A mensagem da Bíblia – o que Deus quer nos dizer.

voz do que clama no deserto, mensagem da bíblia
mensagem da bíblia

A mensagem da Bíblia é declara logo no início da história da humanidade: Depois que Deus fez todas as coisas “boas”, tudo correu mal como conseqüência do mal que entrou no mundo através do pecado humano. Para que tudo seja corrigido novamente, Deus criou um plano para resgatar a humanidade e o mundo quebrado das corrupções do pecado. Ele disse a Satanás, que primeiro tentou a humanidade a pecar:

Eu porei inimizade entre você e a mulher, e entre seus descendentes e seus descendentes; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (Gn 3:15 )

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


Essas palavras emblemáticas, às vezes chamadas de “Primeiro Evangelho”, são o anúncio inaugural de Deus da solução que ele fornecerá para a situação pecaminosa da humanidade. Eles também estabelecem o tema para o restante das Escrituras. Deste ponto em diante, a grande batalha se desenrola entre a descendência de Satanás (suas forças do mal) e a descendência da mulher (Redentor designado por Deus), e o resultado do conflito é certo: Satanás ferirá o Redentor (“contusão seu calcanhar”). ”), Mas o Redentor trará a Satanás um golpe mortal (“ ele te ferirá a cabeça ”).

Deus graciosamente fornecerá uma libertação divina do dilema humano.

É tudo sobre Cristo

Este tema da provisão graciosa é o contexto de tudo o que se segue na Bíblia. Toda a história e mensagens subsequentes da Escritura são elementos dessa história de desdobramento divino. Cada batalha, fome, doença, traição, escravidão e maldade é a tentativa de Satanás de impedir o trabalho da descendência de Eva que vem para esmagá-lo.

E todo resgate dos fracos, provisão para os necessitados, manutenção de um remanescente, restauração dos quebrantados, proteção dos indefesos, perdão dos pródigos, perdão dos incrédulos, preservação de um povo, aliança com o indigno suprimento de beleza para as cinzas, e misericórdia para o arrependido é uma expressão da graça que culminará na vitória do Redentor divinamente designado.

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


Deus não pretende que esta divina cruzada de redenção meramente nos interesse. Como o apóstolo Paulo escreve: “Tudo o que foi escrito nos dias anteriores foi escrito para nossa instrução, para que, pela perseverança e pelo encorajamento das Escrituras, tenhamos esperança” (Rom. 15: 4). A história, a poesia, os símbolos e as instruções das Escrituras variam muito em estilo, mas não em sua intenção: todos têm a intenção de afetar nossa resposta à vida em nosso mundo decaído.

Embora o mal esteja sempre presente e freqüentemente prevaleça, não devemos nos desesperar. Com uma paciente confiança na providência suprema de Deus, e a certeza das Escrituras de que sua redenção está em andamento, sempre temos esperança.

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


Tal esperança não está em nossa própria força, sabedoria ou bondade, mas no plano e propósitos graciosos de Deus. Isso significa que devemos confiar nele, acreditando que ele irá suprir nossas necessidades. Nossa necessidade mais básica é a segurança espiritual e eterna. É por isso que Jesus disse: “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” ( Marcos 8:36 ).

Nossas almas são tornadas seguras pela nossa união com Cristo através da fé em sua obra redentora ( Gl 2:20 ; Efésios 2: 8-9 ). Toda a Escritura nos aponta para a confiança em Cristo como nosso Redentor.

O próprio Jesus ensinou isso quando, “começando com Moisés e todos os Profetas, ele interpretou para [seus discípulos] em todas as Escrituras as coisas concernentes a ele mesmo” ( Lucas 24:27 ). Anteriormente ele havia explicado que todas as Escrituras “testificam” sobre ele ( João 5:39 ).

Jesus não estava afirmando que cada versículo da Bíblia o menciona (embora muitos obviamente façam isso), mas sim que toda
mensagem da bíblia coordenam sua para revelar a graça de Deus que culmina em Cristo.

Quatro categorias de textos

Todos os textos das escrituras nos dão uma maneira de interpretar o nosso mundo e de compreender o nosso Deus a partir de uma perspectiva redentora. Alguns preveem a vinda de Cristo; alguns nos preparam para entender aspectos de sua natureza ou ministério; alguns refletem a situação humana que requer resgate; e alguns encorajam uma resposta grata e obediente como resultado da redenção de Deus.

Essas quatro categorias podem nos ajudar a ver como passagens que não mencionam especificamente um Redentor ainda revelam sua graça. Por exemplo, o apóstolo Paulo ensina verdades importantes sobre o evangelho em suas discussões sobre a lei. Embora ele nunca negue a importância da obediência, ele confessa que os requisitos justos de um Deus santo sempre estavam além de seu alcance (por exemplo, Gl 2:16 ).

Ninguém é capaz de santidade por seus próprios esforços. O Antigo Testamento diz que até mesmo nossas melhores obras são “como um manto poluído” aos olhos de Deus ( Is 64: 6 ), e no Novo Testamento nosso Salvador ecoa esse tema, declarando que, mesmo quando mantivemos os mandamentos de Deus para o Melhor da nossa capacidade, nossa atitude deve ser que “somos servos indignos” ( Lucas 17:10 ).

Assim, a mesma lei que revela os requisitos da santidade de Deus simultaneamente revela a inevitável realidade de nossa própria iniqüidade. Por causa da grande desproporção entre nossas melhores obras e a justiça de Deus, somos sempre e para sempre incapazes da justiça que nos reconciliaria com um Deus santo. Isso dificilmente parece uma mensagem da bíblia redentora em si. De fato, não teríamos esperança, a menos que Deus fornecesse alguma forma (isto é, alguém) para nos resgatar – e ele faz.

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


Ao revelar a natureza santa do Deus que provê redenção e a natureza finita da humanidade que requer redenção, a lei aponta para a necessidade de um Redentor e prepara o coração humano para buscá-lo. A lei, no entanto, é apenas um aspecto da Escritura que ajuda a materializar a pessoa e a obra de Cristo sem fazer menção explícita a ele. Em última análise, todas as Escrituras estão apontando tanto para nossa necessidade inescapável quanto para a provisão incondicional de Deus de um Salvador.

Graça para Mudança

De modo algum essa mensagem da bíblia sobre a graça que se desdobra diminui nossa responsabilidade de honrar e obedecer a nosso Deus, mas muda as prioridades de nossas interpretações das Escrituras. A maioria das pessoas aborda textos bíblicos com apenas uma pergunta em mente: o que a Bíblia me diz para fazer? Mas se usarmos apenas textos bíblicos para nos dizer o que fazer, estamos, na verdade, apontando para longe da esperança que a Bíblia foi projetada para transmitir.

Muitos textos bíblicos claramente ensinam imperativos morais, mas ensinar ou tentar isolá-los do tema bíblico da graça redentora destrói a esperança. Só o esforço humano é incapaz de satisfazer as exigências de um Deus santo ( Rom. 3:23 ; 1 João 1: 8 ). Simplesmente desafiar a nós mesmos, ou cobrar dos outros, a viver uma vida santa de acordo com todos os padrões da Bíblia, levará ao desespero (“eu não posso fazer isto”) ou ao falso orgulho (“eu posso fazer o suficiente para ser santo”).

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


Ninguém pode servir a Deus sem a permissão de Cristo. Além dele, estamos condenados; além dele não podemos fazer nada ( João 3:18 ; 15: 5 ). Sua graça só nos liberta da culpa e poder do pecado. Liberdade de culpa nos enche com o desejo de honrar a Cristo de acordo com os padrões que ele oferece ( Rm 12: 1-2 ), e a habitação do seu prometido Espírito Santo nos dá o poder para fazê-lo ( 1 João 4: 4 ).

Assim, a graça de Deus fornece nossa motivação e capacidade de servi-lo. Corações cheios de ação de graças por seu amor incondicional não se afastam de seus padrões ( João 14:15 ). Pelo contrário, o amor de Deus nos controla ( 2Co 5:14 ) quando procuramos demonstrar amor àquele que primeiro nos amou ( 1Jo 4:19 ). Tal demonstração de nosso amor por Deus requer instrução nos imperativos da Palavra de Deus. Se o amamos, queremos saber como servir e honrá-lo.

Esse mesmo amor muda os desejos de nossos corações que de outra forma nos levam à tentação ( Tiago 1:14 ). E quando o desejo de pecar diminui em nossos corações, o poder do pecado sobre nossas vidas morre ( Romanos 6:14 ).

Assim, quando ensinamos os imperativos da Bíblia, devemos mostrar também como tais textos revelam a graça que nos motiva e nos capacita a realizar o que Deus nos chama a fazer.

A mensagem da Bíblia sobre a graça não ignora nem minimiza os mandamentos das Escrituras. A graça dá às pessoas quebradas em um mundo arruinado a esperança de um futuro melhor e de vidas melhores. Eles têm um futuro eterno porque a graça de Deus os liberta da culpa do pecado, e eles têm uma vida alegre porque a graça de Deus os livra das garras do pecado. Como esta mensagem da graça de Deus em Cristo domina nossa compreensão da Escritura, nós trazemos glória a Deus servindo a ele, a seus propósitos e a seu povo.

Qual é a mensagem de cada livro da Bíblia?

Frustra-me quando livros e artigos discutem a “teologia” de um livro bíblico apresentando uma lista de motivos paralelos, mas sem mostrar como eles se integram como uma mensagem da bíblia teologicamente coerente. Por isso fiquei encantado em ver que a nova Bíblia da Proclamação da NVI (ed. Lee Gatiss) inclui um resumo de uma frase da mensagem de cada livro da Bíblia.

Eu discordo de muitos desses resumos de uma frase (que são bastante desiguais), mas ainda é útil considerar como os outros articulam as mensagens. Estas são da introdução de cada livro da Bíblia:

Gênesis: O Deus Criador é fiel ao seu pacto promete e redime a humanidade através da linha prometida, apesar de seu pecado e rebelião. (Seulgi Byun)

Êxodo: Confie, obedeça e adore o Deus que redime e faz convênios que está conosco. (Douglas Stuart)

Levítico: O santo Deus santifica o seu povo, chama-o a ser santo e fornece a expiação pelo sangue quando não o é. (Robin Weekes)

Números: Deus nos salvou e, ao viajarmos pelo deserto deste mundo, precisamos continuar a exercer fé para entrar na herança que Cristo assegurou para nós. (Adrian Reynolds)

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


Deuteronômio: O povo de Deus é chamado a responder à salvação de Deus com amor e lealdade, adorando o único Deus verdadeiro no meio das idolatrias culturais e vivendo no meio das nações como uma comunidade moldada em todos os níveis da vida pelo caráter de graça de Deus, a justiça , pureza, compaixão e generosidade. (Chris Wright)

Josué: Deus deu a terra que prometeu e Israel a levou (11,23; 21,43-45). (Liam Goligher)

Juízes: O livro dos Juízes demonstra que, se os israelitas sobreviverem aos dias sombrios da cananização sob os juízes, isso é inteiramente para o crédito do Senhor. (Daniel I. Block)

Rute: O Senhor está comprometido com o seu povo mesmo nos dias mais negros e preservará seu plano de salvação através de um rei piedoso, tanto para judeus como para gentios. (Daniel I. Block)

1–2 Samuel: Mesmo os melhores líderes humanos nos falham, mas Deus é fiel ao seu povo e prometeu um rei que seria poderoso, sábio, justo e fiel. (John Woodhouse)

1–2 Reis: Decidir justa e sabiamente depende da obediência à Palavra de Deus, e a desobediência tem sérias consequências. (Bob Fyall)

1–2 Crônicas: Restaure as pessoas, levante o rei e renove o templo; então Deus derramará suas bênçãos. (Richard L. Pratt, Jr)

Esdras-Neemias: Em resposta a Deus cumprindo suas promessas, seu povo deve se arrepender, reformar e ‘seguir a Lei de Deus’, ou literalmente, ‘andar na Lei de Deus’ ( Neemias 10:29 ). (Peter Adam)

Ester: Deus cumpre suas promessas redentoras por meio de sua providência divina. (Karen H. Jobes)

: O sofrimento obediente de um crente traz glória a Deus. (Christopher Ash)

Salmos: Louvado seja o Senhor: medite no seu amor de aliança que desafia as circunstâncias no Messias! (James Hely Hutchinson)

Provérbios: reconhece as dificuldades de viver no mundo complexo de Deus e oferece palavras sábias para viver. (Simon Vibert)

Eclesiastes: Morte e julgamento são as únicas realidades fixas da vida, e todo o resto é incerto e freqüentemente sujeito a frustração e tristeza. (David Gibson)

Cântico dos Cânticos ou Cantares de Salomão: Desejem sabedoria, desejem seu marido ou esposa e, acima de tudo, desejem a Cristo. (Ros Clarke)

Isaías: Deus resgatará e renovará um povo fiel e obediente por si mesmo, das cinzas do fracasso e exílio de Israel, através da vinda de seu Rei Servo (o Messias). (David Jackman)

Jeremias: ‘Portanto, para que ele possa elevar, o Senhor derruba’. –John Donne (Andrew Shead)

Lamentações: ‘Na tua ira justa, Senhor, lembra-te da misericórdia!’ (Mervyn Eloff)

Ezequiel: Alinhe-se com o Deus que agiu em julgamento em Judá e com o Israel que Deus está restaurando. (James Robson)

Daniel: Deus sempre permanece o verdadeiro Deus, portanto, permaneça fiel a ele, apesar da pressão para se comprometer. (Graham Beynon)

Oseias: ‘Vá, mostre seu amor a sua esposa novamente, através de ela é amada por outro homem e é uma adúltera. Ame-a como o SENHOR ama os israelitas, através da conversão a outros deuses e ame os bolos de passas sagradas. (3: 1) (cônego David Gibb)

Joel: O dia do julgamento está se aproximando, se arrependa com sinceridade, invoque o nome do Senhor e você será abençoado. (Paul Williamson)

Amós: O soberano Senhor não tolerará um povo orgulhoso e complacente, mas julgará todo o mal humano com perfeita justiça para que venha o seu reino. (Andrew Shead)

Obadias: A soberania divina é o tema audacioso de Obadias, visto na iminente inversão de papéis de Edom e Judá no dia do Senhor. (Jonathan Gibson)

Jonas: A salvação vem do SENHOR’ (2: 9), que é o Criador e Senhor das nações. (Bob Fyall)

Miqueias: ‘Ele te mostrou, ó mortal, o que é bom. E o que o Senhor exige de você? Agir com justiça e amar a misericórdia e andar humildemente com o seu Deus ”. (6: 8) (Myrto Theocharous)

Naum: O Senhor trará inescapável e merecido julgamento à poderosa Assíria, e isto é uma boa notícia para o povo de Deus, Judá. (Justin Mote)

Habacuque: Seja alegre e seguro em um mundo injusto, confiando no Deus que promete libertar seu povo e derrotar o mal. (Paul Darlington)

Sofonias: Deus julgará o pecado e a rebelião do mundo, mas há esperança por causa do caráter e das promessas de Deus. (Simon Austen)

Ageu: A reconstrução do templo do Senhor trará uma glória ainda maior. (Seulgi Byun)

Zacarias: Em um momento de crise econômica e espiritual, o profeta Zacarias desafiou uma nova geração a se tornar participante, não espectadora, dos planos do Senhor Todo-Poderoso para a restauração do templo, da cidade e da sociedade e para receber o Senhor, o Rei de Jerusalém. e rei de toda a terra. (Wolter Rose)

Malaquias: Eu te amei, diz o SENHOR. (1: 2) (Pedro Adão)

Mateus: Torne-se discípulo de Jesus, para que você possa participar no reino dos céus e fazer discípulos adicionais em todas as nações. (Ben Cooper)

Marcos: Jesus, Filho de Deus, Rei e Servo, veio, morreu e ressuscitou para que possamos conhecê-lo, confessá-lo e servi-lo. (RC Lucas)

Lucas: Você pode ter certeza de que Jesus, em sua vida, morte, ressurreição e ascensão, anuncia o cumprimento de todas as promessas de Deus no Antigo Testamento. (Matthew Sleeman)

João: Acredite que Jesus é o Filho que veio do Pai para revelá-lo e retornou ao Pai para abrir o caminho para a vida de seu povo. (Gavin Perkins)

Atos: O ascenso Senhor Jesus continua a atrair pessoas de todas as nações para si mesmo, cultivando sua igreja através da pregação da palavra e do ministério do Espírito. (David Peterson)

Romanos: Deus é glorificado em uma igreja missionária unida, humilhada sob a graça. (Christopher Ash)

1 Coríntios: Todos os crentes em Cristo são os santos templos de Deus e devem viver de acordo com esse status sagrado tornando-se unificados, evitando os vícios pagãos e glorificando a Deus sob o senhorio de Jesus. (Brian Rosner)

2 Coríntios: Seja confiante no ministério “fraco”, mas autêntico, da proclamação do evangelho. (William Taylor)

Gálatas: A graça de Deus no evangelho e no Espírito prometido é suficiente tanto para a salvação como para a vida cristã. (Simon Gathercole)

Efésios: Você é um em Cristo agora, então seja unido e permaneça firme nele. (Lee Gatiss)

Filipenses: Viva alegremente como cidadãos do reino de Deus de uma maneira digna do evangelho de Cristo. (Matthew Harmon)

Colossenses: “Assim como você recebeu a Cristo Jesus como Senhor, continue a viver suas vidas nele.” (2: 6) (John Woodhouse)

1 Tessalonicenses: Seja tranquilizado na verdade do evangelho e continue vivendo, apesar da oposição, até que Jesus retorne. (Graham Beynon)

2 Tessalonicenses: Enquanto esperam ansiosamente pelo retorno glorioso de Cristo, vivem vidas de perseverança fiel, vigilância paciente e serviço obediente. (Mark O’Donoghue)

1 Timóteo: As igrejas locais precisam de líderes guiados pelo evangelho para guardar sua conformidade com a verdade do evangelho. (Julian Hardyman)

2 Timóteo: Guarde para as gerações futuras o precioso depósito do evangelho glorioso e salvador de Deus, apesar da oposição. (Sophie de Witt)

Tito: A mudança de crença pelo poder do evangelho leva a uma mudança de vida, de modo a endireitar os enganados pelos falsos mestres. (Melvin Tinker)

Filemon: O evangelho é poderoso para reconciliar pessoas profundamente estranhas (e compreensivelmente). (Mark Maynell)

Hebreus: Porque Jesus é absolutamente supremo, os cristãos devem ficar com ele sozinho, aconteça o que acontecer. (Peter O’Brien)

Tiago: Os cristãos precisam estar totalmente focados em Deus em tudo o que fazem. (Douglas Moo)

1 Pedro: O povo escolhido de Deus deveria viver vidas glorificantes de Deus em meio a sofrimento e perseguição, asseguradas da própria glória suprema. (Angus MacLeay)

2 Pedro: Aqueles que são verdadeiramente conhecidos por Deus, e o conhecem em Cristo, são aqueles que resistem às frouxidades teológicas e morais dos pregadores sem deus e permanecem fortemente ligados à mensagem apostólica da bíblia. (David Helm)

1 João: Você pode saber que é cristão porque acredita que Jesus é o Cristo, reconhece seu pecado e ama os outros cristãos. (Moore Casement)

2 João: Aquele que conhece a verdade ama a Deus, obedecendo aos seus mandamentos, amando o seu povo e não sendo hospitaleiro ao falso mestre. (Jane Tooher)

3 João: Aquele que anda na verdade estará em parceria com os cristãos e não os rejeitará. (Jane Tooher)

Judas: Defenda a fé em face da negação e imoralidade sem Deus. (Nat Schluter)

Apocalipse: A vontade de sofrer por fé e adoração ao Deus soberano e seu Cristo é o caminho para a vitória final e a glória trina de Deus na nova criação. (GK Beale)


Receba Estudos Bíblicos Diretamente no Seu Email! É Grátis!

Estamos com o PROPÓSITO de escrever um artigo POR DIA sobre um livro da bíblia. 

SE INSCREVA E RECEBA PALAVRAS DE BENÇÃO!

 

Equipe Blog de Crente

O Blog de Crente surgiu de duas necessidades: Ampliar o alcance do evangelho de Jesus Cristo e ser uma opção de estudos bíblicos e qualidade e enriquecedores.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *