46 parábolas de Jesus em ordem cronológica


PARÁBOLAS que eu usei vem do excelente NIV Bíblia narrada em ordem cronológica (capa dura) e Bíblia diária em ordem cronológica (brochura) pelo Dr. F. LaGard Smith, da Pepperdine University, publicado pela Harvest House. Há outra lista das parábolas em ordem cronológica que circulam na web, mas lista apenas 35 parábolas e não cita uma fonte para a cronologia.
colagem das parábolas de Jesus A cronologia é uma lição por si só. Você pode ver que o primeiro grupo de parábolas se concentra no fato de que há uma nova história sendo contada, que ela não deve ser ocultada e serve como base para o que está por vir. Em seguida, temos as Parábolas # 12 muito importantes (semeadores e quatro tipos de solo) e # 13 (ervas daninhas entre plantas boas). Isto é seguido por um grupo de parábolas do "Reino dos Céus" (sementes em crescimento, levedura, pérola valiosa, etc.). Agora que o alicerce foi construído, Jesus entra nas parábolas de comportamento – como ele faria você agir como cristão em diferentes situações como discípulo, trabalhador ou inquilino. Ele então passa a usar seus talentos bem, permanecendo atento e, finalmente, em julgamento. Basicamente é a progressão de uma vida cristã. Infelizmente, é uma progressão que perdemos quando lemos as parábolas na ordem em que aparecem em Mateus, Marcos e Lucas.
Se você planeja liderar um grupo Ao estudar as parábolas de Jesus, eu recomendo fortemente que você examine e permita-se algum tempo para mergulhar nas anotações do líder da primeira lição (Introdução às Parábolas) antes de começar. Além disso, imprima toda a lista de parábolas e dê a todos do seu grupo uma cópia à qual eles possam se referir à medida que seu estudo progride.
Eu encontrei com meus grupos que cada lição ou discussão leva cerca de 45 minutos para passar. Descobri também que as pessoas podem se envolver de forma apaixonada nessas lições e elas podem ser facilmente executadas por muito mais tempo se o líder não mantiver as coisas em andamento.
As questões de discussão são ligeiramente diferentes dos estudos bíblicos tradicionais, pois enfatize a aplicação da escritura à sua vida hoje. Ao contrário de alguns dos meus outros estudos, existem Guias do Líder para apenas cerca de metade das lições. Muitas das perguntas são projetadas para ser um trampolim para uma discussão mais aprofundada e muitas vezes não há uma resposta verdadeiramente certa ou errada. Se você tiver dúvidas ou comentários, por favor, use o botão "Fale comigo" no menu abaixo. Eu garanto que vou ler seus comentários, no entanto, como este site recebe mais de 3.000 visitantes por dia, eu não posso responder a todos.
Em resposta aos seus pedidos, esses estudos estão no formato Adobe PDF, para que possam ser facilmente impressos. A primeira página fornece os versículos das escrituras da NVI, a segunda é as perguntas da discussão. Páginas 3 e superiores são notas para líderes. Para os estudos bíblicos que conduzo, imprimo os versículos das escrituras em um lado de uma folha e as perguntas da discussão no outro lado. No entanto, se salvar o papel não for considerado, imprima-o em duas folhas para que as pessoas possam consultar os versículos e as perguntas sem virar excessivamente. Se você não conseguir ler arquivos PDF, clique para baixar o Adobe Reader.

Dave Ahl – março de 2018


  • Parábolas Introdução Definições, parábola, fábula, analogia, contagem de parábolas
  • Lista de parábolas na ordem Breves descrições e referências de escrituras para todas as 46 parábolas.
  • Parábolas # 1-2-3-4 Tecido novo, vinho novo. Lâmpada em um carrinho. Construtores sábios e tolos.
  • Parábolas nº 5-6 O prestamista perdoa dívidas desiguais. Lâmpada em um suporte (2 ª vez).
  • Parábolas # 7-8 O homem rico constrói celeiros maiores. Servos devem permanecer vigilantes.
  • Parábolas # 9-10 Servos sábios e insensatos. Figueira infrutífera.
  • Parábola # 11 Semeador de sementes em quatro tipos de solo.
  • Parábola nº 12 Ervas daninhas entre plantas boas. "Reino dos céus".
  • Parábolas # 13-15 Cultivando sementes. Semente de mostarda. Fermento. "Reino dos céus".
  • Parábolas # 16-19 Tesouro escondido. Pérola. Rede de pesca. Proprietário de uma casa. "Reino dos céus".
  • Parábolas # 20-21 Ovelhas perdidas. As ovelhas, portão e pastor.
  • Parábolas 22-23 Mestre e seu servo. Servo misericordioso.
  • Parábolas # 24-25 Bom Samaritano. Amigo em necessidade.
  • Parábolas # 26-27 Assento mais baixo na festa. Convite para um grande banquete.
  • Parábola # 28 Custo do discipulado.
  • Parábolas 29-30 Ovelhas perdidas (ovelhas como pecadoras). Copin perdido.
  • Parábola # 31 Filho perdido (pródigo).
  • Parábola # 32 Gerente astuto.
  • Parábola # 33 Homem rico e Lázaro.
  • Parábola # 34 Trabalhadores na vinha, cedo e tarde.
  • Parábolas # 35-36 Viúva persistente e juiz torto. Orando: Fariseu e cobrador de impostos.
  • Parábola # 37 Os servos do rei receberam minas.
  • Parábolas 38-39 Dois filhos, um obedece, um não. Inquilinos maus.
  • Parábola # 40 Convite para um banquete de casamento.
  • Parábolas # 41-42 Sinais de uma figueira. Servos sábios e tolos.
  • Parábolas # 43-44 Virgens sábias e tolas. Servos devem permanecer vigilantes.
  • Parábola # 45 Três servos receberam talentos.
  • Parábola nº 46 Ovelhas e cabras serão separadas.



Source link

Receba Estudos Bíblicos Diretamente no Seu Email! É Grátis!

Estamos com o PROPÓSITO de escrever um artigo POR DIA sobre um livro da bíblia. 

SE INSCREVA E RECEBA PALAVRAS DE BENÇÃO!

 

Equipe Blog de Crente

O Blog de Crente surgiu de duas necessidades: Ampliar o alcance do evangelho de Jesus Cristo e ser uma opção de estudos bíblicos e qualidade e enriquecedores.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *