10 Lições de Liderança de Neemias

Muro de jerusalém construído por Neemias
Muro construÍdo por Neemias em volta de uma jerusalém

Examinando o relato bíblico de Neemias reconstruindo os muros de Jerusalém, Lovett H. Weems, Jr., vê um exemplo convincente de como um líder deve funcionar. Neemias definiu a realidade da situação, denominou uma visão e depois envolveu o povo para realizá-la.

O profeta Neemias fornece aos líderes modernos um modelo maravilhoso de liderança. Ao saber da angústia de seu povo, Neemias recebe permissão do rei para servir para ajudá-los. Apesar dos obstáculos e da oposição, ele discerne uma visão desafiadora e leva as pessoas a realizá-lo.

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


Enquanto Neemias era o líder que primeiro articulou a visão, as pessoas confirmaram a visão e se comprometeram com a tarefa. Os dons de todos foram necessários para alcançar a visão. Realizar a visão não foi fácil. Divisões e ressentimentos, combinados com oposição externa, tornaram a fidelidade muito difícil. No entanto, Neemias e o povo perseveraram fielmente, embora não perfeitamente.

O profeta Neemias fornece aos líderes modernos um modelo maravilhoso de liderança. Apesar dos obstáculos e da oposição, ele discerne uma visão desafiadora e leva as pessoas a realizá-lo.

Abaixo estão algumas lições que podemos aprender com o exemplo de liderança de Neemias.

1. O líder de Deus responde a um chamado

Deus sempre chamou líderes. Os líderes devem ouvir o chamado de Deus para liderar e responder a esse chamado. Neemias entende sua liderança como um chamado de Deus (Neemias 2: 12b). Neemias ouviu e veio ver a necessidade (1: 1-4).

2.O líder de Deus se importa com as pessoas e sua situação

Neemias ouviu a voz do povo. Ele mostrou cuidado para a sua situação. Neemias se identificou com o povo. Ele pensou em termos de “nós” e “nós” (2:17, 20). Ele veio para entender e identificar-se com “o problema em que estamos” (2:17).

3. O líder de Deus ajuda a definir a realidade da situação

Quando Neemias disse: “Você vê o problema em que estamos, como Jerusalém está em ruínas com seus portões queimados”, ele não estava descrevendo sua agenda pessoal, mas avaliando a situação comum enfrentada por todas as pessoas. A menos que a realidade possa ser descrita honestamente, o progresso é impossível. “Nada é mais limitante para um grupo”, diz Peter Senge, “do que a incapacidade de falar sobre a verdade”.

4. A direção e a visão de Deus são procuradas pelo líder e pelo povo

Neemias estava sempre pedindo a Deus para fornecer uma visão para ele. Ele entendeu que uma verdadeira visão deve vir de Deus. Deve ser uma visão inspirada por Deus e revelada por Deus. Somente essa visão é digna de liderança. A visão deve ser “o que Deus colocou no meu coração” (2:12). A visão surgiu no meio de uma situação devastadora. Teria sido mais fácil desistir em desespero, mas o líder de Deus sempre busca a visão de Deus, mesmo em tempos difíceis.

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


5. A oração é essencial para conhecer a vontade de Deus

A oração é o ato fundamental para o povo de Deus. Os líderes de Deus e o povo de Deus devem estar no lugar certo para ouvir a voz de Deus. Deus pode falar conosco a qualquer momento, mas se não estamos voltando nossos corações para Deus para buscar a orientação de Deus, é mais difícil para a visão de Deus alcançar nossos corações. O profeta Habacuque subiu na torre acreditando que Deus tinha uma visão para ele e seu povo. Habacuque estava disposto a esperar pela visão, mas sabia que precisava se colocar em posição de recebê-la.

6. A visão de Deus é simples

A visão de Deus tende a ser muito simples. As pessoas constroem sistemas complicados, mas a vontade de Deus é extremamente simples. Para Neemias e seu povo, a visão foi capturada em três palavras: “reconstrua o muro”. Havia muitas necessidades, esperanças e sonhos do povo, mas a visão de Deus para o futuro imediato foi capturada na reconstrução do muro. Sem essa visão, as outras necessidades não poderiam ser atendidas.

7. O líder de Deus constrói uma equipe

Neemias ganhou a confiança do povo. Isso permitiu que ele construísse uma equipe que pudesse fazer a visão acontecer. As pessoas compartilhavam a responsabilidade de realizar o objetivo. Nenhuma pessoa, nem mesmo Neemias, poderia realizar essa visão sozinha. Neemias começou com alguns, depois expandiu a equipe para incluir virtualmente todos. As pessoas se comprometeram com o “bem comum” (2: 18b). Os talentos do povo foram nomeados e usados ​​(capítulo 3). Diferentes pessoas trabalhavam em diferentes seções da parede. As pessoas foram designadas para trabalhar mais perto de suas casas.

Você também pode se interessar por:

Mas até o povo de Deus se cansa. Eles sentiram que a tarefa estava levando muito tempo e era muito difícil. Houve disputas internas. Alguém disse: “Tudo parece um fracasso no meio”. Mas Neemias conseguiu encontrar maneiras de aliviar suas preocupações sem perder a visão.

8. O líder de Deus mantém o verdadeiro propósito diante do povo

É fácil para as pessoas esquecerem o propósito por trás da visão enquanto trabalham para cumpri-la. A visão era reconstruir a parede, mas a parede não era a parte importante da visão. A parede era um meio para um propósito maior. O que Neemias e seu povo realmente queriam era recuperar sua identidade como pessoas de fé. O que estava em jogo não era apenas um muro, mas também sua própria fé (capítulo 8; 12:27). Neemias tinha que se certificar de que as pessoas fossem lembradas de sua antiga fé. Porque sua tarefa estava ligada a um propósito maior, eles colocaram seus corações em seu trabalho e foram capazes de completar a tarefa em 52 dias (6: 15-16). Que feito incrível foi esse.

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


9. O líder de Deus não é desencorajado pela adversidade

Ao reconstruírem a muralha, foram ridicularizados e ridicularizados. Seus inimigos fizeram todo o possível para desencorajá-los. Eles ameaçaram contar histórias falsas sobre Neemias. Neemias ouviu, mas persistiu. Neemias sabia que ele estava “fazendo um grande trabalho” (6: 3) e não podia descer do muro para debater com os inimigos. Neemias persistiu mesmo quando a adversidade chegou. O povo de Deus não pode desistir quando a adversidade chega.

Você também pode se interessar por:

10. Deus sempre tem outra visão

Quando as pessoas trabalham arduamente para realizar um grande objetivo, a tentação é querer parar e descansar. O povo de Deus deveria parar e celebrar vitórias, assim como Neemias e seu povo fizeram; mas Deus nunca termina com a gente. Depois que damos graças a Deus por nos trazer para um novo lugar em nossa jornada, então devemos nos voltar novamente para Deus em oração, perguntando: “O que, agora, é a sua vontade para nós?” É hora de revisar.

———————>Continua Depois da Publicidade<———————-


Estamos sempre em uma jornada com Deus. Descansamos por um breve momento, mas não paramos. Continuamos buscando a nova terra que Deus está nos chamando para alcançar. Deus sempre tem algo mais para fazermos. Não podemos nos tornar o que Deus quer que sejamos permanecendo o que somos.

Receba Estudos Bíblicos Diretamente no Seu Email! É Grátis!

Estamos com o PROPÓSITO de escrever um artigo POR DIA sobre um livro da bíblia. 

SE INSCREVA E RECEBA PALAVRAS DE BENÇÃO!

 

Equipe Blog de Crente

O Blog de Crente surgiu de duas necessidades: Ampliar o alcance do evangelho de Jesus Cristo e ser uma opção de estudos bíblicos e qualidade e enriquecedores.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *