4 maneiras que Deus é grande (Salmo 27)


Scott Kelly recentemente quebrou um recorde pelo maior tempo no espaço. Kelly passou 12 meses no espaço. Kelly entrou no registro dizendo: "Não é tão divertido quanto você poderia pensar que seria. É um tipo de diversão tipo 2 – uma diversão que ocorre quando acaba. ”Kelly continuou:“ As vistas, especialmente das caminhadas espaciais, são espetaculares. As cores são mais vivas do que você jamais imaginou. ”Kelly também disse algo que muitos outros que viajaram no espaço disseram:“ Quanto mais eu viajo no espaço, mais me sinto como um ambientalista. É apenas um manto de poluição em certas áreas, algo que podemos corrigir se nos dedicarmos a isso. ”Muitos astronautas disseram:“ Quando vejo a Terra do espaço, vejo o quão especial é o nosso planeta. Precisamos cuidar disso. Também precisamos cuidar uns dos outros. ”Muitos que viajaram pelo espaço notaram como a visão da grandeza da Terra muda sua perspectiva.

Da mesma forma, quando reconhecemos a grandeza de Deus, nossas perspectivas também mudam muito. Nos 27º salmo, Davi expressa sua confiança na proteção de Deus, mesmo enquanto enfrenta seus inimigos. Devido à "referência à guerra" de Davi (v. 3), e o conceito de filiação (v. 10) favorece isso como um salmo real.[1] Alguns chamaram isso de ““Uma oração de louvor.[2] Quando falamos da grandeza de Deus, vemos pelo menos quatro maneiras pelas quais Deus é grandioso.

1. A grandeza da BELEZA de Deus (27: 4-5).

Nos versos 4-5, Davi nota a grandeza da beleza de Deus. David pede a Deus, dizendo:Uma coisa peço ao Senhor, e só isso eu procuro: que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e buscá-lo no seu templo ” (24: 4)[3] Observe que Davi usa quatro palavras nos versículos 4-6 “casa”, “templo”, “morada” e “tenda sagrada” “para afirmar que, onde quer que Deus escolha revelar-se, é aí que ele quer estar”.[4] Davi quer observar mais da beleza de Deus.

Mas o que queremos dizer quando falamos da “beleza de Deus”? Isso significa simplesmente que Deus é agradável aos olhos e sentidos? Na verdade, isso significa muito mais. Norman Geisler define a beleza de Deus como "o atributo essencial da bondade que produz no observador uma sensação de prazer e deleite irresistíveis".[5] Wayne Grudem define a beleza de Deus como “esse atributo de Deus pelo qual ele é a soma de todas as qualidades desejáveis [sic].[6] Este é o lado positivo da bondade de Deus. Ou seja, a bondade de Deus é algo que devemos desejar, algo que devemos desejar. Paulo escreve que a beleza de Deus, encontrada em Cristo, foi dada “para apresentá-la a si mesmo como uma igreja radiante, sem mácula ou ruga ou qualquer outro defeito, mas santa e inculpável ” (Efésios 5:27) As pessoas anseiam por coisas bonitas. No entanto, muitas vezes ansiamos pelos desejos mais básicos de beleza física ou materialismo. A verdadeira beleza é encontrada na bondade. Verdadeira bondade é encontrada em Deus. Portanto, Deus é a verdadeira beleza.

2. A grandeza da PERFEIÇÃO de Deus (27: 1-3, 13).

Nos versículos 1-3, Davi aborda a perfeição de Deus por meio de sua confiança em Deus. No verso 1, Davi escreve que “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação ” (27: 1) Bratcher e Reyburn notam que “só aqui no Antigo Testamento é que Yahweh chama minha luz; isso significa que ele é a fonte de vida e vitalidade ”.[7] o Comentário bíblico mal-humorado observa que “a palavra leve [sic] aqui, como em outras partes do AT, é uma metáfora para uma salvação abrangente, espiritual e física, tanto presente quanto eterna ”.[8] Nos versículos 2-3 e também no versículo 13, Davi continua expressando sua confiança em Deus porque ele sabia que Deus era perfeito e podia ser confiável.

Quando falamos de perfeição, estamos reconhecendo outro aspecto da grandeza de Deus que complementa o aspecto da beleza de Deus. Considerando que a beleza é o aspecto positivo da grandeza e da bondade de Deus (sendo que ele é algo que deve ser desejado), a perfeição de Deus é o aspecto negativo da grandeza e bondade de Deus (sendo que ele não possui defeitos). Grudem afirma que “A perfeição de Deus significa que Deus possui todas as qualidades excelentes e não tem parte de quaisquer qualidades que seriam desejáveis ​​para ele. ”[9] Deus não possui falhas de caráter. Deus não possui fraquezas. Deus pode ser confiável porque ele é o bem supremo. Quando experimentamos a presença de Deus, devemos desejar a presença de Deus, assim como Davi. Temos o mesmo desejo de estar onde Deus está?

3. A grandeza da MAJESTADE de Deus (27: 6-12; Isaías 6: 1-7).

Nos versos 6-12, David expressa sua confiança de que ele seria “exaltado acima dos inimigos que me cercam ” (27: 6) O coração de Davi procurou buscar a Deus (27: 8). Enquanto David fala principalmente de sua confiança em Deus, pode-se argumentar que Davi colocou sua confiança na capacidade de Deus de protegê-lo por causa da grande majestade de Deus. O profeta Isaías descreveu a majestade de Deus da melhor forma possível em Isaías 6: 1-7. Ele retrata Deus como “alto e levantado ” (Isaías 6: 1)

Quando falamos da majestade de Deus, estamos dizendo, como Norman Geisler observa, que “a majestade de Deus consiste em grandeza insuperável, eminência suprema, exaltação inigualável e glória inigualável”.[10] A majestade de Deus está associada a sua honra e força (1 Crônicas 16:27), a grandeza e poder de Deus em (1 Crônicas 29:11) e assim por diante. A majestade está enraizada na beleza e no esplendor. Quem olha para uma pilha de lama e diz: "Oh, quão majestoso"? Em vez disso, observa-se o oceano tranquilo, um pico montanhoso acidentado, uma flor vividamente colorida, um animal poderoso ou uma galáxia distante e dizem: “Oh, quão majestoso!” Em vez de fornecer os “ooo's” e “ahh's” que acompanham muitos as observações físicas de beleza, devemos fornecer louvor sincero ao Deus majestoso quando observamos e reconhecemos sua grandiosa beleza.

4. A grandeza da INEFABILIDADE de Deus (27: 13-14; Dt 29:29; Jó 11: 7: Isaías 55: 8).

Essa característica não é tanto um atributo de Deus, mas é nossa limitação em compreender plenamente a grandeza de Deus. Davi entendeu que havia algumas coisas que ele não conseguia entender completamente. Enquanto ele estava enfrentando seus inimigos, ele não sabia por que ele deveria enfrentá-los. Além disso, ele não sabia o que aconteceria. No entanto, David ainda poderia dizer:Eu permaneço confiante disto: Eu verei a bondade do SENHOR na terra dos vivos. Espera pelo Senhor; seja forte e tenha coração e espere pelo SENHOR ” (27: 13-14). Como os comentaristas do Comentário bíblico mal-humorado observou, isso “não indica passividade ou inação, mas sim confiança e confiança na antecipação que [God] vai agir.[11]

O termo "inefabilidade" significa literalmente "incapaz de ser expresso".[12] Quando falamos da inefabilidade de Deus, estamos reconhecendo a presença do mistério no que se refere a Deus. O mistério não indica um paradoxo (algo que é uma falácia lógica ou logicamente inconsistente). Antes, como Geisler observa, o mistério é “algo que não vai contra razão, mas além razão."[13] A trindade não é algo que é logicamente falho e vai contra a razão. Em vez disso, a trindade é algo difícil de explicar e vai além das capacidades da razão. Nós devemos esperar tais coisas com o Criador do universo.

Há muitas coisas na vida que não podemos conhecer. Deus pode ser apreendido (isto é, podemos saber certas coisas sobre Deus), mas Deus nunca pode ser plenamente compreendido (isto é, entender cada detalhe sobre Deus). Mas está tudo bem. Podemos responder muitas perguntas sobre Deus. Mas há muitas questões que estão além da nossa compreensão. Por exemplo: por que Deus leva uma pessoa boa no auge de sua vida enquanto ele permite que uma pessoa má viva muitos anos? Por que Deus permite que maus pais tenham filhos, enquanto muitos bons pais são incapazes de ter filhos? Por que Deus permitiu que meu avô tirasse sua vida? Por que minha avó piedosa está deitada em uma casa de repouso com a terrível doença de Alzheimer? Embora eu ache que há respostas para essas perguntas, você e eu nunca podemos compreender completamente o motivo. Mas o que eu descobri é que, se podemos confiar em Deus nas coisas que são cognoscíveis, então podemos confiar em Deus nas coisas que são incognoscíveis.

Então, o que podemos tirar disso?

  1. A beleza de Deus significa que a bondade dele deve ser desejada. Você já se lembrou de um tempo de grande pureza e bondade? Lembro-me com o tempo que passei com meus avós como pessoas de fé. Compare isso com um tempo em que você estava em pecado. O pecado faz com que alguém se sinta sujo. Procure a beleza de Deus!
  2. A perfeição de Deus significa que ele não tem falhas e serve como um exemplo perfeito para você. Enquanto temos heróis nesta vida de quem tentamos imitar, o único exemplo perfeito é o de Deus. Seja maduro como Deus é maduro.
  3. A majestade de Deus significa que ele é altamente exaltado e digno de louvor. A resposta natural de ver uma cena majestosa da natureza é exclamar “Oooo! Ahhh! ”A resposta natural da exposição à majestade de Deus é a da adoração total e completa. Deus é majestoso e digno de ser louvado!
  4. A inefabilidade de Deus significa que, embora possamos apreender alguns aspectos de Deus, nunca compreenderemos totalmente a Deus. Aprecie nos mistérios de Deus. Se você é como eu, você quer saber. Isso quase me deixou louco tentando descobrir como a soberania de Deus se encaixa com a liberdade humana. Eu finalmente tive que me conformar com o congruismo que reconhece que tanto a soberania divina quanto a liberdade humana coexistem misteriosamente. Não há problema em saber tudo sobre Deus. De fato, é impossível que você entenda Deus completamente. Deus é Deus e você não é. Então, faça como Davi fez. Confie em Deus, apesar de sua falta de compreensão divina.

© 5 de abril de 2016. Brian Chilton.

Notas

[1] Kenneth L. Barker e John R. Kohlenberger, III, O Comentário Bíblico do Expositor: Novo Testamento, Abridged ed (Grand Rapids: Zondervan, 1994), 828.

[2] Robert G. Bratcher e William David Reyburn, Um Manual do Tradutor no Livro dos Salmos, UBS Handbook Series (Nova Iorque: United Bible Societies, 1991), 261.

[3] Salvo indicação em contrário, todas as Escrituras citadas vêm do Nova versão internacional (Grand Rapids: Zondervan, 2011).

[4] D. A. Carson, et. al., eds, Bíblia de estudo de Zondervan NIV (Grand Rapids: Zondervan, 2015), 1010.

[5] Norman L. Geisler, Teologia Sistemática: em um volume (Minneapolis: Bethany House, 2011), 526.

[6] Wayne Grudem, Teologia Sistemática: Uma Introdução à Doutrina Bíblica (Grand Rapids: Zondervan, 1994), 219.

[7] Bratcher e Reyburn, Um Manual do Tradutor no Livro dos Salmos261

[8] Michael Rydelnik e Michael Vanlaningham, eds, O comentário bíblico mal-humorado (Chicago: Moody Bible Publishers, 2014), 784.

[9] Grudem, ST, 218

[10] Geisler, ST, 524

[11] Rydelnik e Vanlaningham, eds, O comentário bíblico mal-humorado 785

[12] Geisler, ST, 528

[13] Ibid., 530.



Source link

Receba Estudos Bíblicos Diretamente no Seu Email! É Grátis!

Estamos com o PROPÓSITO de escrever um artigo POR DIA sobre um livro da bíblia. 

SE INSCREVA E RECEBA PALAVRAS DE BENÇÃO!

 

Equipe Blog de Crente

O Blog de Crente surgiu de duas necessidades: Ampliar o alcance do evangelho de Jesus Cristo e ser uma opção de estudos bíblicos e qualidade e enriquecedores.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *