10 coisas que você deve saber sobre o amor de Deus

Este artigo faz parte das 10 coisas que você deve saber .

1. O amor de Deus é incompreensível.

A melhor maneira de entender sobre o amor de Deus é partindo do principio que nenhuma mente humana pode compreender Deus. Nós não podemos definir Deus. Não podemos fornecer um relato abrangente de quem ele é. Ele “habita em luz inacessível” ( 1 Timóteo 6:16 ). Se Deus é incompreensível, então é o seu amor. Embora possamos e devamos falar com sinceridade sobre o seu amor, nunca podemos sondá-lo, porque é amor divino. Tão diferente do nosso amor quanto o seu ser é diferente do nosso ser.

Se Deus é incompreensível, então é o seu amor.

2. O amor de Deus pode ser conhecido.

Não podemos definir Deus no sentido de delimitar exaustivamente quem ele é, mas podemos, no entanto, descrevê-lo com veracidade. Podemos fazê-lo porque ele se fez conhecido para nós em sua Palavra e ele abre nossos olhos para essa Palavra pelo seu Espírito. Como isso é possível, dada a diferença divina? É possível porque Deus se faz conhecido para nós na realidade da criatura. Ele pega as coisas que fez e usa-as para se descrever para nós. Assim, ele é um leão, uma rocha, fogo, até mesmo mariposa e podridão seca (olhe para cima!).

3. Deus é conhecido por analogia.

Quando Deus usa coisas criadas como leões para falar sobre si mesmo na Bíblia, ele está falando analogicamente. Isso significa que as coisas que ele usa para descrever a si mesmo não são idênticas a ele, nem totalmente diferentes dele. Ele é uma rocha, por exemplo, não porque ele é feito de pedra. Quando ele diz “rocha” de si mesmo, não devemos mapear toda a rochosidade de uma rocha sobre ele ponto a ponto. Mas nem devemos pensar que ele é totalmente desregulado, descontínuo em todos os sentidos com as rochas. Quando ele diz que é uma rocha, ele quer dizer o que queremos dizer quando dizemos que uma pedra é uma rocha: ele não é feito de pedra, mas é sólido e confiável.

Como é possível que as coisas criadas representem Deus para nós assim? É possível precisamente porque ele os criou. É como se suas impressões digitais fossem deixadas nas coisas que ele fez, de modo que cada um deles contém um reflexo pálido de alguns de seus atributos divinos. Nossas mentes caídas não podem juntar uma imagem de Deus do que ele fez – na verdade nós suprimimos sua revelação natural – mas em sua Palavra inspirada ele mesmo pode usar essas coisas para descrever a si mesmo, e então ele pode iluminar nossas mentes para entender e acreditar naquelas coisas. descrições.

Tudo isso se aplica ao amor de Deus: quando lemos “Deus é amor”, sabemos algo do que o amor é do que ele fez, mas seu amor nunca deve ser identificado ponto a ponto com qualquer amor criado que já conhecemos. e então ele pode iluminar nossas mentes para entender e acreditar naquelas descrições.

Tudo isso se aplica ao amor de Deus: quando lemos “Deus é amor”, sabemos algo do que o amor é do que ele fez, mas seu amor nunca deve ser identificado ponto a ponto com qualquer amor criado que já conhecemos. e então ele pode iluminar nossas mentes para entender e acreditar naquelas descrições. Tudo isso se aplica ao amor de Deus: quando lemos “Deus é amor”, sabemos algo do que o amor é do que ele fez, mas seu amor nunca deve ser identificado ponto a ponto com qualquer amor criado que já conhecemos.

4. As imagens de Deus na Bíblia se regulam, incluindo imagens de seu amor.

Surge então uma questão urgente: como sabemos quais aspectos de cada quadro que Deus tira de si mesmos devemos aplicar a ele e quais não são? Como sabemos que não devemos inferir que seu amor pode fluir e refluir como o amor humano pode, mesmo que isso possa falhar? Isso pode parecer óbvio para nós, mas isso é apenas porque já aprendemos a ler a Bíblia corretamente. O que, quando paramos e pensamos sobre isso, é a razão que não inferimos isso?

A razão é que outras formas pelas quais Deus se descreve impedem-nos de fazê-lo – por exemplo, sua repetida auto-descrição como um Deus que guarda a aliança e faz juramentos solenes a seu povo. A Bíblia é um livro de auto interpretação: o que ela diz em uma parte nos mostra como devemos ler outra parte. Suas muitas imagens de Deus formam uma malha de imagens auto interpretadas. E isso inclui suas fotos de seu amor.

5. Nós rapidamente saltamos para as conclusões erradas sobre o amor de Deus.

Frequentemente estamos menos alertas às maneiras pelas quais a linguagem do amor deve ser interpretada à luz das outras descrições de Deus sobre si mesmo. Isso fica muito claro quando alguém diz algo como: “Se eu fosse um Deus de amor, então eu …” O raciocínio a seguir é geralmente desvinculado do retrato mais amplo de Deus sobre si mesmo nas Escrituras. Quando fazemos isso, Deus se torna, com efeito, apenas uma projeção maciça de nós mesmos, uma sombra projetada em uma tela atrás de nós, com todas as nossas características ampliadas e exageradas. Considerando que pode ser imediatamente óbvio para nós que Deus não vai decidir parar de nos amar, por alguma razão é menos óbvio que o amor dele é diferente do nosso amor de outras formas, como ser auto-suficiente, soberano, imutável, tudo Conhecedor, justo e sem paixão (sim, corretamente entendido).

6. O amor de Deus deve ser “lido” dentro do restante do que as Escrituras ensinam sobre seus atributos divinos.

Nós não somos livres para pegar a bola de “Deus é amor” e correr com ela aonde quisermos. A declaração deve permanecer amarrada dentro de seu contexto imediato em 1 João 4 , dentro do contexto mais amplo dos escritos de João, e dentro do contexto final da inteira auto-descrição de Deus nas Escrituras. O contexto local imediatamente nos lembra (no verso 10) da conexão entre amor e propiciação, que requer que entendamos o amor de Deus ao lado de sua justiça e ira. O contexto final da Escritura trará ao lado de seu amor todos os outros atributos de Deus. Juntos, eles formarão uma malha de significado autorregulável.

7. O amor de Deus deve ser “lido” especialmente dentro do que a Escritura ensina sobre sua vida trina.

Além disso, o contexto mais amplo nos escritos de João conectará repetidamente o amor de Deus à sua vida trina. João se deleita em escrever sobre o amor do Pai pelo Filho e o amor do Filho pelo Pai. Ele até registra o Senhor Jesus dizendo que o Pai o ama porque ele dá a vida ( João 10:17 ). O amor não é único por ser um atributo trinitário: todos os atributos de Deus são os atributos do único Deus que é três pessoas, mas nunca devemos perder o caráter trinitário do amor de Deus.

8. Ler o amor de Deus em seu contexto mais amplo nos impede de errar.

O amor é talvez o atributo mais óbvio para consideração de uma perspectiva trinitária, mas observamos mais prontamente isso do que apreender as conseqüências teológicas dele. Que diferença fará se, por exemplo, lembrarmos que o amor de Deus está enraizado no amor do Pai por seu Filho e sua resultante vontade de ver o Filho honrado ( João 5: 22–23 ). Então, não deduziremos de “Deus é amor” que ele facilmente ignora o pecado, porque entenderemos que o pecado que desonra a Cristo é em si uma ofensa contra o próprio coração do amor de Deus. Do amor de Deus por seu Filho seguirá sua ira contra os pecadores. É somente quando lemos o amor de Deus desta forma que seremos impedidos de chegar a conclusões falsas, tornando nossas mentes naturais o contexto em que as interpretamos.

9. Compreender as diferentes maneiras do amor de Deus nos ajuda a ver sua imensurável magnitude .

A consideração do amor de Deus em seus próprios contextos bíblicos não é um exercício de abstração de interesse apenas para os teólogos sistemáticos obscurantistas. Pode ser mais fácil apenas pensar “Deus é amor” e preencher essa afirmação com o que nossas mentes humanas sugerirem. Certamente, requer menos esforço mental apenas para deixar nossa própria mente gerar nossa teologia, em vez de submetê-la ao estudo disciplinado da auto-revelação de Deus nas Escrituras.

Mas no final do dia um deus que é pouco mais que uma projeção de minha mente nunca pode me satisfazer. Adorar esse deus seria como estar trancado em uma sala só comigo como companhia, uma espécie de confinamento solitário teológico, um solipsismo narcisista terrível e, finalmente, uma forma de idolatria de auto-adoração, de certa forma, ao próprio inferno. Não há satisfação neste caminho, apenas amargo desapontamento. É a meditação sobre a auto-revelação autoritária de Deus em sua plenitude que trará descanso para nossas almas, o resto de encontrar nele aquele que excede infinitamente nossa própria finitude insignificante, alguém cuja delícia nunca pode ser esgotada.

10. O amor de Deus verdadeiramente percebido sempre tira de nós uma resposta de amor.

A contemplação do amor divino em sua plenitude bíblica nunca é algo que termina em si mesmo. Nosso descanso em Deus nunca encontra seu cumprimento em nós mesmos, mas sempre nos leva para fora de nós mesmos em direção a ele e aos outros. O amor de Deus deve ser vivido e aprendido. O amor de Deus por nós gera amor em nós por ele e pelos outros. A verdadeira Palavra de amor que temos na Bíblia, se a tivermos verdadeiramente, permanecerá em nós e não retornará vazia, pois, por milagres de graça, tornamos visíveis as reflexões do incomensurável amor de Deus aos outros em nossa vida. próprias vidas.

Receba Estudos Bíblicos Diretamente no Seu Email! É Grátis!

Estamos com o PROPÓSITO de escrever um artigo POR DIA sobre um livro da bíblia. 

SE INSCREVA E RECEBA PALAVRAS DE BENÇÃO!

 

Equipe Blog de Crente

O Blog de Crente surgiu de duas necessidades: Ampliar o alcance do evangelho de Jesus Cristo e ser uma opção de estudos bíblicos e qualidade e enriquecedores.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *