A santidade de Deus (Levítico 11: 44-45)


Nós temos olhado os atributos de Deus. Um atributo particular que deve ser discutido quando consideramos os atributos de Deus é o da santidade de Deus. Santidade significa que Deus é separado. Em Levítico 11:44, Deus diz ao povo de Israel: “Eu sou o Senhor vosso Deus. Portanto, consagre-se e seja santo, porque eu sou santo. Você não deve se contaminar com qualquer coisa que se arrasta no chão. Porque eu sou o Senhor, que te fiz subir da terra do Egito para ser o teu Deus. Portanto serás santo, porque eu sou santo ”(Levítico 11: 44-45, ESV). Como a santidade de Deus é exibida e, portanto, conhecida? Encontramos quatro maneiras pelas quais a santidade de Deus é exibida.

1. A santidade de Deus é exibida através de sua EXCLUSIVIDADE (“o SENHOR”; Êxodo 15:11).

Deus, falando através de Moisés, lembra a todos que “eu sou o SENHOR”.[1] O nome pessoal de Deus é o termo hebraico “יהוה(Yahweh) Este nome pessoal é normalmente traduzido pelo termo todo em maiúsculas “SENHOR”. O nome pessoal de Deus significa literalmente “eu sou o que eu sou”. Termado de outro modo, significa “o Existente”. Moisés pergunta: “Quem é como tu entre os deuses, ó SENHOR? Quem é como tu, majestoso em santidade, admirável em louvores, operando prodígios? ”(Êxodo 15:11) A resposta é ninguém."

Norman Geisler define a santidade, teologicamente, como significando que Deus é “totalmente e totalmente separado de toda a criação e do mal”.[2] Quando falamos da santidade de Deus, estamos reconhecendo o fato de que Ele é o único como Ele mesmo. Ele é o único digno de louvor e adoração. A santidade de Deus significa que Ele é o supremo em todos os sentidos. É por essa razão que os anjos proclamam: “Santo, santo, santo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, quem foi e quem é e quem virá” (Apocalipse 4: 8).

Eu li uma história de um ministro que visitou um de seus membros. A dona da casa tentou impressionar o pastor com sua devoção espiritual, apontando a grande Bíblia na estante. Falando em tom reverente, ela apontou para a Bíblia e disse que amava o livro porque era a Palavra de Deus. Seu filho pequeno interrompeu a conversa e disse: "Se esse é o livro de Deus, é melhor enviá-lo de volta para ele porque nunca o lemos".

Muitas vezes, tentamos dizer a Deus o que queremos e como queremos que Ele trabalhe. No entanto, quando entendemos a grande santidade de Deus, devemos simplesmente dizer: "Aqui estou Senhor, use-me". A exclusividade da santidade de Deus deve nos deixar em grande reverência e admiração.

2 A santidade de Deus é exibida por meio de Sua EXATAÇÃO (“teu Deus”; Sl 99: 9; Isaías 5:16).

Deus diz que Ele é o Deus pessoal do povo. O termo “Deus” é traduzido da palavra hebraica “Elohim”. Elohim indica alguém que é grandemente poderoso. Foi usado às vezes de um poderoso governante. Assim, Deus não é apenas o auto-existente, Ele é o soberano exaltado. O salmista escreve: “Exalta o Senhor nosso Deus e adora o seu santo monte, porque o Senhor nosso Deus é santo” (Salmos 99: 9). Isaías também observa que “o SENHOR dos Exércitos será exaltado em juízo, e o Santo Deus se mostrará santo em retidão” (Isaías 5:16). Deus é alto e elevado. Deus é exaltado acima de todas as pessoas e criaturas conhecidas.

Minha graduação na Liberty University era diferente de tudo que eu já vi. 19.432 graduados estiveram presentes, juntamente com 35.000 convidados no Williams Stadium no sábado, 14 de maioº, 2016. Durante todo o serviço, as pessoas deram graças a Deus por levá-los à formatura. O grupo Sounds of Liberty cantou a música “Just Say Amen”. As pessoas estavam de braços erguidos para Deus, exaltando-o e dando a Deus o louvor que Ele merece. De certo modo, é uma figura do grande louvor que acontecerá no céu.

A exaltação da santidade de Deus exige nossa adoração e louvor. Muitas vezes pensamos que nossos problemas são grandes. Mas quando damos a Deus a exaltação que Ele merece, descobrimos que Deus é muito maior que nossos problemas.

3 A santidade de Deus é exibida através da SUA PUREZA ÉTICA (“Eu sou santo”; 2 Co 7: 1).

Deus lembra as pessoas que ele é santo. Neste sentido, a santidade de Deus refere-se à sua pureza ética. Wayne Grudem observa que a santidade de Deus se refere a Deus sendo "separado do pecado e dedicado a buscar sua própria honra".[3] A santidade de Deus significa que Ele é o bem absoluto.

Quando vovô morreu, mamãe estava no hospital. Eu disse a ela que ela não iria dirigir para casa, pois ela estava acordada por mais de 36 horas e estava emocionalmente cansada. Enquanto dirigia para o hospital, tive que colocar o controle de cruzeiro porque estava tentado a dirigir mais rápido do que deveria. Mas como eu sabia que estava quebrando a lei dirigindo rápido demais? Fiz porque sabia que a lei dizia que o trecho particular da rodovia era regulado a 100 quilômetros por hora. Eu tive que primeiro conhecer a lei antes que eu pudesse saber o que significava quebrar a lei. Em um sentido semelhante, devemos primeiro conhecer a bondade de Deus antes de podermos conhecer quaisquer aberrações de Sua bondade. O mal é a falta do bem, pois resulta da falta da presença de Deus na sua vida.

A santidade de Deus significa que Ele é o bem absoluto. Não há maldade ou maldade em Deus. Deus é absolutamente puro. Por causa da pureza moral de Deus, podemos confiar que Ele tem nossos melhores interesses em mente. Podemos confiar nEle em seus decretos e em seus decretos. Podemos confiar nEle para fazer o que é certo.

Quando experimentamos a bondade de alguém, devemos desejar trabalhar mais para essa pessoa. Quando eu trabalhava no serviço público, eu tinha um chefe que era muito gentil e outro chefe que era muito cruel. Para o bom chefe, trabalhei muito duro. Para o chefe que era cruel, eu só fiz o que era necessário para fazer a tarefa. Por melhor que Deus tenha sido para nós, devemos desejar trabalhar duro para ele. Devemos desejar que este Deus santo nos purifique e nos faça como Ele mesmo.

4 A santidade de Deus é exibida através de Sua ELIMINAÇÃO DO PECADO (“Consagrar-se”; Sl 78:41; 2 Coríntios 7: 1).

Deus diz ao povo em Levítico para “se consagrar”. A frase vem do termo “qadash”. Qadash significa que alguém é separado, dedicado e dedicado ao Senhor. Deus estava no processo de dar aos sacerdotes e ao povo meios de se separarem para o serviço do Senhor. Mark Rooker observa que o capítulo 11 de Levítico termina com uma “admoestação final para sublinhar a importância de distinguir entre o limpo e o impuro. A razão pela qual os israelitas deviam obedecer às leis dietéticas era que eles deveriam ser santos porque haviam sido redimidos por Deus (11:45). Este chamado à santidade é o clímax do capítulo, pois todos os conteúdos precedentes do capítulo preparam-se para esta admoestação final ”.[4]

A santidade de Deus é para que Ele não possa permanecer na presença do pecado. A santidade de Deus indica que Deus é absolutamente puro e não tem pecado algum. Deus deve fazer algo com o pecado. Deus purificará o pecado ou eliminará o pecador. Deus dá a todos nós a oportunidade de receber a Cristo e ser purificado. Contudo, a expiação de nossos pecados por Deus não significa que Ele nos dá um passe para continuar no pecado. Pelo contrário, significa que Ele nos perdoa nossos pecados e nos purifica de nossos pecados. Se você recebeu a Cristo e não experimentou uma mudança em sua vida, então você realmente não O recebeu. Quando Deus entra em um coração, Ele não o deixa como está. Ele reorganiza, transforma e elimina as coisas que não são sagradas de nossas vidas. Paulo escreve: “Portanto, tendo estas promessas, amados, purifiquemos-nos de toda impureza de carne e espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus” (2 Coríntios 7: 1).

Conta-se a história de um líder da igreja de aparência pomposa que se empenhava em impressionar uma classe de meninos a importância de viver a vida cristã. "Por que as pessoas me chamam de cristão?", Perguntou o homem. Após um momento de pausa, um jovem disse: "Talvez seja porque eles não o conhecem".[5]

Avalie sua vida. Veja se há alguma coisa em sua vida que esteja fazendo você tropeçar. Se assim for, entregue-o ao Senhor. Nós devemos nos purificar porque fomos purificados por um Deus santo.

Conclusão: Eu fui desafiado nos últimos fins de semana. Fim de semana antes, fui desafiado pelo Dr. Ed Hindson, reitor da Escola de Divindade da Liberty University. Ele disse: “Temos a capacidade de alcançar muito mais pessoas do que o próprio apóstolo Paulo. Quando estamos diante do Bema Sede de Cristo (isto é, o Tribunal de Cristo), o que diremos quando Ele nos perguntar: 'O que você fez com os recursos que eu te dei?' Somos obrigados a alcançar indivíduos para Cristo com todos os recursos que nos foram dados. No fim de semana passado, celebramos o legado do meu avô, Odell Sisk. Ao todo, Deus estava me mostrando que temos um grande ministério para fazer no planeta Terra. Deus é um Deus santo. Nós devemos ser um povo santo. Será que vamos causar um impacto para Deus?

© 20 de maio de 2016. Brian Chilton.

[1] Salvo indicação em contrário, todas as Escrituras citadas vêm do Nova Bíblia Americana Padrão (La Habra, CA: Lockman, 1995).

[2] Norman Geisler, Teologia Sistemática (Minneapolis: Bethany House, 2011), 566.

[3] Wayne Grudem, Teologia Sistemática: Uma Introdução à Doutrina Bíblica (Grand Rapids: Zondervan, 1998), 202.

[4] Mark F. Rooker, Levíticovol. 3A, The New American Commentary (Nashville: Broadman e Holman Publishers, 2000), 180.

[5] Evie Megginson, “Um diácono de aparência pomposa…” SermonCentral.com (Março de 2001), recuperado em 20 de maio de 2016, http://www.sermoncentral.com/illustrations/sermon-illustration-evie-megginson-humor-holiness-loveofthedisciples-apologeticsgeneral-1977.asp.



Source link

Receba Estudos Bíblicos Diretamente no Seu Email! É Grátis!

Estamos com o PROPÓSITO de escrever um artigo POR DIA sobre um livro da bíblia. 

SE INSCREVA E RECEBA PALAVRAS DE BENÇÃO!

 

Equipe Blog de Crente

O Blog de Crente surgiu de duas necessidades: Ampliar o alcance do evangelho de Jesus Cristo e ser uma opção de estudos bíblicos e qualidade e enriquecedores.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *