A visão do cristianismo veio do judaísmo ou do zoroastrismo?


Recentemente no Winston-Salem Journal, Um colunista chamado Earl Crow escreveu um artigo intitulado “Conceito do inferno como castigo eterno é retributivo”. Crow defendeu uma compreensão universalista do inferno, sendo que, eventualmente, todos seriam salvos e que o inferno não era uma realidade verdadeira. Ninguém gosta da noção de inferno, exceto aqueles que têm um complexo sádico. Sejamos francos ao dizer que alguns pregadores pregam no inferno como se preferissem que algumas pessoas fossem para lá. Em contraste, outros, como Crow, são tão insatisfeitos com a noção de inferno que prefeririam negar sua existência. Para negar o mérito de um lugar conhecido como inferno, Crow argumenta que a idéia do inferno é insustentável aos entendimentos bíblicos.

Corvo argumentou seu caso proclamando o seguinte: “O judaísmo não tinha doutrina do inferno… O conceito cristão de um castigo eterno pode ter sido adotado do zoroastrismo… Você pode imaginar um Deus tão vingativo que ele relegaria alguns de seus filhos à queima eterna? … Toda a idéia do inferno é retributiva enquanto Cristo é sobre a redenção… Alguns estudiosos notam que a adição do inferno como punição eterna para os ímpios foi acrescentada por São Jerônimo… as traduções podem dar interpretações diferentes ”(Crow 2015). Este argumento irá abordar os vários argumentos que Crow apresenta e irá demonstrar que seus argumentos são infundados e encontrados em falta.

O primeiro argumento do corvo: O judaísmo (OT) possui uma doutrina do inferno?

Crow primeiro argumenta que o judaísmo não possuía uma doutrina do inferno. Ele está correto? Bem sim e não. O Antigo Testamento não apresenta uma doutrina tão completa quanto a do Novo Testamento. O estado intermediário de um céu e inferno não foi claramente definido no Antigo Testamento como no Novo Testamento. O conceito de Sheol (hebraico para o lugar dos mortos) era um lugar onde todos os indivíduos mortos viviam, tanto bons quanto maus. No entanto, como R. P. Lightner argumenta, “Jacó, na morte, desceu ao Sheol (Gn 37:35), mas o mesmo aconteceu com os iníquos Coré e Datã (Nm 16:30). Tal ensinamento levou à visão de que o Sheol tinha dois compartimentos – um nível superior e um inferior. Acredita-se que Cristo libertou os justos no nível superior no tempo de sua ressurreição (Efésios 4: 9-10; 1 Pedro 3:19) ”(Lightner 2001, p. 548). O argumento de Lightner é apoiado por declarações como “Abraão deu seu último suspiro e morreu em boa velhice, um homem velho cheio de anos e foi reunido ao seu povo” (Gênesis 25: 8).[1] A visão de dois compartimentos do Sheol é apoiada pela Parábola do Rico e pelo Lázaro de Jesus em Lucas 16: 19-31.

Enquanto o estado intermediário do inferno não é tão explícito quanto essa doutrina está no Novo Testamento, o Antigo Testamento é claro que na ressurreição alguns experimentarão uma eternidade da maldição de Deus. Na verdade, o profeta Isaías – e note que há boas razões para sustentar que um escritor escreveu o livro, embora possa ter sido editado por redatores – escreve uma forte mensagem relativa à existência de um inferno em que após o julgamento de Deus é entregue que eles sairão e olharão os cadáveres dos homens que se rebelaram contra mim. Porque o seu verme não morrerá, o seu fogo não se extinguirá, e serão uma repugnância para toda a carne ”(Isaías 66:24). Note que as frases “verme não morrerão” e “seu fogo não será apagado” denotam um estado eterno para tais indivíduos. Portanto, a conclusão é simples: a doutrina do inferno pertence ao judaísmo do Antigo Testamento tanto quanto no Novo Testamento. Jesus apresentou uma compreensão completamente judaica referente a Deus, a vida após a morte e coisas semelhantes. Os fariseus e os essênios mantinham a idéia da vida após a morte, ressurreição, anjos e coisas semelhantes, tanto quanto Jesus.

O segundo argumento do corvo: O conceito do inferno foi emprestado do zoroastrismo?

A seção anterior demonstrou que o cristianismo tirou sua idéia de céu e inferno do judaísmo e não do zoroastrismo. O zoroastrismo era uma religião dualista persa que era provavelmente uma religião do estado que o judaísmo poderia ter encontrado durante o exílio. Poderia o cristianismo ter aceitado os dogmas do zoroastrismo em sua doutrina? Não é provável, de acordo com o estudioso bíblico N. T. Wright. N. T. Wright, um erudito do Novo Testamento, ex-professor em Cambridge, e ex-bispo de Durham, observa que as pessoas procuraram ligar a mensagem do cristianismo referente à ressurreição ao zoroastrismo, assim como Crow faz para o conceito de inferno. Mas, Wright denota, tomando emprestado de John Day, que “já que Daniel, o principal expoente bíblico da doutrina, está claramente ecoando não apenas Isaías, mas também Oséias, isso leva a corrente de pensamento para trás de qualquer provável influência da Pérsia; e que, quando Ezequiel fala dos mortos sendo levantados de seus túmulos, isso não pode ser relacionado ao zoroastrismo, já que os persas expuseram, em vez de enterrar, seus mortos ”(Wright 2003, 125). Alguns poderiam até argumentar que uma referência explícita à ressurreição e uma referência implícita à vida após a morte são mencionadas em Jó 19:25. Jó é considerado por muitos como o livro mais antigo de toda a Bíblia.

Terceiro Argumento do Corvo: Você pode imaginar que um Deus de amor é vingativo?

Enquanto os dois primeiros argumentos, assim como seu quinto argumento, lidam com argumentos históricos contra a crença em um lugar chamado inferno, o terceiro e quarto argumentos são de natureza teológica. Crow queries, "Você pode imaginar um Deus tão vingativo que ele relegaria alguns de seus filhos para o fogo eterno" (Crow 2015)? Crow parece mesmo se opor a tal conceito contra a Constituição dos Estados Unidos dizendo que “Mesmo a Constituição dos Estados Unidos proíbe punições cruéis e incomuns” (Crow 2015). Eu acho um pouco estranho que Crow aparentemente restringisse Deus por um documento humano conhecido como a Constituição dos Estados Unidos. Antes que alguém afirme, não é isso que você está fazendo com a Bíblia, eu observaria que os cristãos evangélicos sustentam que a Bíblia é a revelação de Deus para a humanidade – em outras palavras, o que Deus nos fala sobre si mesmo.

Com isto dito, é um triste comentário pensar que a justiça e a santidade foram atribuídas à vingança. Eu responderia a essa acusação com uma pergunta. Digamos que uma pessoa tenha sido acusada de assassinar toda a sua família. O homem tomou o tempo para matar sua esposa e matar seus filhos. A evidência de tal crime era tão forte que o marido matou sua família, pois a investigação terminou quase antes de começar. O homem é considerado culpado. O juiz julgando o caso do homem seria visto como um bom juiz se o juiz simplesmente dissesse: “Bem, eu amo você. Eu vou deixar você ir livre e matar de novo ”? Claro que não!!! Deus não é apenas um Deus amoroso, mas Deus também é santo e justo. Se uma pessoa não se arrepende (o que significa que a pessoa não está arrependida de sua culpa), então que tipo de Deus seria se ele simplesmente permitisse que pecadores não arrependidos entrassem em seu céu? O céu de Deus preparado para o arrependimento se tornaria um inferno para todos se Deus simplesmente permitisse a todos – mesmo aqueles que não se arrependessem – em seu céu. Lembre-se, o céu é Deus para dar. Pertencente aos filhos de Deus, Jesus diz aos seus condenados: “Aquele que é Deus ouve as palavras de Deus. Portanto, você não os ouve, porque você não é de Deus ”(João 8:47, MEV).[2]

Quarto argumento do corvo: Pode um inferno retributivo coexistir com um salvador redentor?

Este argumento é fácil de desmontar. Crow escreve que “Toda a idéia do inferno é retributiva enquanto Cristo é sobre a redenção” (Crow 2015). Se é assim, então o que Cristo veio para redimir a humanidade? Se Cristo veio para redimir a humanidade do pecado, então e aqueles que recusam o perdão de Cristo? O Evangelho de João diz isso da melhor forma: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16, MEV).

Quinto argumento do corvo: A idéia de inferno foi acrescentada ao texto bíblico por São Jerônimo?

O quinto argumento de Crow é tão inatamente errôneo que é surpreendente que tenha sido publicado. Crow argumenta que “Alguns estudiosos notam que a adição do inferno como castigo eterno para os ímpios foi acrescentada por São Jerônimo, que no século IV foi comissionado pelo Papa Damasco I para criar uma tradução latina” (Crow 2015). QUE?!? São Jerônimo nasceu por volta de 347 dC É verdade que Jerônimo traduziu os textos gregos de seus dias para o que é conhecido como o latim Vulgata No entanto, Jerome traduzido de textos gregos bíblicos previamente conhecidos. A Vulgata foi concluída em torno de 405AD. Aqui, deve-se entender que mais de 6.000 manuscritos do Novo Testamento foram descobertos e dataram de 3 séculos após os eventos que registraram. Talvez algumas das descobertas mais intrigantes sejam códices do Novo Testamento completos ou quase completos (antigos livros gregos). O Codex Sinaiticus datado de 325-330 dC, o Codex Alexandrinus datado por volta de 400 dC e o Codex Vaticanus datado de 300 a 325 dC fornecem documentação completa para o Novo Testamento, com quase um século antes da Vulgata de Jerônimo. Esses documentos fornecem o conceito de inferno? Certamente!!! De fato, a maioria das traduções modernas (por exemplo, NIV, ESV) usam esses textos antigos para a base de suas traduções. Assim, o argumento de Crow está ridiculamente errado.

O sexto argumento do Crow: As traduções prejudicam a doutrina bíblica do inferno?

cabeça no teclado

Neste ponto, você pode ouvir o som da minha cabeça batendo contra um teclado. Como é que as traduções abafam ensinamentos claros sobre o inferno? Apocalipse 20:15 fornece um claro ensinamento sobre o inferno. O ESV lê, "E se o nome de alguém não foi encontrado escrito no livro da vida, ele foi jogado no lago de fogo" (Apocalipse 20:15). A NIV diz: "Qualquer um cujo nome não foi encontrado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo" (Apocalipse 20:15, NVI).[3] Outra tradução diz: "E se o nome de alguém não foi encontrado escrito no livro da vida, ele foi jogado no lago de fogo" (Apocalipse 20:15, NASB).[4] Uma tradução mais antiga diz: "E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo" (Apocalipse 20:15).[5] Uma das mais novas traduções no mercado diz: "Qualquer um cujo nome não foi encontrado escrito no Livro da Vida foi lançado no lago de fogo" (Apocalipse 20:15, MEV). Então me diga, como uma tradução pode dar a oportunidade de descartar o ensino bíblico do inferno?

Conclusão

O inferno não é um assunto agradável. De fato, o inferno é tão desconfortável que muitos transformaram a mera menção do inferno em uma palavra de maldição. No entanto, é preciso enfrentar a realidade do inferno. Muitos acusam a Deus de não ser amoroso por permitir tal existência. Contudo, tem sido demonstrado que um Deus santo deve permitir tal lugar devido à falta de arrependimento encontrada nos corações de muitos. No entanto, vamos inverter isso por um momento. Quão amoroso é para uma pessoa negar a existência de um lugar que tem sido tão claramente ensinado nas Escrituras? Quão amoroso é para coagir os outros a viver como se o inferno não fosse uma realidade? Jesus foi o professor mais amoroso e ainda o mais forte a pisar no planeta. Jesus falou no inferno um pouco. Por que Jesus ensinou sobre o inferno? Jesus fez isso porque ele amava tanto as pessoas que ele não queria vê-las indo para lá. Mas entenda isso: você não precisa ir para o inferno. Jesus te ama tanto que ele está disposto a levá-lo onde você está, independentemente do que você tenha feito, e perdoá-lo, mudá-lo e moldá-lo em uma pessoa muito melhor enquanto oferece a você o maior presente do mundo: redenção do inferno e admissão no céu. Qual será a sua resposta à sua oferta?

Fontes citadas

Corvo, Earl. "Conceito do inferno como castigo eterno é retributivo." Jornal Winston-Salem (18 de julho de 2015). Acessado em 26 de julho de 2015. http://www.journalnow.com/news/local/everyday-religious-questions-concept-of-hell-as-eternal-punishment-is/article_23d037c2-2cef-11e5-a98a-d70a1e5aab67. html.

Lightner, R. P. "Inferno". Dicionário Evangélico de Teologia. 2nd Edição. Editado por Walter A. Elwell. Grand Rapids: Baker Academic, 2001.

Wright, N. T. A ressurreição do Filho de Deus. Minneapolis: Fortress Press, 2003.

© 26 de julho de 2015. Brian Chilton.

[1] Salvo indicação em contrário, todas as Escrituras neste artigo vêm do Versão padrão inglesa (Wheaton: Crossway, 2001).

[2] Escrituras marcadas MEV vêm do Versão Inglesa Moderna (Lake Mary, FL: Passio, 2014).

[3] Escritura marcada NIV vem de A nova versão internacional (Grand Rapids, MI: Zondervan, 2011).

[4] Escritura marcada NASB vem do Nova Bíblia Padrão Americana: Atualização de 1995 (LaHabra, CA: The Lockman Foundation, 1995).

[5] Escritura marcada KJV vem de A Bíblia Sagrada: King James Version, Edição eletrônica da versão 1900 autorizada. (Bellingham, WA: Logos Research Systems, Inc., 2009).



Source link

Receba Estudos Bíblicos Diretamente no Seu Email! É Grátis!

Estamos com o PROPÓSITO de escrever um artigo POR DIA sobre um livro da bíblia. 

SE INSCREVA E RECEBA PALAVRAS DE BENÇÃO!

 

Equipe Blog de Crente

O Blog de Crente surgiu de duas necessidades: Ampliar o alcance do evangelho de Jesus Cristo e ser uma opção de estudos bíblicos e qualidade e enriquecedores.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *