3 Manifestações do Amor de Deus


Não muito tempo atrás, nós tínhamos nosso gato declawed e fixo. Ele teve que ser declawed porque ele teria destruído nossos sofás de outra forma. O nome do nosso gato é Boo. Nós o nomeamos assim porque ele é negro como azeviche e arqueia as costas quando está assustado como os gatos de Halloween que você vê representados. Vivendo na cidade como nós, temos que deixá-lo andar por aí com um arreio. Pode parecer estranho ter um gato em um arreio. Mas com ele sendo declawed e vivendo em uma área urbana, ele seria rapidamente morto pelos animais de bairro ou o tráfego em curso. Enquanto eu preparava esta mensagem, ele estava implorando para sair. Alguns minutos depois de sair, um caminhão parou em uma loja local descarregando suprimentos. Boo ficou louco. Ele queria entrar mal. Ele estava assustado! Ele tentou de tudo para entrar. Mas ele nunca faria isso por seu próprio poder. Então, eu tive que sair com ele e deixá-lo entrar. A manifestação do amor de Deus é muito semelhante. Deus fez por nós o que não poderíamos fazer por nós mesmos. O amor de Deus é um atributo moral. Às vezes usamos a palavra onibenevolente reconhecendo que Deus é totalmente amor e totalmente bom. O apóstolo João coloca muito apropriadamente: "Deus é amor" (1 João 4: 8). Mas como vemos o amor de Deus manifestado? Nós vemos o amor de Deus manifestado de três maneiras. Mas primeiro, vamos analisar as três observações de S. S. Smalley sobre a descrição de Deus de Deus como amor:

  1. Seu pano de fundo é o entendimento judeu (OT) de Deus como vivo, pessoal e ativo, ao invés do conceito grego de divindade que era de caráter abstrato.

  2. Afirmar de forma abrangente que “Deus é amor” não ignora nem exclui os outros atributos de seu ser aos quais a Bíblia como um todo testemunha: notadamente sua justiça e sua verdade.

  3. Há uma tendência em algumas teologias modernas (especialmente no pensamento do "processo") de transpor a equação "Deus é amor" no sentido inverso, "O amor é Deus". Mas essa não é uma idéia joanina (ou bíblica). Como João deixa absolutamente claro nesta passagem, o princípio controlador do universo não é uma qualidade abstrata de “amor”, mas um Deus vivo soberano que é a fonte de todo o amor e que (como o amor) ama (ver vv). 7, 10, 19).[i]

1 O amor de Deus se manifesta na REALIDADE de Deus (4: 8b).

João demonstra a grande realidade do amor. João não está dizendo que o amor é Deus. Existem várias variedades de amor. O amor não é Deus. Pelo contrário, Deus é amor. Devemos notar que “A mesma construção é encontrada em 1: 5 (“ Deus é luz ”) e em 4: 2 (“ Deus é espírito ”). O substantivo amor, referindo-se a um processo, é o predicado da sentença; diz algo sobre a qualidade, caráter e atividade de Deus. O tradutor deve tomar cuidado para não dar uma renderização que equaciona Deus e amor. Isso implicaria que a ordem da cláusula é reversível e que Deus é amor e "o amor é Deus" são ambas proposições verdadeiras – o que certamente não é o que João quis dizer.[ii] Em outras palavras, João está mostrando que Deus é a fonte do amor como o amor emana da pessoa de Deus.

Wayne Grudem define o amor como "doação de si para o benefício dos outros".[iii] Norman Geisler define o amor como "desejando o bem de seu objeto".[iv] Geisler continua dizendo que “amor e bondade pode ser tratado como sinônimo. Literalmente, a palavra omnibenevolência significa "tudo bem".[v] Assim, a bondade de Deus indica a excelência moral e a virtude de Deus. O amor de Deus denota o desejo de Deus pelo bem dos outros. Bondade e amor são padrões morais. É preciso primeiro conhecer o amor antes que se possa conhecer o ódio. É preciso primeiro conhecer bem antes que alguém possa conhecer o mal. A única maneira pela qual podemos conhecer o amor e a bondade é se conhecermos a Deus. Deus é a fonte da bondade e do amor.

2. O amor de Deus se manifesta na resposta de Deus (4: 9-10).

O argumento de João continua mostrando a manifestação do amor de Deus em sua resposta ao pecado humano. João argumenta que o amor de Deus se manifestou desta maneira:Deus enviou seu Filho ao mundo, para que pudéssemos viver através dele. Nisto é o amor, não que tenhamos amado a Deus, mas que ele nos amou e enviou seu Filho para ser a propiciação pelos nossos pecados ” (1 João 4: 9-10).[vi] Deus finalmente mostrou seu amor por nós, fazendo um caminho para entrarmos no céu. João demonstra que Deus nos amou primeiro antes que pudéssemos saber o que era o amor. O ato de Deus através de Jesus nos libertou da penalidade dos pecados (1 João 3: 5) e para derrotar o poder de Satanás (1 João 3: 8).[vii]

Devemos entender que Deus foi o primeiro propulsor no que se refere à criação. Mas Deus também foi o primeiro amante. Toda a humanidade é a amada. Deus amou o mundo e fez um meio de salvá-lo. Muitas vezes, nos tempos modernos, as pessoas querem levar o crédito pelo amor de Deus. No entanto, este não é o caso. Deus nos amou primeiro para que pudéssemos amá-lo. Agostinho disse: “Você não pode, portanto, atribuir a Deus a causa de qualquer falha humana. Para todas as ofensas humanas, a causa é o orgulho. Para a convicção e remoção deste, um grande remédio vem do céu. Deus misericordioso se humilha, desce do alto e expõe ao homem, erguido pelo orgulho, graça pura e manifesta na própria humanidade, que Ele tomou sobre si mesmo por grande amor por aqueles que dele participam ”.[viii] Em outras palavras, Agostinho está dizendo que, se Deus não tivesse intervindo, a humanidade sucumbiria à depravação de seu próprio orgulho e pecado. Deus demonstrou seu amor por você, dando de si mesmo na demonstração suprema de amor. Como Jesus disse:Maior amor não tem ninguém do que isso, que alguém entregue sua vida por seus amigos ” (João 15:13)

3. O amor de Deus é manifestado no RELACIONAMENTO de Deus (4: 7-8a, 11-12).

João fornece dois pontos poderosos no que se refere à manifestação de amor de Deus nos relacionamentos. Primeiro, John diz:o amor é de Deus, e quem ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor ” (4: 8a). Mas olhe o que ele também diz nos versos 11-12. “Amados, se Deus nos amou também devemos nos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu Deus; se nos amamos, Deus permanece em nós e seu amor é aperfeiçoado em nós ” (4:12) O que João quer dizer com que ninguém viu a Deus? Akin explica que “Nenhum homem viu Deus em sua essência, glória e majestade desvendadas. De fato, somos incapazes, como criaturas pecaminosas finitas, de olhar para Deus. Certamente seria a nossa morte. Ele pode ser visto, no entanto, na vida daqueles que demonstram seu amor aos outros ”.[ix] Então, enquanto nós não vemos a plena essência de Deus, nós vemos o mover de Deus em nossas vidas e nas vidas dos outros. Além disso, esse amor será derramado no relacionamento de uma pessoa com os outros.

João argumenta que, uma vez que Deus é amor e manifesta seu amor através de seu Filho, então um relacionamento com o Deus do amor produzirá amor na vida do recipiente. Uma pessoa não pode ver fisicamente a Deus. Por um lado, Deus é espírito e imaterial. Dois, o grande poder de Deus não permitiria que alguém visse a Deus e vivesse. Deus disse a Moisés:você não pode ver meu rosto, pois o homem não me verá e viverá ” (Êxodo 33:20) No entanto, podemos ver Deus em nosso relacionamento com ele. Nós podemos sentir o seu abraço. Podemos experimentar a alegria do Espírito Santo. Você quer irritar um hipócrita? Seja genuíno. Isso aborrecerá o hipócrita pior que qualquer coisa.

Alguns de vocês podem ter ouvido esta história. É supostamente uma história verdadeira, embora eu não possa confirmar que é. É uma história de um jovem que, apesar de bastante atlético e considerado um “atleta”, percebe outro jovem que foi vítima de bullying. O menino vitimado, que era meio nerd, enxugou as lágrimas dos olhos e estava recolhendo seus pertences da calçada quando o atleta veio ajudar. O atleta começou a conversar com o sujeito nerd enquanto o ajudava. O atleta andou com o menino nerd para casa. Quando chegaram à casa do garoto nerd, o atleta convidou o nerd para jogar futebol com ele e alguns amigos no fim de semana. O sujeito nerd concordou. Com o tempo, o nerd desenvolveu e construiu sua força corporal. No ensino médio, o ex-nerd realmente começou a ter mais encontros do que o atleta, para o desgosto do atleta. Como esperado, o chamado nerd se formou como orador da turma. Durante a graduação, o ex-colega nerd deu o discurso de orador da turma. Para grande surpresa do atleta, o ex-colega nerd agradeceu ao atleta por sua amizade. Mais tarde, ele revelou que na tarde em que o atleta se tornou amigo dele, o nerd estava planejando tirar a própria vida. Ele levou todas as suas posses para casa da escola naquele dia, porque ele não queria forçar sua mãe a voltar para a escola depois de seu suicídio. O agora orador da valedoria disse que o ato de amor e bondade de seu amigo salvou sua vida. O atleta, aturdido, começou a limpar as lágrimas dos olhos quando percebeu que a mãe da valedictora olhava para ele e dizia: “Muito obrigada!” Você nunca saberá o estrago que é feito de um coração cheio de ódio. Entretanto, você também nunca conhecerá as grandes bênçãos e benefícios advindos de atos aleatórios de bondade que demonstrem verdadeiramente o amor e a compaixão de Deus.

Notas

[i] S. Smalley, 1, 2, 3 John, Word Biblical Commentary (Waco: Word, 1984), 239-240, em Daniel L. Akin, 1, 2, 3 Joãovol. 38, The New American Commentary (Nashville: Broadman & Holman Publishers, 2001), 178.

[ii] C. Haas, Marinus de Jonge e J. L. Swellengrebel, Um manual sobre as cartas de João, UBS Handbook Series (Nova Iorque: United Bible Societies, 1994), 121.

[iii] Wayne Grudem, Teologia Sistemática: Uma Introdução à Teologia Bíblica (Grand Rapids: Zondervan, 1994), 199.

[iv] Norman Geisler, Teologia Sistemática: em um volume (Minneapolis: Bethany House, 2011), 585.

[v] Ibid.

[vi] Salvo indicação em contrário, todas as Escrituras citadas vêm do Versão padrão inglesa (Wheaton: Crossway, 2001).

[vii] Daniel L. Akin, 1, 2, 3 Joãovol. 38, The New American Commentary (Nashville: Broadman & Holman Publishers, 2001), 179.

[viii] Agostinho de Hipona, “Um Tratado sobre os méritos e perdão dos pecados, e sobre o batismo de crianças”, em Santo Agostinho: Escritos Anti-Pelagianosed. Philip Schaff, trad. Peter Holmes, vol. 5, Uma seleta biblioteca dos Padres nicenos e pós-nicenos da Igreja Cristã, Primeira Série (New York: Christian Literature Company, 1887), p. 55.

[ix] Aparentado, 1, 2, 3 João181-182.



Source link

Receba Estudos Bíblicos Diretamente no Seu Email! É Grátis!

Estamos com o PROPÓSITO de escrever um artigo POR DIA sobre um livro da bíblia. 

SE INSCREVA E RECEBA PALAVRAS DE BENÇÃO!

 

Equipe Blog de Crente

O Blog de Crente surgiu de duas necessidades: Ampliar o alcance do evangelho de Jesus Cristo e ser uma opção de estudos bíblicos e qualidade e enriquecedores.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *