a única característica comum a todas as dez pragas. A atenção repetitiva à condição cardíaca do faraó obriga os leitores a ponderar sobre o assunto. O narrador localizou o coração do faraó como a preocupação central da série de julgamentos que levaram à morte de seu primogênito.

A ESTRUTURA DA NARRATIVA DA PESTE NO LIVRO DO ÊXODO

OS SINAIS ANTES DO FARAO
O cajado de Arão tornou-se uma serpente (7: 8-10)Os magos executaram o mesmo sinal, mas o bastão de Arão engoliu os outros (7: 11-12)O coração do faraó tornou-se duro (7:13)
O PRIMEIRO CICLO DE PRAGAS
Primeiro, o Nilo se transforma em sangue (7: 14-25)O Faraó foi avisado no Nilo (7: 14–18) e a água é golpeada com o cajado de Aarão (7: 19–21), transformando todo o Nilo em sangue. Os magos executaram o mesmo sinal (7: 22a), e o “coração de Faraó ficou duro” (7: 22b-25)Segundo – sapos (8: 1-15)Faraó advertiu sobre os sapos (8: 1-4). Arão estendeu seu cajado sobre as águas do Egito (8: 5-6) e a terra estava coberta de rãs. Os magos executaram o mesmo sinal (8: 7). Faraó concordou em deixar o povo ir sacrificar se os sapos fossem levados embora, mas depois “endureceu seu coração” (8: 8-15)Terceiro – mosquitos (8: 16-19)Arão estendeu seu cajado sobre a poeira e se transformou em mosquitos (8.16-17). Os magos falharam em produzir o sinal e reconhecer o poder de Deus (8.18-19), mas o coração de Faraó era “duro” (8.19).
O SEGUNDO CICLO DE PRAGAS
Quarta moscas (8: 20-32)Faraó foi avisado no Nilo em Goshen (8: 20-23). ​​A praga veio (8:24), e o faraó sugeriu que se sacrificassem no Egito por perto, mas depois “endureceu seu coração” (8: 25-32).Quinto – morte do gado (9: 1-7)Faraó advertiu que Deus atacará o rebanho do Egito enquanto protege Israel. (9: 1–5) A praga veio (9: 6) e embora o faraó visse a distinção, seu “coração era inabalável” (9: 7)Sexta – ferve (9: 8-12)Moisés e Arão jogaram poeira no ar e furúnculos se espalharam sobre o povo e o gado (9: 8-10). Os magos não podiam vir diante de Moisés porque eles tinham furúnculos (9:11). “Javé endureceu o coração de Faraó” (9:12)
O TERCEIRO CICLO DE PRAGAS
Sétimo – granizo (9: 13-25)O faraó recebe um aviso matinal (9: 13–21). Moisés estendeu o cajado para o céu e a tempestade começou (9: 22-26). O Faraó “confessou seu pecado” e prometeu deixar o povo sair se o granizo fosse interrompido, mas depois ele endureceu o coração (9: 27–35).Oitavo – gafanhotos (10: 1-20)Faraó é avisado novamente (10: 1-6). Os servos de Faraó lhe pediram que deixasse ir os homens (10: 7), e o faraó sugeriu que somente os homens fossem embora (10: 8–11). Moisés estendeu seu cajado sobre a terra e vieram os gafanhotos (10: 12-15). Faraó “confessou o seu pecado” e pediu que a praga fosse removida, mas depois “o Senhor endureceu o coração de Faraó” (10: 16-20)Nona escuridão (10: 21-29)Moisés estendeu a mão para o céu e as trevas caíram – exceto em Goshen, onde os israelitas estavam (10: 21-23). Faraó concordou em deixar ir todas as pessoas, mas não os animais, mas mais tarde “Yahweh endureceu o coração de Faraó” (10: 24-29)

O primeiro ciclo de pragas do Egito apresenta o uso do cajado e a presença dos magos do faraó. Os magos são capazes de transformar água em sangue e produzir sapos – exatamente o que o Egito precisa! Eles até tentam produzir mosquitos durante uma infestação nacional de mosquitos. Seu fracasso em produzir mosquitos aponta para a incomparabilidade da “magia” de Deus ou poder com a dos feiticeiros de Faraó.

O segundo ciclo apresenta a ausência tanto da equipe quanto dos magos, que só aparecem na narrativa da peste 6 para acentuar humoristicamente a escalada dos julgamentos – eles não podem vir antes de Moisés porque eles mesmos se ferem.

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


O terceiro ciclo novamente apresenta o bastão para as pragas 7 e 8, mas Moisés usa sua mão para a peste 9. A primeira praga em cada grupo vem depois de uma advertência matutina ao faraó. O segundo em cada ciclo apresenta Faraó advertido. A terceira praga em cada ciclo simplesmente vem dos egípcios.

O efeito cumulativo de cada praga no próximo é aparente a partir do aparecimento dos servos do Faraó no relato da peste 8, onde eles imploram a ele que liberte os israelitas (10: 7). Observe também as concessões crescentes que o faraó oferece. É especialmente digno de nota que o Faraó “confessou seu pecado” depois das pragas 7 e 8. Suas confissões não parecem representar arrependimento verdadeiro, mas meras palavras para assegurar as mudanças no mundo físico.

O AUTOR QUER QUE TENHAMOS CONSCIÊNCIA DO CORAÇÃO DO FARAÓ

A questão fundamental das histórias da peste é a série de relatos sobre o coração do Faraó.

Os leitores recebem uma imagem de ultra-som moral da alma de Faraó. O fato de que tanto Faraó quanto Deus são responsáveis ​​pela teimosia do Faraó não é segredo. O autor quer que os leitores vejam esse ponto repetidamente.

É verdade que o faraó endureceu seu próprio coração seis vezes antes de Deus.

Mas é impreciso dizer que Deus meramente confirmou o padrão teimoso do coração do faraó.

Como discutido acima, Deus estava explícito que estava planejando endurecer o coração de Faraó porque queria realizar todos os seus atos de julgamento contra os egípcios (4: 21-23; 9: 14-16). Deus não teve que fazer assim, mas foi assim que ele escolheu. Assim, o significado do endurecimento do coração do Faraó no contexto imediato está relacionado à exibição soberana do poder de Deus. Ninguém deixa os israelitas partirem. Foi Deus quem os tirou do Egito por seus atos de julgamento inspiradores de medo.

Estou atento ao fato, é claro, de não ter respondido a todas as questões envolvidas no endurecimento de Deus do coração de Faraó. Eu acho que o autor estava ciente de como leitores surpreendentes encontrariam a atenção repetida para a assistência de Deus com a obstinação do faraó. O narrador não tentou escondê-lo – exatamente o oposto. Ele queria que fosse impossível para os leitores simplesmente ignorá-lo ou ignorá-lo.

Para explicar o endurecimento de Deus do coração de Faraó por causa do testemunho bíblico da santidade e da bondade de Deus, falta o outro lado – o lado explícito – deste caso. Deus é soberano. Quer os leitores entendam ou não por que ou como, eles podem ler por eles mesmos que julgar o faraó como ele era a prerrogativa de Deus. Ele é Deus Parte disso significa que ele tem o direito e o poder de, com razão e justiça, tornar seu inimigo teimoso a fim de demonstrar seu poder de redimir seu povo escolhido do cativeiro.

Receba Estudos Bíblicos Diretamente no Seu Email! É Grátis!

Estamos com o PROPÓSITO de escrever um artigo POR DIA sobre um livro da bíblia. 

SE INSCREVA E RECEBA PALAVRAS DE BENÇÃO!

 

Equipe Blog de Crente

O Blog de Crente surgiu de duas necessidades: Ampliar o alcance do evangelho de Jesus Cristo e ser uma opção de estudos bíblicos e qualidade e enriquecedores.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *